A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Søren Kierkegaard Grupo: Clarissa Ribeiro – 07 Daniel Pícoli - 10 Eduardo Lages – 11 Julia Cascaes – 16 Vitor França - 43.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Søren Kierkegaard Grupo: Clarissa Ribeiro – 07 Daniel Pícoli - 10 Eduardo Lages – 11 Julia Cascaes – 16 Vitor França - 43."— Transcrição da apresentação:

1 Søren Kierkegaard Grupo: Clarissa Ribeiro – 07 Daniel Pícoli - 10 Eduardo Lages – 11 Julia Cascaes – 16 Vitor França - 43

2 Biografia Søren Aabye Kierkegaard nasceu em 5 de maio de 1813 em Copenhague, Dinamarca. Søren Aabye Kierkegaard nasceu em 5 de maio de 1813 em Copenhague, Dinamarca. Foi um teólogo e um filósofo do século XIX, que é conhecido por ser o "pai" do existencialismo. Foi um teólogo e um filósofo do século XIX, que é conhecido por ser o "pai" do existencialismo. Muitas das suas obras lidam com problemas religiosos tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, e ética cristã e teologia. Por causa disto, a obra de Kierkegaard é, algumas vezes, caracterizada como Existencialismo Cristão. Muitas das suas obras lidam com problemas religiosos tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, e ética cristã e teologia. Por causa disto, a obra de Kierkegaard é, algumas vezes, caracterizada como Existencialismo Cristão. Sua obra é de difícil interpretação, uma vez que ele escreveu a maioria das suas obras sob vários pseudônimos, e muitas vezes esses pseudo-autores comentam os trabalhos de pseudo-autores anteriores. Sua obra é de difícil interpretação, uma vez que ele escreveu a maioria das suas obras sob vários pseudônimos, e muitas vezes esses pseudo-autores comentam os trabalhos de pseudo-autores anteriores. Trocou a Universidade de Copenhague, onde entrara em 1830 para estudar filosofia e teologia, pela vida boêmia. Trocou a Universidade de Copenhague, onde entrara em 1830 para estudar filosofia e teologia, pela vida boêmia.

3 Foi só em 1837, com a morte do pai e o relacionamento com Regina Oslen que sua vida mudou. A partir daí seus textos tornaram-se mais profundos e seu pensamento, mais religioso. Também em 1840 ele conclui o curso de teologia, e um ano depois apresentava "Sobre o Conceito de Ironia", sua tese de doutorado. Foi só em 1837, com a morte do pai e o relacionamento com Regina Oslen que sua vida mudou. A partir daí seus textos tornaram-se mais profundos e seu pensamento, mais religioso. Também em 1840 ele conclui o curso de teologia, e um ano depois apresentava "Sobre o Conceito de Ironia", sua tese de doutorado. Em vez de pastor e pai de família, Kierkegaard escolheu a solidão. Para ele, essa era a única maneira de vivenciar sua fé. Rompido o noivado, viajou, ainda em 1841, para a Alemanha. Em vez de pastor e pai de família, Kierkegaard escolheu a solidão. Para ele, essa era a única maneira de vivenciar sua fé. Rompido o noivado, viajou, ainda em 1841, para a Alemanha. Na Alemanha, foi aluno de Schelling e esboça alguns de seus textos mais importantes. Na Alemanha, foi aluno de Schelling e esboça alguns de seus textos mais importantes. Em outubro de 1855, Kierkegaard sofreu uma queda na rua e foi hospitalizado, com paralisia nas pernas. Recusando-se a receber assistência religiosa, faleceu quarenta dias depois no dia 11 de novembro de Em outubro de 1855, Kierkegaard sofreu uma queda na rua e foi hospitalizado, com paralisia nas pernas. Recusando-se a receber assistência religiosa, faleceu quarenta dias depois no dia 11 de novembro de 1855.

4 Principais Obras As Obras do Amor As Obras do Amor Diário de um Sedutor Diário de um Sedutor É preciso duvidar de tudo É preciso duvidar de tudo O conceito de ironia constantemente referido a Sócrates O conceito de ironia constantemente referido a Sócrates O Desespero Humano O Desespero Humano O Matrimônio O Matrimônio Temor e Tremor Temor e Tremor

5 Principais Frases "A maioria dos homens persegue o prazer com tanta impetuosidade que passa por ele sem vê-lo." "A maioria dos homens persegue o prazer com tanta impetuosidade que passa por ele sem vê-lo." "A inveja é admiração sem esperança." "A inveja é admiração sem esperança." "Sem pecado, nada de sexualidade, e sem sexualidade, nada de História". "Sem pecado, nada de sexualidade, e sem sexualidade, nada de História". "A vida nunca pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente." "A vida nunca pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

6 Conclusão Kierkegaard elabora seu pensamento a partir do exame concreto do homem religioso historicamente situado. Assim, a filosofia assume, a um só tempo, o caráter socrático do autoconhecimento e o esclarecimento reflexivo da posição do indivíduo diante da verdade cristã.


Carregar ppt "Søren Kierkegaard Grupo: Clarissa Ribeiro – 07 Daniel Pícoli - 10 Eduardo Lages – 11 Julia Cascaes – 16 Vitor França - 43."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google