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Administração de Conflitos

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Apresentação em tema: "Administração de Conflitos"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Conflitos
José Manuel de Sacadura Rocha

2 Porque acontecem conflitos?
Os problemas estão acima da capacidade das pessoas os resolverem A energia das pessoas está canalizada para fatores de promoção pessoal A competitividade exigida pela empresa não foca o bem-estar das pessoas Os recursos são escassos e/ou são mal distribuídos Existem recompensas diferenciadas não compreendidas ou aceites pelas pessoas As pessoas não conseguem criar soluções para seus processos de trabalho Pessoas acreditam que o conflito é a melhor forma de se administrar e obter resultados

3 Abordagens de administração de conflitos
Abordagem estrutural: surge por falta de recursos, por diferenciação na destinação de recursos, por compartilhamento de mesmos recursos – investir no trabalho em equipe Abrodagem de processo: processo inadequado, inexistente ou conflitante – investir na reconfiguração de processo Abordagem mista: intervir integrando e desenvolvendo novos processos em equipe

4 Intervenção na Abordagem Estrutural
Homogenizar os grupos identificando objetivos comuns e procurando ver onde está o verdadeiro “inimigo” (externo ao grupo) Integrar as pessoas a grupos maiores ou fazer com que todas compreendam os objetivos de cada cargo Remunerar por objetivos alcançados pelo grupo e não só individualmente Se for inevitável separar os grupos de forma a não se tornarem tão interdependentes

5 Intervenção na Abordagem de Processo
Reunir as pessoas para reinventarem os processos de trabalho Treiná-las para desenvolverem soluções alternativas com criatividade e qualidade onde todos se beneficiam Procurar “integradores” que tendo tráfego fácil entre os vários públicos possa alavancar os processos de trabalho

6 Estilos de administração de conflitos
Estilo de Evitação: postura nem assertiva nem cooperativa – fuga! Estilo Acomodação: procura suavizar as coisas procurando a retomada da harmonia – “panos quentes”! Estilo Competitivo: conflitos são necessários e a máxima assertividade para resolver com seu próprio interesse – autoritarismo! Estilo de Compromisso: combina assertividade e cooperação, pois as partes estão querendo se compor – “bate e assopra”! Estilo de Colaboração: existe o propósito sincero de resolver o conflito – equipe!

7 Conseqüências dos estilos de conflito
Evitação: ninguém leva vantagem mas o conflito vai voltar! Acomodação: paz enganosa pois não atacou as causas ado conflito! Competição: funciona de forma a que uma única parte leve vantagem! Compromisso: é com o pacto onde no fundo ninguém está muito satisfeito! Colaboração: a melhor forma desde que tudo seja discutiso abertamente!

8 Efeitos gerais dos conflitos
Conflitos podem destruir a sinergia, mas podem gerar nova energia nos grupos Pode reforçar identidade entre grupos, mas pode destruir recursos existentes Pode ser uma forma de chamar a atenção para problemas existentes, mas pode fazer prevalecer o poder centralizado

9 Exercício Identifique um conflito existente em sua empresa/setor, defina a abordagem que seria melhor utilizar e qual o estilo atual com que o conflito está sendo trabalhado.


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