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Plano de Negócio e Capital de Risco ASIT e-Business 1ª PARTE Fernando Machado 25-jun-02.

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1 Plano de Negócio e Capital de Risco ASIT e-Business 1ª PARTE Fernando Machado 25-jun-02

2 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 2 Business Plan – Plano de Negócio PLANO DE NEGÓCIO TECNOLOGIA MODELAGEM DE NEGÓCIOS BUSINESS Ferramenta de conquista de mercado Salto tecnológico Gestão do Conhecimento [DEUTSCHER, J.A.]

3 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 3 1.O Contexto do Curso 1.1.O Ambiente de Neg ó cios Digitais e Interativos 1.2.Plano de Neg ó cio e Capital de Risco

4 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 4 Plano de Negócio: a ferramenta formal utilizada por empreendedores e investidores para analisar: a viabilidade econômica e tecnológica o potencial de mercado e de crescimento de um novo negócio. as características do empreendedor as competências específicas dos que lideram a inovação tecnológica ou empresarial as formas de sustentar o nascimento e o crescimento de um empreendimento inovador de base tecnológica.

5 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 5 Abrange: Empreendedorismo Plano de Negócios Financiamento, investimento e capital de risco.

6 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 6 2.Introdução 2.1.Histórico 2.2.Plano de Negócio O Que é? Por Que Fazer? Para Quem? 2.3.Capital de Risco

7 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 7 Histórico Abertura do mercado: sobretudo de telecomunicações (por volta de ) Chegada de investidores estrangeiros Negócios que a Internet prometia Você tem o Business Plan da empresa?

8 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 8 Cenário Euforia de investidores e empreendedores Busca por profissionalismo e rentabilidade Mercado em ajuste Investidores buscando projetos novos Demanda por Planos de Negócio melhor estruturados [MOLLO, R.]

9 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 9 O Que é PLANO de NEGÓCIO?...um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros [SALIM, C.S. ]... é um documento especial, único e vivo que deve refletir a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa, respondendo ao leitor as perguntas: - Quem sou? – O que faço? – Como faço? – Por que faço? – O que quero, em particular, de você (leitor)? – Para onde vou? [PAVANI, C.]

10 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 10 Plano de Negócio Vencedor Dentro das competências essenciais da empresa / empreendedores Oportunidade Quem precisa da solução? A oportunidade de mercado é para quem? Como você agrega valor? Legitimidade Como se dará sua inserção na cadeia de valor? Aplicação vencedora Elementos críticos Invenção X Inovação Construindo o diferencial competitivo A estratégia vencedora É sobre negócio e não tecnologia Empreendedores Sua importância para os investidores Parcerias estratégicas [DEUTSCHER, J.A.]

11 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 11 Perguntas a Responder Qual é o meu negócio? Onde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias usarei? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso? Quanto vou gastar? Qual o retorno sobre o investimento? [SALIM, C.S. ]

12 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 12 Por Que Fazer? Ferramenta para levantar fundos: investimento ou empréstimo Documento de referência interno para guiar o desenvolvimento da empresa Desenvolver um projeto Reavaliação de um projeto em andamento Nova estratégia Definir o valor da empresa Buscar investidores Avaliar expansão Analisar os riscos do projeto

13 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 13 Para Quem? P Ú BLICO – ALVOOBJETIVOS / CARACTER Í STICAS S ó cios atuais e potenciais Estabelecer acordos e dire ç ão Parceiros Estabelecer estrat é gias conjuntas BancosConseguir financiamentos Intermedi á riosAjudar a vender seu neg ó cio Investidores Capital de risco, pessoas jur í dicas, e outros interessados Gerentes Criar comprometimento e motiva ç ão [PAVANI, C.]

14 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 14 Para Quem? P Ú BLICO – ALVOOBJETIVOS / CARACTER Í STICAS Executivos de alto n í vel Aprovar e alocar recursos Fornecedores Cr é dito para compra de mercadorias e mat é ria-prima Talentos Contrata ç ão Empregados da pr ó pria empresa Comunica ç ão interna com funcion á rios, comprometimento Clientes potenciais Vender o produto / servi ç o P ú blico em geralImagem p ú blica da empresa, transparência [PAVANI, C.]

15 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 15 Capital de Risco Pouco difundida, no Brasil, até meados da década de Finalidade: bancar, com recursos próprios ou de terceiros, empresas que tenham projeto, idéia, serviço ou produto inovadores. Participa, em geral, do capital da empresa como sócia temporária. Busca retorno expressivo para compensar os riscos. Importância destacada no boom da Internet – startups, negócios virtuais

16 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 16 3.A Estrutura do Plano de Negócio 3.1.Exemplos de Estrutura 3.2.Documentos Correlatos Acordo de Confidencialidade Sumário Executivo Apresentação (Power point) Planilhas

17 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 17 Estruturas de Planos de Negócio Salim, C.S.Abrams, R.M. Sum á rio Executivo Executive Summary Resumo da EmpresaCompany Description Produtos e Servi ç os The Industry Analysis The Target Market The Competition Plano de MarketingMarketing and Sales Strategy Estrat é gia e Implementa ç ão Operations Organiza ç ão Management and Organization Development and Exit Plans Planejamento FinanceiroThe Financials

18 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 18 Estruturas de Planos de Negócio Deutcher, J.A.Legalizar Sum á rio Executivo Apresenta ç ão da Empresa Visão do Neg ó cioA Visão do Neg ó cio MercadoO Mercado Produtos e Servi ç osConcep ç ão do Site Plano de MarketingPlanejamento de Marketing Plano de Investimentos A Opera ç ão do Site Os Empreendedores Proje ç ões Econômico-financeirasProje ç ões Financeiras Conclusões

19 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 19 Documentos Correlatos Acordo de Confidencialidade Proteger o negócio do conhecimento de concorrentes Sumário Executivo Agendar a reunião de Apresentação do Plano 5 minutos para interessar o investidor no negócio No máximo 3 páginas. Apresentação (Power point) Principais aspectos do Plano Linguagem empolgante A potencialidade do negócio Tempo da apresentação: 15 a 30 min. Planilhas projeções financeiras Confiança e transparência Maior credibilidade Simulação de outros cenários Análise de sensibilidade

20 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 20 Tornando seu Plano Atrativo Os 5 minutos cruciais O documento deve dar uma primeira impressão forte e positiva. O Plano somente será analisado em mais detalhes se passar pela primeira olhada superficial. Os aspectos mais importantes do Plano devem saltar aos olhos mesmo para um leitor casual. Destacar metas específicas e conclusões torna o plano mais fácil de ser usado como um verdadeiro documento de trabalho. [ABRAMS, R.M.]

21 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 21 Tornando seu Plano Atrativo Como seu Plano é lido. Normalmente analistas experientes gastam os 5 minutos iniciais lendo na seguinte ordem: 1. O Sumário Executivo 2. O Plano Financeiro 3. O Gerenciamento 4. Depois, se aplicável Plano de Saída e/ou os termos do negócio Questões mais freqüentes, cujas respostas devem ser favoráveis e percebidas nos 5 minutos de leitura inicial: A idéia do negócio é sólida? Existe um mercado suficiente para o produto ou serviço? As projeções financeiras são sensatas, realistas e alinhadas com os padrões de financiamento do investidor? O gestão chave descrita no Plano é experiente e capaz? O Plano descreve claramente como os investidores ou financiadores terão seu dinheiro de volta? [ABRAMS, R.M.]

22 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 22 Tornando seu Plano Atrativo Tamanho do Plano: 15 a 35 pg. (excluindo a parte financeira e os anexos) 20 pg. para a maioria dos negócios > 30 pg. (fora anexos) somente para produtos ou negócios complicados < 15 pg. para negócios simples e pequenos (mas <10 pg. impressão de inconsistente) Anexos: limitado ao tamanho do Plano Tamanho confortável para caber numa pasta e ser lido num vôo de avião. Período de Projeções 3 a 5 anos ou Até atingir a estratégia de saída prevista Apresentar as projeções 1º ano: mensais 2º e 3º anos: trimestrais 4º e 5º anos: anuais Histórico (negócios existentes) Últimos 5 anos Últimos 10 anos ou desde o início (para análises de padrões cíclicos) [ABRAMS, R.M.]

23 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 23 4.O Sumário Executivo 4.1.Conteúdo sugerido 4.2.O que deve transmitir o Sumário Executivo? 4.3.Check List

24 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 24 O Sumário Executivo... um extrato competente e motivante do Plano de Negócios. Qual a área de negócios? Qual o produto ou serviço? Que fatia desse mercado queremos obter? Conteúdo sugerido: Objetivo do Plano de Negócio A Empresa (ou O Produto) O Mercado Missão da Empresa, imagem e fatores críticos de sucesso Estratégia de vendas e operação Estrutura de propriedade Investimentos necessários Custos fixos (Burning rate – custos afundados) Receitas previstas Ponto de equilíbrio (Break-even) [SALIM, C.S.]

25 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 25 O que deve transmitir o Sumário Executivo? O conceito básico do negócio faz sentido A empresa foi cuidadosamente planejada O gerenciamento é competente Existe um mercado bem definido A empresa apresenta importantes vantagens competitivas As projeções financeiras são realistas O que se deseja do leitor Se for dinheiro, que os investidores e agentes financeiros têm excelentes oportunidades de retorno do investimento. [PAVANI, C.]

26 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 26 5.Descrição da Empresa 5.1.Missão e Visão 5.2.Objetivos 5.3.Estrutura Organizacional e Jurídica 5.4.Outras características da Empresa Estágio de Desenvolvimento Status Financeiro Patentes e Licenças obtidas ou pendentes Formatação e Modelagem do Negócio

27 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 27 Missão Declaração englobando os objetivos básicos da organização: A natureza do negócio A filosofia empresarial As metas financeiras A cultura corporativa O papel que se espera que a empresa tenha no mercado A considerar: A hist ó ria da empresa (expertise) Preferências atuais dos propriet á rios e administradores Ambiente de mercado Capacidade de crescimento dos recursos (humanos, financeiros, etc.) A Declaração da Missão fornece foco para a empresa e deve ser o princípio-guia do negócio pelo menos pelos próximos anos.

28 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 28 Visão É o que o empreendedor visualiza como futuro para o seu setor, segmento, ou para o mundo de uma forma mais ampla PAVANI, C.

29 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 29 Objetivos Compatíveis com o perfil da empresa e do empreendedor. Depende de: Perfil do empreendedor (propensão para aceitação de riscos) Conservador Moderado Agressivo Setor de atuação da empresa ou do negócio Dinamismo Estrutura de recursos humanos da empresa Flexível ou não [PAVANI, C.]

30 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 30 Estrutura Organizacional e Jurídica Quem são os proprietários ou principais executivos Qualificações / Habilitações / Competências Profissional Gerencial Empresarial Responsabilidades / Funções na nova empresa Organograma Forma jurídica atual Limitada Sociedade Anônima Participações de cada sócio Capital / Sede / Divisão de cotas ou ações [SALIM, C.S.]

31 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 31 Estágio de Desenvolvimento Quando a empresa foi criada Marcos alcançados Metas imediatas Fase de desenvolvimento: Seed company (sem produto ou serviço finalizado) Startup (estágio de operação inicial) Expansão (novos produtos, serviços ou filiais) Redução de Gastos (consolidando ou reposicionando linhas de produtos) Estabelecida (mantendo participação de Mercado ou posicionando produto) ABRAMS,R.M.

32 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 32 Outras Características da Empresa Status Financeiro Breve descrição da empresa em termos financeiros e de equipe Obrigações financeiras principais Montante de capital pretendido e para que propósitos Patentes e Licenças obtidas ou pendentes Marcas registradas Patentes Licenças Direitos de reprodução [ABRAMS]

33 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 33 Formatação e Modelagem do Negócio A oportunidade identificada A oportunidade de mercado é para quem? Capacitação e Legitimidade Sua transformação em um negócio Nova empresa Unidade de negócios Plano inicial de operação – Gastos Constituição jurídica Constituição física Local da sede Montagem do escritório Primeiros meses [SALIM, C.S.]

34 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 34 6.Produtos e Serviços 6.1.Pontos a abordar 6.2.Check List

35 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 35 Pontos a abordar Descrição dos produtos e serviços O Mercado e as necessidades detectadas Os competidores Suas soluções / produtos / serviços Análise comparativa benefícios x custos (benchmarking) Material de apoio a vendas Custos de fornecimento e fixação de preços Margens nas vendas Questão tecnológica Grau de atualidade e volatilidade Direitos de propriedade Visão futura – Evolução: Seus produtos / serviços As necessidades do mercado Os concorrentes A Demanda Segmentos específicos do mercado A tecnologia adotada [SALIM, C.S.]

36 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 36 7.Análise do Mercado / Setor 7.1.Composição 7.2.Aspectos Mercadológicos 7.3.Check List

37 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 37 Composição Projeções do mercado total Unidades Valor Desempenho recente Segmentação do mercado Geográfica Setor econômico / área de negócios Renda familiar Idade, Sexo, Grau de Instrução, Profissão etc. Concorrência X Participação de Mercado Formas de venda / distribuição usadas pelo tipo de negócio Sensibilidade de mercado Preço Prazos de entrega Marca Qualidade Substitutos / Alternativos Complementares (Suporte, treinamento, etc.) [SALIM, C.S.]

38 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 38 Aspectos Mercadológicos Produtos e Serviços Valor criado para o cliente Competição Estratégia de Vendas e de Marketing SWOT Alianças Estratégicas Vantagem Competitiva Barreiras de Entrada Modelo de Receitas [MOLLO, R.]

39 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 39 8.Mercado Alvo 8.1.Definindo o Mercado Alvo 8.2.Descrevendo o Mercado Alvo

40 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 40 Mercado Alvo O sucesso do negócio depende de conhecer seus clientes. Se o Plano de Negócio visa obter financiamento, definir a natureza e o tamanho do mercado alvo é um aspecto crítico. Muitos investidores buscam financiar empresas dirigidas ao mercado (market driven) – orientadas mais pela demanda e tendências do mercado que pelas características específicas de um produto ou serviço. [ABRAMS]

41 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 41 Definindo o Mercado Alvo Defin í vel: caracter í sticas espec í ficas que os clientes potenciais têm em comum Significativo: as caracter í sticas devem ser significativamente relacionadas com a decisão de comprar Tamanho consider á vel: deve ser grande o bastante para sustentar o neg ó cio de forma rent á vel Acess í vel: a defini ç ão e o tamanho devem ser compat í veis com a capacidade de vendas para os potenciais clientes Definido o mercado estimar o tamanho e tendências avaliar os concorrentes dentro deste mercado alvo investigar as oportunidades estratégicas [ABRAMS]

42 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 42 Descrevendo o Mercado Alvo Descrição demográfica Descrição geográfica Descrição do estilo de vida / negócios Descrição psicológica (características dos clientes: empresa ou consumidores) Descrição dos padrões de compra (razão, freqüência, motivação, etc.) Descrição da sensibilidade de compra (atribuição de valor pelo cliente) Tamanho Tendências [ABRAMS]

43 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 43 Descrevendo o Mercado Alvo Apresentar o texto com ênfase nas seguintes áreas: Descrição Tendências Oportunidades estratégicas Uma descrição concisa e a plena compreensão do mercado alvo provêem foco para: Desenvolvimento do produto ou serviço Concepção do Plano de Marketing Projeção de vendas e despesas [ABRAMS]

44 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 44 9.A Concorrência 9.1.Saiba com quem está lidando 9.2.Posição Competitiva 9.3.Check List

45 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 45 Saiba com quem está lidando Entender a concorrência para ser um concorrente efetivo Desenvolver um forte senso de posição competitiva Suas forças e fraquezas em termos de: Percepção do cliente Recursos internos da empresa Vital para elaborar a estratégia de marketing Sempre assuma que a concorrência vai tornar-se mais intensa Prepare-se para os novos concorrentes que entrarão no mercado [ABRAMS]

46 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 46 Posição Competitiva O quadro competitivo Componentes da preferência do cliente: Preço Serviço Local, etc. Forças internas das empresas concorrentes Recursos financeiros significativos Equipe altamente motivada Equipe criativa, etc. [ABRAMS]

47 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 47 Posição Competitiva Aspectos a serem levantados Fatores de Percepção do cliente Fatores Operacionais Internos Participação de mercado Competição futura Barreiras de entrada Resumindo as Informações Descrição da Concorrência Distribuição da Participação de Mercado Posições Competitivas Barreiras de Entrada Oportunidades estratégicas [ABRAMS]

48 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Plano de Marketing e Estratégia de Vendas 10.1.Composição da Estratégia do Negócio 10.2.Check List

49 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 49 Composição da Estratégia do Negócio Segmentos do mercado a focar Caso de sucesso Produtos e serviços ofertados X Necessidades atendidas dos clientes Prioridade de abordagem dos segmentos de mercado Conhecimento dos concorrentes Estratégia de preços Previsões de vendas Alianças estratégicas Estratégia de atendimento e suporte a clientes Etapas de implementação do negócio: Cronograma Responsáveis Orçamento [SALIM, C.S.]

50 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Operações 11.1.Enfoque 11.2.Aspectos a serem considerados

51 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 51 Operações: Enfoque Enfoque limitado às questões que: Sejam essenciais à natureza e sucesso do negócio Caracterizem uma vantagem competitiva destacada Superem um problema freqüente nos negócios desse tipo Redigir com ênfase nos seguintes aspectos das operações: Características chaves Vantagens competitivas Eficiências de custo e tempo Problemas relatados e superados [ABRAMS]

52 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 52 Operações: Aspectos a serem considerados Instalações Local Arrendamento / Aluguel Benfeitorias Utilidades / Manutenção Fatores chaves Produção Uso de novas tecnologias / Processos Determinando o Plano de Produção Mão-de-obra Produtividade Capacidade Controle de qualidade Equipamentos e móveis Controle de Estoque Métodos de gerenciamento de estoque Fornecimento e Distribuição Seleção de fornecedores – que entendam suas necessidades Distribuição confiável Requisição de compra e serviço ao cliente Avaliação do processo de Pedidos Pesquisa e desenvolvimento Controle financeiro ABRAMS, R.M.

53 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Gerenciamento e Organização 12.1.Composição 12.2.Check List

54 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 54 Organização: Composição Composição da equipe gerencial Quadros de pessoal por função Perfis profissionais Responsabilidades Estrutura Organizacional Organograma Atribuições de cada área Currículo da equipe gerencial Atribuições Responsabilidades Plano de Pessoal Forma de remuneração Critérios de avaliação e premiação Aperfeiçoamento e treinamento Evolução de carreira Benefícios [SALIM, C.S.]

55 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Desenvolvimento de Longo Prazo e Plano de Saída 13.1.O destino final do negócio a longo prazo 13.2.Metas 13.3.Marcos 13.4.Riscos 13.5.Plano de saída

56 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 56 O destino final do negócio a longo prazo Crescimento previsto ao longo do tempo Cronograma de desenvolvimento Identificação dos riscos Planos de contingência Determinar o destino final do negócio a longo prazo, avaliando: Metas Marcos Riscos Plano de Saída [ABRAMS]

57 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 57 Metas Metas da empresa para os próximos 5 a 10 anos Posição no mercado Vendas Número de empregados, etc. Metas, conforme o perfil da empresa / empreendedor Fornecedor estável Inovador Líder de qualidade Líder da indústria ou do mercado Líder de nicho Explorador Estratégias de negócio Penetração de mercado Promoção e Suporte Expansão Concentrar o foco Diversificar Refocar [ABRAMS]

58 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 58 Marcos e Riscos Marcos Estratégias básicas para atingir as metas Prioridades para gastos dos recursos Riscos Antecipar potenciais problemas em cada área Qualificar o potencial de risco Definir medidas atenuadoras [ABRAMS]

59 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 59 Plano de saída Descrever a estratégia de saída, dentre as opções: Tornar a empresa pública Aquisição por outra empresa existente Venda para indivíduos Merger: unir com outra empresa Buy-out: um ou mais acionistas compram a cota de outro Franquia Hand Down: passar para a próxima geração Fechar: encerrar as operações [ABRAMS]

60 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Planejamento Financeiro 14.1.Composição 14.2.Principais Aspectos 14.3.Check List

61 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 61 Planejamento Financeiro: Composição Pressupostos e justificativas Cenários de Planejamento Plano projetado X Desempenho de outras empresas do setor / Sua empresa em períodos passados Ponto de equilíbrio econômico-financeiro da empresa Break even point Custos afundados Burned costs Lucros e perdas projetados Fluxo de caixa Balanço projetado da empresa Indicadores financeiros [SALIM, C.S.]

62 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 62 Planejamento Financeiro: Quadros a Apresentar Demonstrativo de Renda Projeção do Fluxo de Caixa Balanço Fontes e Usos dos Fundos Análise do Ponto de Equilíbrio (Break- even) Premissas [ABRAMS, R.M.]

63 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 63 Aspectos Financeiros Orçamento de vendas Despesas Fixas e Variáveis, Impostos Investimentos e Depreciação Fluxo de Caixa Valuation Análise de Rentabilidade [MOLLO, R.]

64 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 64 Indicadores Econômico-financeiros Índices de Liquidez: Condições de cumprimento das obrigações de curto prazo Índices de Alavancagem / Endividamento: Grau de financiamento com recursos de terceiros Índices de Atividade: Eficácia na utilização dos recursos Índices de Rentabilidade: Retorno gerado por investimento e vendas Índice de liquidez corrente Capital circulante Índice de liquidez seco Índice de rotação de estoque Período médio de cobrança Período médio de pagamento Endividamento geral Cobertura de juros Margem bruta Margem líquida [SALIM, C.S.]

65 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 65 Projeções e Retorno sobre o Investimento – Check List 1. Como a empresa espera recuperar o investimento que está fazendo? 2. Ela licenciará a tecnologia, produzirá e venderá os produtos, distribuirá no mercado? 3. Que estrutura de custos a empresa espera para desenvolver sua atividade? 4. Quão rentável será o negócio da empresa? 5. Que montante de capital a empresa espera levantar agora? 6. Quanto, mais adiante? [SANDELL, S Citado em PAVANI, C.]

66 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 66 Projeções e Retorno sobre o Investimento – Check List 7. Quando a empresa espera tornar-se rentável? 8. Qual a taxa de retorno esperada? 9. Como os investidores encontrarão liquidez para seus investimentos? 10. Qual a atual estrutura de controle acionário? 11. Os investidores atuais farão novos aportes? 12. Que premissas são utilizadas nas projeções financeiras? 13. A qual delas o plano é extremamente sensível? [SANDELL, S Citado em PAVANI, C.]

67 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Encaminhando o Plano 15.1.Preparando a Distribuição 15.2.Aumentando suas chances 15.3.Configurando o Plano para os Destinatários 15.4.À Procura do Dinheiro 15.5.Critérios para Análise de Planos de Negócio

68 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 68 Preparando a Distribuição Folha de Rosto Dar uma primeira impressão positiva Sóbria e profissional Incluir as informações: As palavras Plano de Negócio O nome da sua empresa A data Um número de cópia Um aviso ou declaração de confidencialidade Pessoa de contato O logotipo da empresa Numeração das Páginas Índice Declaração de Confidencialidade (Disclaimer) [ABRAMS]

69 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 69 Aumentando suas chances Pesquise os destinatários Eles financiam negócios da sua indústria? Eles financiam negócios de seu setor? Que estágio de desenvolvimento do negócio eles financiam? Quais são os limites mínimo e máximo de financiamento? Quais são os potenciais tamanhos de negócio mínimo e máximo que eles financiam? Em que base eles normalmente operam: participação ou empréstimo? Que outras empresas da sua indústria eles já financiaram? Que tipos de informação são requeridas junto com o plano? Quantos anos de projeção financeira eles querem ver? Entrevista informativa com grandes bancos ou fundos Localize Intermediários [ABRAMS]

70 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 70 Configurando o Plano para os Destinatários Carta de Encaminhamento / Apresentação abordando: Por que você escolheu aquele particular investidor para receber o Plano A natureza de seu negócio O estágio de desenvolvimento do negócio O montante de fundos pretendido Se você está procurando por investimento ou empréstimo Os termos do negócio, se apropriado. Follow up Atualizações do Plano [ABRAMS]

71 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 71 À Procura do Dinheiro NEGOCIAÇÃO 3F: Family, Friends & Fools Love Money Business Angels Seed Money Incubadoras e aceleradoras First round Second Round [DEUTSCHER]

72 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 72 Critérios para Análise de Planos de Negócio INVESTIDORES (Participa ç ão) BANCOS (Financiamento) Equipe: excelência gerencial Viabilidade do neg ó cio Retorno expressivo sobre o investimento: Fluxo de caixa positivo: cobrir juros + reembolso 5 a 10 vezesBoa disciplina gerencial: geral e financeira Vantagem competitiva: caracter í stica ú nica Plano de neg ó cio sensato Regras de sa í da clarasBoa comunica ç ão Influência na gestão do neg ó cioInforma ç ão regular e confi á vel Participa ç ão no capital da empresa Franqueza [PAVANI, C.]

73 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 73 Planos de Negócios na Nova Economia Existência de similares internacionais. O empreendedor. A ambição do projeto. A "decolagem" do negócio. Ambição internacional. As "saídas" para o investidor. [AZEVEDO, L.M.] Ótica do investidor* em projetos de Internet**: * - Sobretudo fundos americanos de venture capital. ** - Não necessariamente em ordem de importância.

74 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Recomendações Armadilhas do Planejamento de Negócios 16.2.Dicas

75 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Armadilhas do Planejamento de Negócios 1. Crie uma visão. 2. Um orçamento não é a mesma coisa que um plano. 3. Não ignore seus clientes. 4. Não subestime a concorrência. 5. Esteja preparado para correr riscos 6. Obtenha uma segunda (ou terceira) opinião. 7. Espere o inesperado. 8. Não esqueça o que faz você único. 9. Qual é o ponto? 10. Não pule o plano!

76 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 76 Dicas Consistência, clareza e objetividade Fontes de pesquisa Pesquisa de mercado Não incluir as pesquisas na íntegra Explicar cálculos Usar dados históricos Não inventar números Modelos de sucesso no exterior nem sempre são eficientes no Brasil Mostrar profissionalismo Alianças e Investidores sinérgicos Cuidado com a gramática Sumário Executivo BP não é Romance, não pode ter 500 folhas Revisão imparcial Apenas uma pessoa escreve texto final Tempo para fazer o BP Busque respostas para eventuais perguntas Dizer sempre a verdade Enfatizar pontos positivos mas apontar fraquezas e riscos Envolvimento de pessoas capazes [ MOLLO, R.]

77 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 77 Leslie Vadász - Presidente da Intel Capital** Sim, essa tecnologia é interessante, mas será um negócio? Como saber o que dará certo? Algo realmente importante é o executivo-chefe e seu time: Eles têm experiência no que fazem? Fracassaram? Quando fracassaram, como reagiram? O ponto principal e elementar para o sucesso é a qualidade das pessoas. Eles sabem mudar de idéia? ** - Maior empresa de capital de risco do mundo: portfólio de $1,6 bilhão de investimentos.

78 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 78 Leslie Vadász* - Presidente da Intel Capital O elemento mais importante é a flexibilidade. É o conceito de reconhecimento estratégico: Saber onde se encontra e então Analisar continuamente o ambiente a caminho da meta Investir em demasia, muito cedo, é o maior problema. * - Co-fundador da Intel, em 1968, com um plano de negócio de 3 páginas cheias de erros de datilografia. [Entrevista à Revista Exame – Edição 768, 12/jun/02]

79 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco Referências sobre o Tema 17.1.Livros 17.2.Cursos e Artigos 17.3.Sites relacionados Brasil USA Sites de Empresas de Venture Capital 17.4.Softwares Brasil USA

80 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 80 Referências ABRAMS, Rhonda M. The Successful Business Plan: Secrets & Strategies. Oregon, USA: The Oasis Press BATEMAN, T.S., SNELL,S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo, Atlas, DEUTSCHER, José Arnaldo. Business Plan: mapeando o processo de investimento. TOP eventos. São Paulo, fev./2001. MOLLO, Ricardo. Como fazer um Plano de Negócios eficaz. MOORE, Geoffrey. Dentro do furacão. Ed. Futura. PAVANI, Cláudia; DEUTSCHER, José Arnaldo & LÓPEZ, Santiago Maya. Plano de negócios: Planejando o sucesso de seu empreendimento. Rio de Janeiro: Minion, SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson ; RAMAL, Andrea Cecília & RAMAL, Silvina Ana. Construindo Planos de Negócios: Todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, The Chasm Group - www. chasmgroup.com

81 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 81 Sites Relacionados Brasil (FINEP) Roteiro de Informações para Análise de Projetos do BNDES: wnload/analise.asp USA www-3.ibm.com/e- business/index.htm models.html models.html Sites de Empresas de Venture Capital: Brasil: Fundo IP.com: USA: França:

82 ASIT - e-BusinessPlano de Negócio e Capital de Risco 82 Softwares Brasil MakeMoney:www.starta.com.br MakeMoneywww.starta.com.br USA Business Plan Pro: Palo Alto Software (desativado) Smart Business Plan 8.0 by Smart Online, Inc. (não localizado mais) PlanWrite Business Plan Writer DeluxeNova Development Business Resource Software: Ultimate Business Planner: Atlas Business Solutions, Inc. (ABS) Business Plan Deluxe: Global Star Software Limited


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