A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO MARKETING ESTRATÉGICO José Manuel de Sacadura Rocha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO MARKETING ESTRATÉGICO José Manuel de Sacadura Rocha"— Transcrição da apresentação:

1

2 AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO MARKETING ESTRATÉGICO José Manuel de Sacadura Rocha

3 Marketing Estratégico Philip Kotler – Composto de Mkt:...o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo. Adaptar isto aos negócios da empresa e incorporar na realização de sua missão é a tarefa do MKT Estratégico, ou seja, o MKT deve ser usado como ferramenta estratégica dos negócios.

4 Composto de Mkt Tradicional Os 4 Ps Neil Borden; Jerome McCarthy; Philip Kotler

5 Atividades do Composto Mkt Produto Diferentes tipos de Design Características Diferenciais com a concorrência MarcaEspecificações Política de Garantia Embalagem PreçoFinanciamentos Condições de Pagamento Prazo médio Número de Prestações DescontosCrediário PromoçãoPropagandaPublicidade Relações Públicas (Pessoas) Trade Marketing (Merchadising) Promoções Praça (Ponto de Venda) Lojas Canais de distribuição LogísticaArmazenamentoDistribuição

6 Administração de Mkt Os 4 As de Raimar Richers Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: PolíticaSociedadeLegislaçãoTecnologiaConcorrência Adaptação É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços às necessidades levantadas na Fase de Análise Ativação É a fase de concretizar os planos Avaliação É a fase de análise dos esforços despendidos e das forças e fraquezas organizacionais

7 Aprimorando o Mkt Os 4Cs de Robert Lauterborn 4 Cs4 Ps Necessidades e Desejos do Consumidor Produtos Custo para satisfazer o Consumidor Preço Conveniência para comprarPraça ComunicaçãoPromoção

8 Segmentação de Mercado Objetiva Identificar o Público-Alvo Quanto melhor conhecer o cliente/consumidor maiores as chances de o fidelizar O Plano de Mkt envolve pesquisa sobre as preferências e necessidades do público- alvo (pesquisa primária e secundária) Preferências e necessidades podem ser tangíveis ou intangíveis Essas Informações formam um Sistema de Informações de Mkt - SIM

9 Modelo Mercadográfico Adotantes IniciaisPrimeiros seguidores RetardatáriosSeguidores Cautelosos Alta Renda Baixa Renda Otimistas Pessimistas Sem tempo Novidades p/Família Diversão Virtual Alta Tecnologia Necessidade Crescer Qualidade Vida Pessoal/Família Diversão Barata Tecnologia Acomodados Lazer zero Subsistência Não conhecem tecnologia Personalistas Negociadores Certa aversão à tecnologia Influenciados p/ mídia

10 Sistema de Informação de Mkt-SIM Macro Ambiente Externo Micro Ambiente Interno Micro Ambiente Externo Banco Dados Mkt Testes Produtos, Tecnologias, Infra-estruturas, Clientes e prospectados, Parceiros, Tendências, Concorrentes, Mercados, Fornecedores, Sociedade, Economia, Legislação Sociodemografia, Sociocultura, Político- legal, Econômico, Tecnologia, Natureza, Globalização Mercado, Intermediários, Fornecedores, Acionistas RH, Caixa, Produção, P&D, Distribuição, Administração INFORMAÇÕES TOMADA DECISÃO

11 Tipos de Pesquisa Primária: contato direto com clientes e consumidores -Experimentos,Grupos,Questionários Secundária: informações coletadas indiretamente - Bancos de dados disponíveis, Benchmarking

12 As 5 Forças Impactantes Nos Negócios – Michael Porter Competidores Entrantes Poder Compradores Produtos Concorrentes Poder Fornecedores -Fidelidade -Preço +Concorrência +Novas Tecnologias +Novos Produtos +Novos Pontos MARCA (Qualidade)! -Pode acabar com canais +Barganha +Troca fácil de fornecedor PERSONALIZAR INTERAÇÃO c/ SERVIÇOS! +Produtos alternativos +Mercados alternativos PERSONALIZAÇÃO E ALTERNATIVOS! -Integração C/F +Diferenciação +Novos canais -Escolher menos os clientes INTERATIVIDADE! +Diferenciação prod/serviços; +Promoções; -Preços; +Eficiência c/custos; +Qualidade


Carregar ppt "AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO MARKETING ESTRATÉGICO José Manuel de Sacadura Rocha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google