A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI Prof. Luiz da Guia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI Prof. Luiz da Guia."— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI Prof. Luiz da Guia

2 "Ora, como é que querem nos organizar se eles são desorganizados?" "Quando eles (o pessoal de informática) forem organizados..." "Esse pessoal só faz confusão."

3 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI CUSTOS Muitas empresas, quando muito, controlam os custos de aquisição dos equipamentos a sistemas, mas não fazem a mínima idéia dos custos operacionais. Para controlar os custos de TI existem dois instrumentos utilíssimos: orçamento de investimentos; orçamento operacional.

4 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI Essas regras são o mínimo que um gerente deveria implementar, embora não sejam necessariamente as únicas. 1ª Regra. Seja organizado. 2ª Regra. Seja proativo. 3ª Regra. Seja educado a político. 4ª Regra. Seja controlador.

5 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 1ª Regra. Seja organizado. Ser organizado significa planejar o dia-a- dia a fim de permitir a todos saberem o que cada um está fazendo. Significa poder gerenciar e alocar os recursos disponíveis, humanos ou não, sem conflitos de interesses.

6 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 1ª Regra. Seja organizado. Ser organizado significa, por exemplo, planejar com antecedência eventos, e que esse planejamento seja feito no papel para que todas as variáveis possam ser conhecidas e estejam cobertas.

7 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. Lembre-se que todos esperam que você, como profissional que lida com tecnologia de última geração, antecipe-se aos problemas, indique soluções, ensine a simplificar, busque encontrar caminhos alternativos para ajudar o usuário antes até que ele tenha percebido que existe uma situação que precisa ser melhorada.

8 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. Para que você possa agir assim, quero dizer, de forma proativa, é necessário antes de mais nada seguir a regra anterior, pois sem organização você não conseguirá ser sequer reativo. Depois disso, procure antecipar-se a toda a qualquer necessidade que qualquer área usuária tenha, ou venha a ter.

9 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. Um excelente método para ser proativo nas relações com as áreas usuárias é estar sempre junto a essas áreas. Só assim um profissional sério, comprometido em fazer com que o usuário tenha o melhor para desempenhar sua atividade, pode juntar necessidade e solução num mesmo conjunto.

10 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. É preciso, cada vez mais, estar junto ao usuário, até porque uma forma de proteger a área de informática das intempéries políticas que normalmente existem em qualquer empresa é, justamente, expô-la o mais possível.

11 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. Como? Participando de grupos de trabalho junto a outras áreas, promovendo cursos de interesse geral, conversando regularmente com os responsáveis de outras áreas, sendo proativo.

12 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 2ª Regra. Seja proativo. Esse tipo de comportamento mostra à organização que o gerente de informática é um profissional preocupado em ser útil a em fazer de sua área a base para o crescimento de todos.

13 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 3ª Regra. Seja educado a político. Não deixe que seus problemas particulares contaminem o ambiente de trabalho, nem queira descontar nos outros sua incompetência, suas frustrações. Determinadas atitudes só servem para atrapalhar a deteriorar o local de trabalho.

14 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 3ª Regra. Seja educado a político. Você acha que uma empresa se beneficia tendo um profissional desse tipo gerenciando pessoas em uma área tão importante e sensível como a de informática?

15 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 3ª Regra. Seja educado a político. O que fazer? 1° Ele deveria resolver seus problemas de forma que não afetassem seu desempenho na empresa. 2° A empresa deveria resolver a situação e não deixar que o ambiente fosse deteriorando-se rapidamente a cada dia.

16 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 3ª Regra. Seja educado a político. O que fazer? 3° Seu superior imediato deveria encarar o problema com determinação e/ou demiti- lo, ou reeducá-lo a fim de que a empresa em sua totalidade não pagasse por seu erro.

17 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 4ª Regra. Seja controlador. É bom que fique claro que ser controlador significa manter a situação sob controle. Ser controlador significa exatamente criar mecanismos que dêem condições de supervisão e controle a quem tem por obrigação manter uma equipe orientada, coesa e eficiente.

18 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 4ª Regra. Seja controlador. Não pense que seja uma tarefa fácil, principalmente nas empresas em que esses instrumentos não existem e você tem que criá-los. No início, há muita resistência, pois todos pensam que tais instrumentos foram criados para mantê-los sob vigilância a controle.

19 REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI 4ª Regra. Seja controlador. Outro cuidado que é preciso ter é quanto à complexidade do uso de tais instrumentos. Quanto mais simples a objetivos eles forem, mais positivos serão os resultados obtidos por meio de seu uso.

20 Tecnologias revolucionárias De 1999 até os dias atuais


Carregar ppt "REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI Prof. Luiz da Guia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google