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Tópicos em Logística Empresarial

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Apresentação em tema: "Tópicos em Logística Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos em Logística Empresarial
Prof. Dr. Rogério Monteiro Universidade São Judas Tadeu Pós Graduação em Engenharia de Produção

2 Logística Empresarial
Introdução Antigamente, os produtos eram consumidos nos locais de produção devido à dificuldade de transportá-los Determinados produtos eram oferecidos em apenas alguns períodos do ano Esses fatores forçaram as pessoas a viverem perto das fontes de produção. Regiões da África e Ásia ainda hoje sofrem esse tipo de dificuldade Esse quadro ocorre por falta de sistemas logísticos bem desenvolvidos e baratos que possam encorajar a troca de mercadorias

3 Exemplo

4 Panorama Atual Com a melhoria dos Sistemas Logísticos, o consumo e a produção começaram a separar-se geograficamente As regiões se especializaram O Transporte do excesso de produção passou a ser feito de maneira econômica A Vantagem Comparativa entre regiões explica o alto nível de comércio internacional As atividades logísticas fornecem a ponte entre o local de produção e os mercados que estão separados pelo tempo e pela distância

5 Definições de Logística
É um campo de estudos relativamente novo, quando comparada com Produção, Finanças, Marketing. O conceito de gerenciamento coordenado das atividades logísticas contribui na adição de valor aos produtos ou aos serviços. Definição 1: O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de materiais, pessoal e instalações. Definição 2: Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (Council of Logistics Management).

6 Missão da Logística Dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.

7 Cadeia de Suprimentos As atividades logísticas são repetidas inúmeras vezes ao longo do canal de suprimentos, durante a conversão de matérias primas em produtos acabados. As atividades logísticas também ocorrem quando os produtos são reciclados e voltam ao canal logístico. Geralmente, uma empresa não está habilitada a controlar seu fluxo de produto inteiro no canal, limitando-se ao suprimento físico imediato e aos canais de distribuição.

8 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Supply Chain Management (SCM) é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e alcançando os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente Fornecedor Manufatura Distribuidor Varejista Tempo Fluxo de Informações Consumidor Fluxo de Materiais Fluxo de Dinheiro

9 Canais Logísticos Canal de Suprimento Físico: Representa a diferença de tempo e espaço entre as fontes de material imediato de uma empresa e seus pontos de processamento Canal de Distribuição: refere-se à lacuna de tempo e espaço entre os pontos de processamento da empresa e seus clientes Canal Logístico Reverso: Refere-se à recuperação, reciclagem ou descarte de um produto. O canal reverso deve estar dentro do propósito do planejamento e do controle logístico.

10 Possíveis Atividade em uma Cadeia de Suprimentos Imediatos da Empresa
Logística Empresarial Suprimento Físico (administração de materiais) Distribuição Física Fontes de Suprimentos Plantas/ Operações Clientes Transportes Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos Aquisição Embalagem Protetora Armazenagem Manuseio de Materiais Manutenção de Informações Transportes Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos Programação de produto Embalagem Protetora Armazenagem Manuseio de Materiais Manutenção de Informações

11 Atividades-Chaves em Logística
1. Padrões de serviço ao Cliente Cooperar com o Marketing para: Determinar as necessidades e os desejos de clientes para serviços logísticos Determinar a reação dos clientes aos serviços Estabelecer o nível de serviços a clientes 2. Transportes Seleção do modal e do serviço de transportes Consolidação de fretes Roteiro do transporte Programação de veículos Seleção de equipamentos Processamento de reclamações Auditoria de tarifas Atividades Chaves representam o círculo crítico de serviço ao cliente Contribuem majoritariamente com o custo logístico total São essenciais à coordenação eficaz e à conclusão das tarefas logísticas Transporte: É afetado por greves ou recusa de caminhoneiros em transportar determinadas cargas devido taxas de frete Adiciona valor de lugar ao produto e serviço

12 Atividades-Chaves em Logística
3. Administração de Estoques Políticas de estocagem de matérias primas e produtos acabados Previsão de vendas a curto prazo Combinação de produtos em pontos de estocagem Numero, tamanho e local dos pontos de estocagem Estratégias Just-in-Time, de empurrar e de puxar 4. Fluxo de informações e processamento de pedidos Procedimentos de interface dos estoques com pedidos de venda Métodos de transmissão de informações de pedido Regras de pedidos Estoque é essencial à gestão logística pois é impossível fornecer produção instantânea. Ele funciona como um pulmão entre a oferta e demanda Estoque: Adiciona valor de tempo ao produto e serviço Apesar do Processamento de pedidos possuir um custo menor que os de transporte ou estoque, influencia no tempo total para que um cliente receba mercadorias ou serviços. É a atividade que aciona a movimentação de produtos e a entrega de serviços

13 Atividades de Suporte 1) Armazenagem 4) Embalagem protetora
Determinação do espaço Disposição do estoque e desenho das docas Configuração do armazém Localização do estoque 2) Manuseio de materiais Seleção de equipamentos Políticas de reposição de equipamentos Procedimentos de coleta e pedidos Alocação e recuperação de materiais 3) Compras Seleção de fontes de suprimento O momento de compra Quantidades de compra 4) Embalagem protetora Projeto para manuseio Projeto para estocagem Proteção contra perdas e danos 5) Cooperar com a produção/operações para Especificar quantidades agregadas Seqüência e tempo do volume de produção 6) Manutenção de informação Coleta, arquivamento e manipulação de informações Análise de dados Procedimentos de controle Nem todas as empresas possuem todas as atividades de suporte Automóveis ou commodities (carvão, ferro) não necessitam de embalagem Compras e programação relacionam-se mais com a produção do que com a logística. Podem afetar o esforço logístico, a eficiência do transporte e do gerenciamento de estoque Manutenção de informações apóia todas as atividades logísticas. Fornece a informação necessárias para o planejamento e controle

14 Planejamento da produção do relógio K36
MRP: Materials Requirements Planning (Planejamento das Necessidades de Material) Planejamento da produção do relógio K36 a) Formulário Inicial do MRP Semanas 1 2 3 4 5 6 7 8 Necessidade Bruta Projetada do Relógio 100 150 120 90 110 Recebimentos Programados Quantidade em mãos Liberações da produção planejada b) Formulário do MRP completado 350 Quantidade em mãos 300 30 230 130 40 280 160 Quantidade mínima da rodada de produção: 350 unidades Tempo da rodada de produção: 2 semanas Estoque em mãos: 400 unidades Recebimentos programados: 0

15 Expansão do Suprimento e da Distribuição
Fatores que propiciam o aumento da Logística Global Economia mundialmente integrada Produtos voltados para o mercado mundial Produção onde existir baixo custo de matéria prima ou mão de obra Arranjos políticos promovem negócios internacionais (Comunidade Européia, NAFTA). Busca de compensações (trade-off) para se elevar os lucros

16 Logística na Empresa Tradicionalmente, as atividades empresariais se reúnem em torno das funções Produção e Marketing. O Marketing ocupa-se em colocar seus produtos ou serviços em canais de distribuição convenientes de forma a facilitar o processo de troca. Gestão de Produção / Operações é responsável pela produção e entrega de produtos físicos e serviços. Tem por objetivo produzir ao mais baixo custo unitário. A preocupação de maximizar receitas e minimizar custos, tanto em Marketing quanto em Produção, podem levar a baixos níveis de serviços ao cliente e a custos logísticos totais mais altos do que necessário.

17 Logística na Empresa A logística Empresarial representa uma redefinição das atividades de movimentar - estocar que historicamente tem estado sob o controle do Marketing e/ou Produção. As atividades de interface não devem ser gerenciadas por áreas individuais (Marketing ou Produção) sob o risco de incorrer em baixos desempenhos, sem observar metas mais abrangentes.

18 Interface da Logística com o Marketing e a Produção
Logística na Empresa Interface da Logística com o Marketing e a Produção LOGÍSTICA Atividades: Transportes Estoques Processamento de pedidos Manuseio de materiais Atividades de Interface: Programação da produção Localização da planta Compras Padrões de serviços ao cliente Precificação Embalagem Localização do varejo MARKETING Promoção Pesquisa de mercado Mix de produto Gerenciamento da equipe de vendas PRODUÇÃO Controle da qualidade Manutenção de equipamentos Mensuração do trabalho Produção - Interface com a Logística Marketing - Interface com a Logística

19 Considerações Finais Logística é a criação de valor (para clientes e fornecedores) e para acionistas de empresas Valor em logística é expresso em termos de tempo e lugar “Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam sob a posse do cliente quando (tempo) e onde (lugar) eles desejam consumi-los” O valor é adicionado quando o cliente estiver disposto a pagar mais por um produto ou serviço do que o simples custo de sua obtenção

20 Exercício Suponha que uma confecção de camisas masculinas possa produzir camisas em sua unidade de Houston, Texas, por US$ 8 cada (incluindo o custo de matéria-prima). Chicago é o principal mercado com camisas por ano. A camisa custa US$ 15 em Houston (preço de venda). As despesas de estocagem e transporte de Houston para Chicago somam US$ 110 por tonelada. Cada camisa embalada pesa 0,5 kg. Como alternativa, a empresa pode ter as camisas produzidas em Taiwan por US$ 4 cada (incluindo o custo da matéria-prima). A matéria-prima, pesando cerca de 0,5 kg por camisa, deve ser embarcada de Houston para Taiwan ao custo de US$ 44 por ton. Quando as camisas estão prontas, elas devem ser embarcadas diretamente para Chicago a um custo de transporte e estocagem de US$ 132 por ton. O imposto de importação de US$ 0,50 por camisa é adicionado. Do ponto de vista do custo da logística da produção, essas camisas deveriam ser produzidas em Taiwan? Quais condições adicionais, além das econômicas, podem ser feitas antes de tomar a decisão final? Taiwan Chicago Mercado: camisas/ano Houston Camisas Matéria-Prima EUA Custo de Produção: US$ 4,00 / camisa Peso Matéria-Prima  0,5 kg / camisa Custo de Embarque Matéria-Prima = US$ 44/ton (HoustonTaiwan) Custo Embarque camisa (Taiwan Chicago): Estoque + Transporte = US$ 132 / ton Imposto Importação = US$ 0,50 / camisa Custo de Produção = US$ 8,00 / camisa (inclui matéria-prima) Preço de venda da camisa em Houston = US$ 15,00 Despesas: Estoque + Transporte = US$ 110 / ton 1 camisa embalada pesa 0,5 kg


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