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Metodologia para Padronização dos Processos. Fábio de Lucia – - Conceitos MET.

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1 Metodologia para Padronização dos Processos

2 Fábio de Lucia – - Conceitos MET ODO LOGIA MET = meta ou seja o que se pretende. ODO = hodos do grego que significa caminho. LOGIA = significa estudo ou pesquisa. Estudo para o melhor caminho para o que se pretende alcançar MET ODO LOGIA MET = meta ou seja o que se pretende. ODO = hodos do grego que significa caminho. LOGIA = significa estudo ou pesquisa. Estudo para o melhor caminho para o que se pretende alcançar PROCESSO Conjunto de atividades interrelacionadas que visam um determinado resultado. Ex: Processo: Internação do paciente: Atividades: Recebimento do paciente; Registro da entrada; Avaliação clínica; Orientação ao paciente e/ou familiares; Prescrição; Prestar cuidados; Alta hospitalar. PROCESSO Conjunto de atividades interrelacionadas que visam um determinado resultado. Ex: Processo: Internação do paciente: Atividades: Recebimento do paciente; Registro da entrada; Avaliação clínica; Orientação ao paciente e/ou familiares; Prescrição; Prestar cuidados; Alta hospitalar. PADRONIZAÇÃO Transformar algo em referência, igualdade, organização. PADRONIZAÇÃO Transformar algo em referência, igualdade, organização.

3 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Introdução Ser Humano O Ser Humano convive com a padronização há milhares de anos e dela depende a sua sobrevivência, mesmo que disto não tenha consciência.

4 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - >> Imagine uma pequena tribo ou aldeia no passado onde a alimentação básica era o peixe << a) O PROCESSO: pescava-se com lança. b) EVOLUÇÃO DO PROCESSO: até que veio alguém testar uma rede feita de cipós.

5 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - A Evolução do Processo c) O RESULTADO: pegou uma quantidade maior de peixes, com menor trabalho. d) A PADRONIZAÇÃO: outros habitantes da aldeia, tendo em vista os resultados obtidos, passaram a utilizar a rede como método de pesca.

6 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - e) A MELHORIA: mais tarde alguém julgou que seria melhor utilizar fios de juta do que cipó para fazer a rede. A Evolução do Processo

7 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - f) O RESULTADO: maior quantidade de peixes com menor esforço. A Evolução do Processo

8 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - g) A PADRONIZAÇÃO: imediatamente confeccionam redes de juta e passam a utilizar como método de pesca. A Evolução do Processo

9 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Ninguém era obrigado a Padronizar o método da pesca; fizeram isto somente porque dava melhor resultado. O método padronizado não é fixo: ele pode ser melhorado para obtenção de melhores resultados.

10 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Conhecendo o meu negócio 1-Qual é o meu setor? 2-O que o faço? Meus produtos 3-Quem precisa do resultado do meu trabalho? Meus clientes 4-Do que eu preciso para trabalhar? Insumos (matéria prima, serviços e/ou informações) 5-Quem ou quais são meus fornecedores?

11 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exemplo de Descrição do Negócio JATOINDO Transportes DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO FORNECEDORESINSUMOSNEGÓCIOPRODUTOSCLIENTES Aprovação Revisão: 00 Nome Presidente Jatoindo Nome Gerente Jatoindo 25/12/0000 NEGÓCIO Transporte de passageiros por rádio – taxi. 10 Pessoas 1 Gerente 6 Motoristas 2 Telefonistas 1 Mecânico Solicitantes particulares atendidos pela Central telefônica Transporte de passageiro e bagagem no perímetro urbano Peças de reposição e materiais de consumo. Combustível Material de Escritório Uniformes dos motoristas Exames médicos preventivos Veículos novos Revenda autorizada Postos conveniados Papelaria Indústrias de confecção Empresas de assistência médica Concessionárias Equipamentos 1 Central Telefônica 3 Automóveis 2 Computadores 4 Unidades de rádio comunicação Empresas conveniadas Transporte interurbano de passageiros e bagagem. Solicitantes particulares atendidos pela Central telefônica Empresas conveniadas Transporte interurbano de passageiros e bagagem. Solicitantes particulares atendidos pela Central telefônica Equipamentos de telefonia móvel e sua manutenção Empresas fornecedoras de equipamento

12 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Como Montar a Descrição do Negócio 1- Utilize o impresso padrão para Descrição do Negócio (consulte a Gerência da Qualidade). 2- Coloque dentro do quadrado central o nome do seu negócio, por exemplo: Financeiro, Transporte, Recepção, Laboratório e etc. 3- Escreva abaixo do quadro central quantas pessoas trabalham no seu negócio e se possível os equipamentos importantes. 4- À direita do quadrado central, liste os produtos do seu negócio (inclusive os descartes, resíduos e etc). 5- Para cada produto identificado, relacione quais são os respectivos clientes. 6- À esquerda do quadrado central, liste os insumos (produtos e serviços) que você recebe de seus fornecedores. 7- Relacione os insumos a cada fornecedor 8- PARABÉNS, você concluiu a descrição do seu negócio, agora oficialize-o consultando seus fornecedores e seus clientes para análise dos mesmos e submeta-o para apreciação do seu superior imediato. Em seguida remeta o documento para validação na Gerência da Qualidade.

13 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exercicio 1 - Descrever o negócio

14 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Objetivos: Objetivos: Garantir a qualidade Aumentar a produtividade

15 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exemplo de Macrofluxograma Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem.

16 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exemplo de Fluxograma INICIO Recebimento de solicitação de veículo para transporte interurbano de passageiro e bagagem. Deslocamento do veículo. Embarque do passageiro e bagagem. Transporte do passageiro e bagagem. Desembarque do passageiro e bagagem. FIM Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem. Macrofluxograma: Recebimento de solicitação de veículo.

17 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exemplo de Fluxograma INICIO Recebimento de solicitação de veículo para transporte interurbano de passageiro e bagagem. Deslocamento do veículo. Embarque do passageiro e bagagem. Transporte do passageiro e bagagem. Desembarque do passageiro e bagagem. FIM Empresa: JATOINDO Transportes. Macrofluxograma: Transporte Interurbano de Passageiros e Bagagem. Macrofluxograma: Embarque do Passageiro e bagagem

18 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Relação entre Macrofluxograma e Fluxograma.

19 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exercício 2 macro fluxograma em seguida Exercício 3 fluxograma.

20 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Macrofluxograma: Embarque do Passageiro e bagagem INICIO Verificar se o passageiro com bagagem está no local programado. MOTORISTA Passageiro no local? NÃO SIM Embarcar o passageiro. MOTORISTA Solicitar na Central Telefônica que entre em contato com o cliente e aguardar chegada. MOTORISTA 02 FIM

21 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Como deve ser um padrão documentado CONTER àNome da tarefa àSistema para identificação e controle das revisões àFunção responsável pela execução àMateriais necessários para realizar a atividade àDescrição da atividade de forma clara e extremamente simples. àAções a serem adotadas diante de situações anormais àResultados esperados àData e aprovações ? ? ?

22 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Característica Básica de um Padrão Característica Básica de um Padrão Deve estar em meio adequado e descrito de maneira prática e clara.

23 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Exercício 4 POP

24 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Tem alto índice de acidentes Provoca muitas reclamações de clientes Apresenta alto custo PROCESSO CRÍTICO Afeta fortemente a qualidade Costuma apresentar acidentes Está constantemente com problemas TAREFA CRÍTICA O que padronizar?

25 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Processo Fora do Controle Empresa Escada Processo Sob Controle Não sabe o que faz! Custo da Não Qualidade Sabe o que faz! Valor da Qualidade Empresa Padronizada Empresa Serrote Empresa Não Padronizada Efeitos da Padronização

26 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Fator importante para garantir o cumprimento dos padrões Fator importante para garantir o cumprimento dos padrões

27 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - "Seja sempre o mais competente do mundo em sua função. Lembre-se que o milagre existe quando há alguém disposto a realizá-lo.

28 Metodologia para Padronização dos Processos Fábio de Lucia – - Proposta para ação imediata. Convide seus colegas de trabalho para uma reunião, informando suas intenções.Convide seus colegas de trabalho para uma reunião, informando suas intenções. Discutam entrem vocês o que foi aprendido durante o treinamento.Discutam entrem vocês o que foi aprendido durante o treinamento. Apliquem na prática, a teoria dada no treinamento, escolhendo um processo. Convoque, se achar necessário, algum representante da Gerência da Qualidade como apoio.Apliquem na prática, a teoria dada no treinamento, escolhendo um processo. Convoque, se achar necessário, algum representante da Gerência da Qualidade como apoio. Apresente o que foi elaborado à chefia imediata para aprovação e/ou orientação.Apresente o que foi elaborado à chefia imediata para aprovação e/ou orientação. Apresente aos clientes (internos e externos) e aos fornecedores para consenso.Apresente aos clientes (internos e externos) e aos fornecedores para consenso. Procure a Gerência da Qualidade para validação da documentação.Procure a Gerência da Qualidade para validação da documentação.


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