A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional -Natureza interlocutiva do texto conversacional:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional -Natureza interlocutiva do texto conversacional:"— Transcrição da apresentação:

1 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional -Natureza interlocutiva do texto conversacional: permuta constante entre os papéis de emissor e receptor. -Influência recíproca entre os participantes, durante as trocas verbais. -Discurso como construção coletiva. -A busca da construção de sentido no texto conversacional: interface com a coerência textual.

2 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Três noções de coerência: -Estrutural: como propriedade intrínseca do texto. -Inferencial: fruto de processos inferenciais realizados a partir de dados textuais, contextuais e intencionais. -Interacional:processo dinâmico, resultado de um trabalho cognitivo e pragmático construído em co- construção. (muito presente nos textos conversacionais)

3 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Coerência textual: de ordem sintático-semântica, cognitiva e comunicativa. Depende do contexto situacional. - A coerência textual deriva da lógica interna do texto, das relações entre a rede conceitual na qual se insere o texto e do conhecimento de mundo do interlocutor. -Texto coerente: mantém unidade de sentido e homogeneidade semântico-comunicativa; resulta de uma argumentação determinada.

4 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Elementos de um texto coerente (CHAROLLE, 1998) : repetição, progressão, não contradição e relação. -Equilíbrio entre continuidade semântica e progressão semântica. -Koch (1989): na coesão observa-se mecanismos lexicais e gramaticais que expressam as relações de sentido subjacentes ao texto.

5 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Para que um texto seja coerente, é necessário que as ações, estados ou acontecimentos expressos nas seqüências que o compõem sejam percebidos como congruentes no tipo de mundo reconhecido por aquele que o avalia. (SOARES, 2001, p. 151) -Coesão textual: para estabelecer ligações significativas entre elementos lingüisticos de um texto, como as marcas de continuidade semântica e de progressão temática.

6 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. Coerência em textos conversacionais: -Narrativa com fortes traços de espontaneidade e improvisação. -Conhecimentos partilhados assumem importância na construção do sentido: encadeamento seqüencial de tópicos mais flexível. -Coerência produzida colaborativamente, nas relações discursivas que se estabelecem na interação.

7 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Discurso construído em co-autoria. As relações de sentido resultam do conhecimento partilhado. -Concepção interacional de coerência: a coerência do texto conversacional situa-se nos movimentos interativos, que se realizam na elocução das expressões. -Trocas verbais: procedimentos colaborativos que incluem seções de abertura, seções de fechamento e desenvolvimento dos tópicos conversacionais (LEVINSON, 1983).

8 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Pares adjacentes: na origem das regras de seqüenciação. Regidos pelo princípio da pertinência condicional do enunciado. -Os pares adjacentes constituem a unidade fundamental do texto conversacional. -O que une os pares adjacentes é o estabelecimento de expectativas específicas que devem ser preenchidas, ao longo da interação.

9 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. Que procedimentos de mediação a distância podem ser adotados, tendo em vista o estabelecimento de pares adjacentes? -Para Koch (1997), o elemento central na produção do texto conversacional é a interação. -No texto conversacional, perguntas podem ser seguidas de respostas parciais, de rejeições das pressuposições das questões, da manifestação de ignorância da pergunta, de uma nova indagação...

10 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -No texto conversacional, o fluxo discursivo é marcado por uma sintaxe repleta de descontinuidades determinadas por fatores de ordem pragmática. Na mediação a distância, como manter o tópico central, em meio a um fluxo discursivo entremeado de diversas inserções e deslizamentos topicais (por exemplo, uma associação ou analogia que leva a outro tópico)?

11 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Inserções e reformulações: sempre presentes no texto conversacional (Koch, 1997). -Inserção: ocorre com a suspensão temporária do tópico em desenvolvimento. É válida para facilitar a compreensão do parceiro, para provocar o interesse do interlocutor, para criar uma atmosfera de intimidade e/ou cumplicidade, para apoiar o desenvolvimento de uma argumentação...

12 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Reformulação: concretiza-se em repetições e paráfrases. É válida para reforçar a argumentação e facilitar a compreensão. -Reformulação saneadora (ibid.): correções, reparos, repetições ou paráfrases inseridas para corrigir eventuais lacunas ou imprecisões conceituais. Na mediação a distância, como atentar ao momento e ao modo mais adequados para as inserções e reformulações?

13 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -Marcuschi (1998): a conversação apresenta uma organização fundamentada em estratégias de formação e coordenação, que se processa em um contínuo e coordenado esforço cooperativo. -No texto conversacional, o conjunto de conceitos partilhados (co-referencialidade) não é suficiente para o estabelecimento da coerência topical. Ao invés disso, a coerência topical é construída nos turnos, com a colaboração dos participantes.

14 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -No texto conversacional, a coerência não reside no encadeamento sucessivo dos turnos, mas no domínio do implícito e no jogo das relações interativas. -Na conversação online, o fluxo discursivo encontra-se repleto de descontinuidades - repetições, inserções, tópicos cruzados ou inconclusos, turnos sem resposta, dizeres paralelos, concatenações com dados implícitos - que se imbricam ao sentido global do texto, sem perturbar sua coerência. (SOARES, ibid.)

15 LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional. -O que interessa observar nos textos conversacionais, quanto à questão do tópico, é como os possíveis tópicos são introduzidos, ratificados e encerrados de forma colaborativa, como são iniciados e marcados os novos tópicos, ou rejeitados aqueles que são considerados fora, ou os que são mal colocados, ou ainda como eles são evitados. (SOARES, 2001, p. 159) Que implicações esta frase traz à nossa reflexão sobre metodologia de mediação a distância?

16 LUCILA PESCE Referências bibliográficas: CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES et al (org.). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, p KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, LEVINSON, Stephen. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, MARCUSCHI, Luiz Antonio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, SOARES, Izabel Cristina Rodrigues. Coerência e conversação: a construção do sentido no texto conversacional. In: OLIVEIRA e PAIVA, Vera Lúcia Menezes (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, (Estudos lingüísticos I). p


Carregar ppt "LUCILA PESCE Mediação a distância via Internet: refletindo sobre a construção do sentido no texto conversacional -Natureza interlocutiva do texto conversacional:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google