A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacteriófagos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacteriófagos."— Transcrição da apresentação:

1 Bacteriófagos

2

3

4

5

6 Doenças causadas por vírus
Viroses Doenças causadas por vírus

7 Viroses sexualmente transmissíveis

8 Herpes genital Vírus HSV-1 E HSV-2
O HSV-1 pode ser transmitido por secreções orais Em grávidas poder causar abortos Lesões vaginais bolhosas e doloridas que acometem a uretra e ânus na mulher

9 Vírus da Herpes

10 No homem as lesões acometem o pênis e uretra.
As lesões formam crostas e curam sem deixar cicatrizes

11

12 Hepatite tipo B Infecção do fígado e sangue Transmissão vertical
É caracterizada por fraqueza, náuseas, vômito, desconforto abdominal, febre e icterícia Em alguns pacientes o vírus persiste no organismo por alguns anos

13 Vírus da Hepatite B

14

15 HPV Vírus que infecta células da pele e das mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero, e pênis Alguns subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos São encontrados na maioria das verrugas genitais e papilomas laríngeos Os vírus de alto risco estão associados a lesões pré-cancerígenas.

16

17 Viroses transmitidas pelo ar (perdigotos)

18 Resfriado comum Infecção simples do trato respiratório superior, durando de poucos dias a poucas semanas Ocorre a destruição do revestimento interno das vias respiratórias Bactérias oportunistas produzem muco (catarro) purulento que pode ser expelido pelo nariz ou pela boca.

19

20 Influenza - Gripe A penetração do vírus no organismo ocorre através da mucosa do nariz ou da garganta. Multiplica-se no canal nasal e faringe Após a incubação ataca nariz, garganta seis nasais e brônquios A é elaborada a partir de vírus influenza cultivados em ovos de galinha

21

22 GRIPE CORONAVÍRUS

23 Os coronavirus infectam aves e mamíferos, incluindo o homem.
Os órgãos alvo mais frequentes são o trato respiratório, órgãos do trato gastrointestinal e tecidos neurológicos. Os coronavírus apresentam restrição de hospedeiros, infectando em geral, seu hospedeiro natural e espécies relacionadas. pode ocorrer infecção inter-espécies.

24 Varicela - Catapora Multiplica-se no trato respiratório e linfonodos regionais, alcançando o sangue e o corpo inteiro Aparecem pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso que evoluem rapidamente para pequenas vesículas. A vacina é recomendada após o primeiro ano de idade em dose única

25

26 Sarampo Multiplica-se no trato respiratório superior e na conjuntiva ocular No sangue, ataca o trato intestinal e urinário, a pele e SNC Observa-se febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas).

27

28 Rubéola Os vírus passam do trato respiratório para sangue, pele, linfonodos e articulações É muito grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto Vacinação é recomendada de rotina aos 15 meses de idade (vacina MMR)

29

30 Caxumba Multiplica-se no trato respiratório superior e atinge todo o corpo Ocorre inchaço da (s) parótida(s), atrás da mandíbula, aparece uma massa rígida, com consistência de borracha e contornos mal definidos. O doente apresenta dificuldade para abrir a boca, virar a cabeça e se alimentar ou mesmo conversar

31 Das complicações da caxumba a mais temida entre os homens é a Orquite (inflamação dos testículos).

32 Viroses transmitidas por água e alimentos

33 Poliomielite Os vírus são eliminados nas fezes de pessoas contaminadas. Podem ocorrer no nariz e garganta e serem transmitidos por vias aéreas Multiplica-se na mucosa intestinal ou faríngea Infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

34 A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

35 Hepatite A Produz inflamação e necrose hepática.
Pode ocorrer também entre pessoas que utilizam piscinas com água mal tratada e compartilham toalhas e lençóis imperceptivelmente contaminados por fezes. A pele adquire coloração amarelada da mucosa e da pele e a icterícia

36 A urina fica escura, amarronzada, semelhante a chá forte ou coca-cola.

37 Viroses transmitidas por artrópodes (vetores)

38 Febre amarela A transmissão da febre amarela ocorre pela picada da fêmea do Aëdes aegypti, que então pode iniciar a transmissão da febre amarela em área urbana. A fêmea do mosquito põe os ovos em qualquer coleção de água limpa

39 O vírus afeta o fígado, o rim e outros órgãos internos
O doente fica com ictirícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em diversos tecidos do corpo. Quando espalha-se pela corrente sanguínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos.

40 A vacina contra a febre amarela (17D) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro).

41 Dengue Quem contamina é fêmea do Aedes aegypti.
O mosquito apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos. O vírus se dissemina pelo sangue. Um dos locais preferidos do vírus para se instalar no corpo humano é o tecido que envolve os vasos sangüíneos.

42 A multiplicação do vírus sobre o tecido que provoca a inflamação dos vasos.
A circulação lenta prejudica a oxigenação e nutrição ideal dos órgãos.

43 Febre hemorrágica Em função da inflamação dos vasos (por causa da instalação dos vírus no tecido que os envolve), há um consumo exagerado de plaquetas. O organismo passa a apresentar uma forte tendência a ter hemorragias.

44 Viroses adquiridas por lesões na pele

45 Raiva - Hidrofobia É uma doença transmitida para o homem através da mordida de um animal infectado ou pelo contato da saliva do animal contaminado com a pele lesada Ataca o sistema nervoso central causando espasmos musculares,ansiedade extrema, convulsões, impulso incontrolável de morder e bater nos outros

46 O paciente tem dificuldade de engolir e o estímulo luminoso bem como a visão da água podem estimular espasmos musculares dolorosos na garganta e no peito, resultando em sufucamento e tremor. A morte é devido ou deficiência cardíaca.

47


Carregar ppt "Bacteriófagos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google