A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1) Observe o modelo e substitua o verbo da oração subordinada substantiva por um substantivo: Os cidadãos querem que o governador os apóie. Os cidadãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1) Observe o modelo e substitua o verbo da oração subordinada substantiva por um substantivo: Os cidadãos querem que o governador os apóie. Os cidadãos."— Transcrição da apresentação:

1

2 1) Observe o modelo e substitua o verbo da oração subordinada substantiva por um substantivo: Os cidadãos querem que o governador os apóie. Os cidadãos querem o apoio do governador. b) Pediram que o professor os auxilie. c) Anunciaram que o presidente chegaria. d) Informaram que o avião partiria. e) É importante que eles se unam. f) Procure evitar que eles se desentendam. g) É necessário que todos participem.

3 2) Faça o inverso, transformando o substantivo na oração subordinada substantiva correspondente: a) Espero sua colaboração. Espero que você colabore. b) Precisamos de sua ajuda. c) Pediram a minha demissão. d) É necessária a intervenção do governo. e) Verifiquei a existência de moléstias.

4 3) Transforme o sujeito em oração subordinada substantiva subjetiva. a) a)É preciso a sua cooperação. É preciso que você coopere. b) É indispensável a sua participação. c) c)Importa o seu progresso. d) d)É suficiente a sua explicação. e) e)É necessária a nossa participação. f) f)Convém o nosso esclarecimento.

5 4) Complete livremente os períodos com orações subordinadas substantivas subjetivas: a) a)Convém que... b) b)Sabe-se que... c) c)É necessário que... d) d)Importa que... e) e)Parece que... f) f)É bom que... g) g)Era importante que...

6 5) Observe o modelo e faça o mesmo: a) a)Pediu que se retirassem. Pediu o quê ? Que se retirassem. b) Disse que eu voltaria logo. c) Começou a sentir que alguma coisa o agitava. d) Percebeu que entre eles havia alguma dissonância. e) Pensei que seríamos vitoriosos. f) Perguntei-lhe se sabia do ocorrido. g) Não sei quando voltarão. Or. principal Subord. subst. objetiva direta

7 6) Complete livremente o período com uma oração subordinada substantiva objetiva direta: a) Não queremos / que... b) Receio / que... c) Perguntaram / se... d) Imaginou / que... e) Você sabe / se...

8 7) Identifique as orações subordinadas substantivas subjetivas e objetivas diretas: a) É necessário que se respeite a lei. b) Percebeu que já era tarde c) É impossível que ele faça tal asneira. d) Convém que saibas da verdade. e) Veja que horas são.

9 8) Transforme o objeto direto em oração subordinada substantiva objetiva direta: a) Solicitaram o meu comparecimento. Solicitaram que eu comparecesse. b) Pediram a minha assinatura. c) Impediram a sua entrada. d) Conseguiram a classificação do time. e) Queriam a nossa volta.

10 9) Observe o modelo e faça o mesmo: a) a)Ele se lembra de que eram seis. Ele se lembra de quê? De que eram seis. Oração principal Or. subord. subst. objetiva indireta. b) Não se esqueça de que tem um horário rígido. c) Tudo depende de que estejas bem preparado. d) Insistiu em que não fôssemos à festa. e) Gosto de que tenham uma boa orientação.

11 10) Complete o período com uma subordinada objetiva indireta: a) a)Recordo-se de / que... b) b)Duvido de / que... c) c)Preciso de / que... d) d)Convenceu-se de / que... e) e)O professor não se opõem a / que... f) f)Necessito de / que...

12 11) Diga se oração em destaque é completiva nominal ou objetiva indireta: a) a)Lembre-se de que você precisa vencer. b) b)Faço votos de que sua vida seja feliz. c) c)Tenho pressentimento de que ela passará no vestibular. d) d)Sou favorável a que venhas. e) e)Recebi a confirmação de que tudo vai bem. f) f)Duvido de que haja um melhor. g) g)O bom resultado depende de que tenhas atenção.

13 h) Temos necessidade de que nos ajude. i) Estou receoso de que não chegues a tempo. j) Tenho consciência de que agi bem. l) Este trecho é digno de que o leias novamente. m) A excursão depende de que não chova.

14 12. Diga se a oração em destaque é completiva nominal ou objetiva indireta : 1. 1.Lembre-se de que você precisa vencer Faço votos de que sua vida seja feliz Tenho pressentimento de que ela passará no vestibular Sou favorável a que venhas Recebi a confirmação de que tudo vai bem.

15 6. Duvido de que haja um melhor. 7. O bom resultado depende de que tenhas atenção. 8. Temos necessidade de que nos ajude. 9. Estou receoso de que não chegues a tempo. 10. Tenho consciência de que agi bem. 11. Este trecho é digno de que o leias novamente. 12. A excursão depende de que não chova.

16 13. No caderno, complete o período com uma subordinada completiva nominal: 1. Comunico-lhe a noticia de / que Tenho certeza de / que Estou convencido de / que Sou favorável a / que É interessante a idéia de / que Não havia necessidade de / que Ficamos na dependência de /que...

17 14. No caderno, completo o período com uma subordinada substantiva predicativa: 1. Meu receio é que Nossa esperança é que Sua resposta foi que O grande mal é que..

18 15. Identifique somente as orações predicativas: 1. É preciso que todos tenham responsabilidade. 2. Acredito que já é tarde. 3. Lembro-se de que era inteligente e alegre. 4. A verdade é que nada disso existiu. 5. Minha opinião era que ele deveria atacar pela esquerda. 6. Supões-se que ele será o nosso chefe.

19 16. No caderno, separe a oração principal da subordinada por meio de dois pontos e identifique a subordinada apositiva: 1. Cristo nos deu o grande mandamento que nos amemos uns aos outros O orador exclamava isto O Brasil já está saindo do subdesenvolvimento. 3. Em casa dizia sempre a mesma coisa que a vida andava difícil. 4. Imponho-lhe uma condição que seja correto. 5. O diretor deu uma ordem que todos trabalhassem em silêncio.

20 17. No caderno, complete o período com uma subordinada substantiva apositiva:: 1. Só quero uma coisa: 2. Fiz uma promessa; 3. Dei minha impressão: 4. Peço-lhes apenas isto: Podemos suprimir a conjunção que na subordinada apositiva: 5. Meu medo é este: não cheguem a tempo. 6. Deixou um aviso: 7. Chamou a atenção sobre um pormenor:

21 18. Diga de que tipo é a oração subordinada substantiva grifada: Convém que sibas a verdades. 2. Peço que sejas responsável. 3. Convenceram-no de que deveria voltar. 4. Minha maior alegria é que você tenha sucesso. 5. Seja agradecido a quem lhe aponta o caminho. 6. Peço-lhes um favor: não façam barulho. 7. Lembre-se de que ninguém é perfeito.

22 8. Há suspeita de que tenha fraturado a perna. 9. Meu parecer é que não devemos perder tempo. 10. Disse que dormia pouco. 11. Só lhe imponho uma condição: que respeite o horário. 12. Já me convenci de que a mentira não compensa. 13. É provável que o meu time seja campeão.

23 19. Diga que orações são completivas nominais e quais são objetivas indiretas: Estou certo de que o baile via agradar. 2. Não gosto de que me amolem. 3. Eu me oponho a que ele seja reeleito. 4. Temos esperança de que o mundo melhore. 5. Temos a impressão de que a Terra é imóvel. 6. Lembrem-se de que a razão ilumina os nossos atos.

24 20. Substitua a oração subordinada adjetiva pelo adjetivo correspondente: 1. O homem [que trabalha] aprende. 2. O aluno [que se esforça] aprende. 3. Visitamos uma praia [que atrai] pelo sossego e beleza. 4. Trata-se de uma leitura [que instrui]. 5. É uma peça [que diverte] do começo ao fim. 6. O time [que vencer] receberá um troféu. 7. Esta é uma água [que se pode beber.] 8. Sou uma nuvem [que passa.] 9. O time [que perde] fica desclassificado.

25 21. Substitua o adjetivo pela oração subordinada adjetiva correspondente : 1. Este é um caso [insolúvel]. 2. Costuma receber a todos com um sorriso [acolhedor]. 3. É uma moça [encantadora.] 4. O aluno [estudioso] aprende. 5. Foi um passeio [agradável]. 6. É um rio [piscoso]. 7. Compramos uma terra [inaceitável]. 8. Recebemos uma proposta [inaceitável.] 9. Assistimos a uma cena [inacreditável.]

26 22. Identifique o pronome relativo e a subordinada adjetiva. Observe o modelo: Não veja nada senão a névoa que toca o vento. (M. Bandeira). 2. Há homens que não merecem confiança. 3. Deixei-o na sua tristeza, que parecia incurável.(João Ribeiro). 4. Admirava as estrelas que bordavam o véu da noite. 5. Saíram todos quantos assistiram ao jogo. 6. Aos pais devemos tudo quanto de bom há em nós.

27 7. Aos pais devemos tudo quanto de bom há em nós. 8. Houve um momento em que olhei sua cara banal. (Rubem Braga). 9. Agora apresentaremos a pessoa a quem nos referimos. 10. Este é o documento de que lhe falei.

28 23. Verifique se as orações são adjetivas e substitua adequadamente o que por:o qual, a qual, os quais, as quais. 1. Há muitos olhos que têm aquela cor meio verde meio escura de caldo de cana. 2. Disse que preferia ficar na loja. Disse... (Não é possível a substituição. O que é conjunção subordinativa). 3. Há também um homem que lhe faz oposição. 4. Não há palavras que digam todas as belezas daquela terra. (A. Garrett). 5. Senti que, violentamente, me puxaram o braço.

29 6. Ela não compreendia a honra que eu lhe dava. (Dias de Costa) 7. Há uma sina a que o homem não pode fugir: o trabalho. (Coelho Neto). 8. Sabe que não o tomam a sério. (Xavier Marques). 10. O filme de que lhe falei é impróprio para menores. 11. Tomou providência logo que foi informado.

30 24. Observe, nos modelos abaixos, o emprego da preposição antes dos pronomes relativos: 1. O navio chegava ao porto. Nele vinham meus parentes. O navio [em que vinham meus parentes] chegava ao porto. 2. Consegui o emprego. Eu precisava muito dele. Consegui o emprego [de que (do qual) eu muito precisa.] 3. Nossos professores, [a quem (aos quais) devemos gratidão,] Nossos professores, [a quem (aos quais) devemos gratidão.] são atenciosos. 4. Fiz amizade com o cantor. Eu simpatizo com ele. Fiz amizade com o cantor, [com quem (com o qual) eu simpatizo.]

31 5. Este é o artista. Eu lhe falei dele. Este é o artista [de quem (do qual) eu lhe falei.] 6. Este é o livro. Sou amigo do autor. Este é o livro [de cujo autor sou amigo.] Agora, faça o mesmo (no caderno): 7. Era um sujeito engraçado. Os colegas deram-lhes o nome de Risadinha. 8. Os navios aportavam nas Américas. Neles vinham os escravos.

32 9. Já tirou os documentos. Precisava deles para viajar. 10. Estes são os jornalistas. Concordo com eles. 11. Esta é a garota. Gosto dela. 12. Conheço o artista. Dele recebi um autógrafo. 13. Escreverei ao diretor. A ele exporei o caso. 14. Este é o filme. Eu me lembro do enredo dele. 15. A música é uma sinfonia de Tchaikovski. Eu gosto dela.

33 25. Uma os dois períodos simples em um único período composto, substituindo a palavra ou expressão em destaque por um pronome relativo (precedido ou não de preposição): 1. Tenho uma casa alugada. A casa vai vagar. Tenho uma casa alugada que vai vagar. 2. Deu-se uma incidente. O incidente complicou a situação da moça. 3. Os olhos não puderam conter as lágrimas. As lágrimas vieram aos borbotões. 4. Há corações hotéis. Neles todo mundo entra. 5. Foi atacado por um mal. Os médicos desconheciam esse mal.

34 6. Nessa casa estava um moço alto. Dele te falarei depois. 7. Eu vinha do quartel. No quartel fui visitar meu primo. 8. É uma rua muito comprida. A rua vai desembocar num largo. 9. Gostei muito da moça. Dancei com ela no baile. 10. Este é meu amigo. A ele devo muitos favores.

35 26. Responda por extenso, incluindo na sua resposta uma oração subordinada adjetiva e assinalando-a : 1. Qual é o livro de que você mais gosta? O livro de que mais gosto é Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2. Qual foi a filme de que você mais gostou? 3. Qual é a pessoa em quem você mais confia? 4. Como é a casa onde Paulo mora? 5. Como era o hotel em que você se hospedou? 6. Onde nasce o rio no qual pescamos nas férias?

36 7. De que marca era o carro que você saiu? 8. Onde trabalha a pessoa com quem você conversou? 9. Qual é o meio pelo qual combatemos as doenças? 10. Como é a vida na cidade em que você mora? 11. O remédio a que ele se referiu possui contra- indicação?

37 27. Identifique as orações subordinadas adjetivas restritivas e as explicativas: 1. Os alunos que chegarem atrasados serão advertidos. 2. A vida, que é curta, deve ser bem aproveitada. 3. A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida. 4. Quero somente as fotos que saírem perfeitas. 5. Pedra que rola fica lisa. 6. O carro que bateu vinha a mais de oitenta. 7. O Amazonas, que é o maior rio do mundo em volume de água, nasce nos Andes. 8. O cavalo que ganhou o grande prêmio Brasil chama-se Sun Set.

38 28. Reescreve o período composto substituindo a conjunção temporal quando por: logo que, assim que, apenas, mal. O lavrador volta a casa quando o sol se põe.

39 29. Substituta a conjunção conformativa conforme pelas equivalentes: como, segundo, consoante: Conforme os jornais anunciaram, o jogo foi tumultuado.

40 30. Substitua a conjunção subordinativa causal porque pelas equivalentes: visto que, uma vez que, já que. Não comprou o presente porque o dinheiro era escasso.

41 31. Identifique a oração subordinada e classifique-a: 1. O detetive foi tão esperto quanto o malandro. 2. Mentiram para mim, como pude constatar. 3. Assistiu ao filme a fim de que pudesse ver a cena do assalto.

42 32. Observe o modelo e complete livremente o período com a subordinada pedida: a) final – Os jovens estudam para que vençam na vida. b) temporal – A torcida se retirou... c) comparativa – O rio Amazonas é mais volumoso... d) causal – Chegou atrasado porque... e) conformativa – Executaram o trabalho...

43 33. Complete livremente o período com a oração principal, observando que ela pode vir no começo ou no fim dele: a) (quando a chuva começou a cair) b) (logo que recebermos o telefonema) c) (como já fosse tarde) d) (porque estava muito fatigado) e) (a fim de ficar rico) f) (segundo me informaram) g) (do que o seu)

44 34. Classifique as orações subordinadas abaixo: a) Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã. b) Os outros nos tratam conforme os tratamos. c) Só valorizamos certas coisas quando as perdemos. d) O silencio pode comunicar tanto quanto a palavra. e) Não conseguiu emprego porque não terminou o curso. Agora, substitua as subordinadas a) e b) anteriores por outras do mesmo tipo, de modo que o período continue com sentido

45 35. Dê o que se pede: 1. Todos colhem conforme semeiam. (conjunção que introduz a subordinada conformativa) 2. Quando o juiz marcou o pênalti, houve um sururu. (a oração assinalada é subordinada adverbial...) 3. Mal nascemos, começamos a sofrer. (conjunção que introduz a subordinada) 4. Foi preso porque roubou. (a oração assinalada é subordinada adverbial...) 5. É mais veloz que o vento. (conjunção que introduz a subordinada comparativa) 6. Muitos prosperaram porque se esforçaram. (conjunção que introduz a oração subordinada adverbial causal)

46 6. Muitos prosperaram porque se esforçaram. (conjunção que introduz a oração subordinada adverbial causal 7. Foi reprovado, visto que não dominava o assunto. (conjunção que liga a oração subordinada causal à principal) 8. Fiz conforme me pediram. (a oração assinalada é subordinada adverbial...) 9. O trem já havia partido quando cheguei. (conjunção que introduz a subordinada adverbial temporal) 10. Como saiu cedo, não tive oportunidade de transmitir- lhe o recado (conjunção que introduz a subordinada adverbial causal)

47 11. A vida é mais tranqüila no campo de o que na cidade. (a subordinada assinalada é adverbial...) 12. Lutamos para conquistar uma posição honrada. (a subordinada assinalada é adverbial...) 13. Sobreveio um grande temporal enquanto dormíamos. (conjunção que introduz a subordinada adverbial temporal)

48 36. Invente um período comporto em que apareça uma oração subordinada comparativa a outro com uma temporal.:

49 37. Complete o período com a oração subordinada adverbial que se pede: 1. Condicional: Ganharemos o jogo Concessiva: conseguiu ser aprovado Proporcional: A torcida ia ficando cada vez mais nervosa Consecutiva: Ganhou tanto dinheiro na loteria...

50 38. Observe o exemplo e, no caderno, separe as orações e classifique as subordinadas adverbiais: 1. Quando o vi, / cumprimentei-o. temporal 2. Não saiu porque já era tarde. 3. Estudou a fim de que eu pudesse passar no concurso. 4. Se fosse honesto, não estaria intranqüilo.

51 40. Classifique as orações subordinadas adverbiais em destaque: 1. 1.Embora fosse bonita, era arrogante. 2. Tanto vai o vaso à fonte que um dia se rompe. 3. À proporção que lemos, vamos adquirindo mais cultura. 4. Os deveres tornaram-se agradáveis se os cumprimos com boa vontade.

52 41. Os períodos abaixo são composto por coordenação (mediante conjunções adversativas). Transforme-os em períodos compostos por subordinação, através de conjunções concessivas (embora, ainda que, se bem que): 1. 1.Tomou remédios, mas não sarou. Embora tomasse remédios, não sarou. 2. Tinha a carteirinha, mas era falsificada. 3. Tinha pouco idade, mas já sabia ler. 4. Fazia sucesso, mas não se sentia feliz.

53 41. Classifique as orações subordinadas assinaladas: 1. 1.Habituai-vos a obedecer, para aprender a mandar. (Rui Barbosa). 2. Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. (D. Pedro II) 3. Não conheço missão mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis. (D. Pedro II) 4. Os olhos nunca enganam; nem mesmo quando pretendem enganar. 5. Quando a cobiça agarra o humano coração, só morto o deixa. (Araújo Porto Alegre)

54 6. A noticia era tão exagerada que ninguém acreditou. 7. Embora todos continuem afirmando, ela nega o fato. 8. À medida que vivemos, mudamos a visão que temos do mundo. 9. Vivia tenso porque não tinha confiança nos colegas.

55

56

57

58

59

60


Carregar ppt "1) Observe o modelo e substitua o verbo da oração subordinada substantiva por um substantivo: Os cidadãos querem que o governador os apóie. Os cidadãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google