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Treinamento de Pessoas José Manuel de Sacadura Rocha

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Apresentação em tema: "Treinamento de Pessoas José Manuel de Sacadura Rocha"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de Pessoas José Manuel de Sacadura Rocha

2 Treinamento Preparar as pessoas para desempenharem com excelência as funções do cargo que ocupamPreparar as pessoas para desempenharem com excelência as funções do cargo que ocupam Processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através da qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos (Chiavenato)Processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através da qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos (Chiavenato)

3 Importância Desenvolver competências para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuírem melhor para os objetivos organizacionaisDesenvolver competências para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuírem melhor para os objetivos organizacionais Agrega valor tangível e intangível para as pessoas, organização e clientesAgrega valor tangível e intangível para as pessoas, organização e clientes Competências e habilidades agregadas se transformam em conhecimentos tácitos pessoaisCompetências e habilidades agregadas se transformam em conhecimentos tácitos pessoais

4 No atual estágio de competitividade globalizada os grandes diferenciais são as pessoas com suas habilidades e competências tácitasNo atual estágio de competitividade globalizada os grandes diferenciais são as pessoas com suas habilidades e competências tácitas Estas habilidades e competências extrapolam cargos e funções restritas e são melhores aproveitadas em ambientes multifuncionaisEstas habilidades e competências extrapolam cargos e funções restritas e são melhores aproveitadas em ambientes multifuncionais A sinergia, a liderança e competitividade depende da performance de seu Capital Intelectual (CI)A sinergia, a liderança e competitividade depende da performance de seu Capital Intelectual (CI)

5 Processos de Aprendizagem Treinamento: voltado para exercer funções e competências imediatas; ações de curto prazoTreinamento: voltado para exercer funções e competências imediatas; ações de curto prazo - Geralmente interno através de especialistas do RH - Geralmente interno através de especialistas do RH Desenvolvimento: voltado para exercer e aprimorar habilidades e competências futuras, para cargos e posições futuras (carreira)Desenvolvimento: voltado para exercer e aprimorar habilidades e competências futuras, para cargos e posições futuras (carreira) - Geralmente externo através de cursos e seminários de especialistas ad-hoc

6 As Mudanças pelo Treinamento Transmissão de Informações Desenvolvimento de Habilidades Desenvolvimento de Atitudes Desenvolvimento de Conceitos TREINAMENTOTREINAMENTO AUMENTAR CONHECIMENTO MELHORAR HABILIDADES DESENVOLVER/MUDAR COMPORTAMENTOS ELEVAR ABSTRAÇÃO Informar sobre empresa, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos, cultura e sobre os clientes Habilitar para a execução operacional e tarefas, manejo de equipamentos, máquinas, ferramentas Atitudes negativas para favoráveis, relações inter- pessoais com clientes internos e externos Desenvolver idéias e conceitos para as pessoas pensarem de forma ampla e global

7 Etapas do Processo de Treinamento DIAGNÓSTICO Necessidades de treinamento AVALIAÇÃO Avaliar os resultados de treinamento IMPLEMENTAÇÃO Aplicação do programa de treinamento DESENHO Qual o programa de treinamento

8 Atividades do Processo de Treinamento DIAGNÓSTICO -Objetivos da Empresa -Competências necessárias -Problemas de pessoal -Resultados de avaliação de desempenho DESENHO-Programa:. Quem treinar. Quem treinar. Como treinar. Como treinar. Em que treinar. Em que treinar. Onde treinar. Onde treinar. Quando treinar. Quando treinarIMPLEMENTAÇÃO -Aplicação do programa através de:. Gerente de linha. Gerente de linha. Assessoria de RH. Assessoria de RH. Por ambos. Por ambos. Por terceiros. Por terceirosAVALIAÇÃO -Monitorar o processo -Medição de resultados -Comparar situação atual com anterior -Análise de custo/benefício

9 Tipos de Treinamento em Organizações Americanas Tipo Habilidades gerenciais Habilidades supervisão Habilidades técnicas Habilidades comunicação Relações c/ clientes Desenvolvimento executivos Novos métodos trabalho Habilidades vendas Habilidades burocráticas Desenvolvimento pessoal Habilidades computadores Relações empregados Prevenção acidentes Educação consumidor Prevenção de erros % Freqüência 74,373,472,766,863,856,856,554,152,951,948,244,938,935,718,0


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