A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos

4 Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção O deslocamento do CPP para a direita indica crescimento para o país. Função do aumento da quantidade física de fatores de produção. Função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

5 Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção

6 Fatores que causam crescimento econômico: AUMENTO DE INVESTIMENTO: Produção maior, consumo menor e poupar mais, para que essa poupança esteja disponível para investimento. INOVAÇÃO: Aumentar a produção com a mesma quantidade de insumo. Inovações em tecnologia, em gestão e em marketing. MAIOR DIVISÃO DA MÃO-DE-OBRA: Especialização e a divisão do trabalho. AUMENTO DOS INSUMOS: Mais máquinas, mais trabalhadores e mais terra.

7 Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários Vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com o exterior (economia fechada) Agentes econômicos – Família (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras).

8 Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários Mercado de bens e serviços Mercado de fatores de produção Família Empresas Oferta Demanda Oferta Demanda Fluxo Real da Economia

9 Fluxo Monetário da Economia Famílias Remuneração dos fatores de produção Pagamento dos bens e serviços Empresas

10 Fluxos Circular de Renda Mercado de bens e serviços Mercado de fatores de produção Família Empresas Oferta Demanda Oferta Demanda O que e quanto produzir Para quem produzir Como produzir Oferta de bens e serviços Oferta de serviços dos fatores de produção Demanda de bens e serviços Demanda de serviços dos fatores de produção Fluxo Monetário Fluxo real (bens e serviços)

11 No mercado de bens e serviços – Forma os preços dos bens e serviços. No mercado de fatores de produção – São determinados os preços dos fatores de produção: Salários; Juros; Aluguéis; Lucros; Royalties; Etc.

12 Fluxo básico: Família e Empresas. Fluxo completo: Família, Empresa e Setor público. Setor público inclui o Setor externo, transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o mundo.

13 Definição: Bens de Capital: São aqueles utilizados na fabricação de outros bens (máquinas, equipamentos e instalações). Bens de Consumo: Destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Duráveis: Geladeiras, fogões e automóveis. Não-duráveis: Alimentos, produtos de limpeza. Bens Intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matéria-prima e componentes). INSUMO: Tudo que entra na composição do produto.

14 Fatores de produção São chamados de recursos de produção da economia, e são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia. Remuneração do fator de produção: Fator de ProduçãoTipo de remuneração Trabalho Salário Capital Juro Terra Aluguel Tecnologia Royalty Capacidade empresarial * Lucro Gerência dos proprietários

15 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento Economia, Física e Biologia Economia, Matemática e Estatística C = 2 r Economia e Política Economia e História Economia e Geografia Economia, Moral, Justiça e Filosofia

16 Divisão do estudo econômico Microeconomia ou Teoria de Formação de preços; Macroeconomia; Economia internacional; Desenvolvimento econômico.

17 F I M

18 Perguntas: 1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção? 2-O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação? 3-Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona. 4-Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção. 5-A Economia é uma ciência não-normativa. Explique.

19


Carregar ppt "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google