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Renovação conceitual de avaliação

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Apresentação em tema: "Renovação conceitual de avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Renovação conceitual de avaliação
ALVES, M. P. C. In: Currículo e avaliação: uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora, p Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

2 Avaliação educacional: panorama global
Cada sociedade exige, num dado momento histórico, um determinado sistema de avaliação. Mudanças ideológicas no campo educacional e repercussões na avaliação. Quatro períodos (Broadfoot, 1991): Ciência social com bases matemáticas: mentalidade aritmética e contabilística. Centrado na eficiência: tecnologia da testagem para mensurar a produtividade das escolas e professores. Compreensão e melhoria da prática educativa. Investigação nas escolas, vistas como organizações sociais educativas, com procedimentos de natureza qualitativa. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

3 Avaliação educacional: panorama global
Abordagens de avaliação: Da consciencialização (séc. XIX). Da psicometria ( ) – influência até hoje, como a valorização da avaliação formal (separada das demais atividades). Da congruência ( ) – avaliação como comparação entre os resultados previstos e os obtidos (Tyler). Avaliação deixa de limitar-se aos instrumentos de medida, para ser entendida como inerente ao processo de ensino-aprendizagem (não só desempenho do aluno, mas processo de ensino). Perspectiva tecnicista: currículo aplicado, variabilidade individual (ritmo e estilo de aprendizagem). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

4 Avaliação educacional: panorama global
Abordagens de avaliação: Da expansão ( ) – época do desenvolvimento dos centros de estudo e das associações especializadas em avaliação do sistema escolar. Dicotomia avaliação somativa / formativa. Da profissionalização (a partir de 1972) – avaliação com caráter sistemático. Etapas: Avaliação de contexto (identifica a situação). Avaliação de entrada (prever recursos e limitações, custos e benefícios). Avaliação do processo (acompanhamento do desenvolvimento). Avaliação do produto (em que medida cumpriu as finalidades?). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

5 Paradigmas e perspectivas atuais de avaliação
Três paradigmas (Rodrigues, 1998): Objetivista – avaliação como técnica (Tyler, 1949). Subjetivista – avaliação como prática (Kaufman, 1973; MacDonald, 1983). Dialético (ou interacionista) – avaliação como práxis (Ferry, 1983; Zeichner, 1983, dentre outros). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

6 Paradigmas e perspectivas atuais de avaliação
Paradigma objetivista: Influência behaviorista, currículo positivista (fins a atingir, desempenhos a observar, ao final da aprendizagem). Processos educativos como técnicas. Contextos e características dos formandos em segundo plano. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

7 Paradigmas e perspectivas atuais de avaliação
Teoria curricular técnico-racional – ensino responde às necessidades de desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade. Avaliação e controle externo. Caráter instrumental – ação social como técnica. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

8 Paradigmas e perspectivas atuais de avaliação
Paradigma subjetivista: Perspectiva prática de avaliação. Aluno como fonte do referencial de avaliação. Conhecimento integrado a elementos subjetivos. Avaliação com função de regulação, acompanhamento e auto-controle. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

9 Paradigmas e perspectivas atuais de avaliação
Paradigma crítico: Perspectiva dialética de avaliação. Postura emancipadora de avaliação (relação entre comportamentos e ações, pessoas, intenções e concepções). Superação do dualismo sujeito – objeto. Avaliação como construção e reconstrução, na interação do processo de desenvolvimento da avaliação. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

10 Questões para discussão
Caracterize os três paradigmas de avaliação? Qual a relação entre as concepções de conhecimento e os paradigmas de avaliação? Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

11 Concepções de ensino e de avaliação
Concepções pessoais influenciam as práticas de ensino e de avaliação e permitem, em certa medida, compreendê-las e explicá-las. Relações de continuidade, ainda que problemática, entre concepções e práticas. Elementos a analisar na construção das concepções do professor: - impacto do discurso oficial. - formação inicial. - imagem do bom aluno. - plano do professor (o previsto e o implementado). - escolhas (conteúdos refletem a pessoa que se deseja formar). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

12 Concepções de ensino e de avaliação
Elementos a analisar na construção das concepções do professor: - teorias curriculares – as concepções implicam uma tomada de posição do professor sobre: as finalidades do ensino, a natureza dos saberes a ensinar, o modo de aprendizagem do aluno, as situações de aprendizagem propostas. Vide figura 1, à p. 49. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

13 Concepções de ensino e de avaliação
Avaliação – atividade de comparação entre a produção observada e o modelo de referência do avaliador (produto desejado, produto normal, escala de medida – vide figura 2, à p. 50). Processo de ensino-avaliação e concepções dos professores são indissociáveis. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

14 Concepções de ensino e de avaliação
Referencial da avaliação certificativa: Norma de excelência: Interna à escola – fixada em função de um número mais reduzido de competências a atingir e leva em conta as características e as aprendizagens realizadas pelos alunos. Externa à escola – considera os parâmetros definidos em nível nacional. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

15 Concepções de ensino e de avaliação
Articulação concepções-práticas. Processo de avaliação é orientado pelas concepções do professor: no nível diagnóstico, das atividades e regulação das aprendizagens, da certificação das aquisições. As informações teóricas combinam-se na tomada de decisão curricular com as opções que são fruto da reflexão pessoal e da teorização da experiência. Para responder às situações imprevistas, o professor faz uso do seu habitus (figura 4, p. 55). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

16 Questões para discussão
Que elementos são importantes para se analisar as concepções dos professores? Qual a diferença entre a norma de excelência interna à escola e externa à escola? Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

17 Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação
Avaliação formativa Opõe-se à avaliação somativa. Ensino diferenciado, procedimentos de acompanhamento, reguladora. Objetivos: adequação entre o diagnóstico e o tratamento didático, dupla retroação: aluno – etapas vencidas e dificuldades a superar; professor – adequação do programa pedagógico e obstáculos a enfrentar. Regulação: do dispositivo pedagógico, da atividade do aluno. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

18 Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação
Avaliação formativa Etapas de operacionalização: Coleta de informações Interpretação das informações Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem Adaptação das atividades de ensino, em função da interpretação. Caráter formativo e positivo desta estratégia de avaliação. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

19 Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação
Avaliação formativa Concepções de avaliação formativa: Behaviorista – ligada à pedagogia por objetivos. Cognitivista – interessada nos processos mentais que intervêm entre a questão e a resposta. Diagnóstica – seleção de informações relativas às dificuldades de aprendizagem papel motor do aluno na gestão da avaliação). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

20 Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação
Avaliação formadora A avaliação formativa clássica não se volta suficientemente para as estratégias de aprendizagem do aluno (BONNIOL, 1986). Avaliação formadora participa o aluno na regulação das próprias atividades. Fases: Concepção: compreender o que se espera dele Antecipação: sobre o que será efetuado para atingir o objetivo Planificação: escolha de estratégia e procedimentos Execução: realização Avaliação: constitutiva da ação avaliativa. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

21 Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação
Avaliação formadora Aluno faz balanços intermediários (análise das razões dos avanços e das dificuldades), para readequações de percurso. Auto-avaliação como elemento central. Da regulação do professor (avaliação formativa), para a auto-regulação do aluno (avaliação formadora). Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

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Escola e competências Alerta sobre entusiasmos excessivos para com a abordagem pedagógica baseada em projetos – uma só abordagem pode pôr em risco as demais (debate científico e filosófico, trabalho individual, aulas expositivas...), que são igualmente importantes para a aprendizagem do aluno. Currículo por competências: Centrar-se nos alunos mais do que nos programas Cultura dialógica Avaliar a partir de questionamento e observação Aula como reflexo das vivências dos alunos Saberes na ação (identificar e resolver problemas, tomar decisões) Transferir e mobilizar as capacidades desenvolvidas para situações reais Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

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Escola e competências Objetivo de uma situação-problema – suscitar conflitos cognitivos. Desenvolver competências em situações de aprendizagem significativas para o aluno. Trabalhar por problemas e por projetos – postura reflexiva. Auto-avaliação – olhar crítico sobre si, apoiado em critérios de avaliação, negociados e apropriados, conduzindo a uma tomada de decisão pertinente e eficiente na base de um referencial interiorizado. Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

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Escola e competências Auto-avaliação: processo metacognitivo desenvolvimento da autonomia do aluno afirmação da identidade, sem ocultar a alteridade Regulações dinâmicas e interativas de formação Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação

25 Questões para discussão
Por que a avaliação formativa opõe-se à somativa? Quais as diferenças entre avaliação formativa e formadora? Qual a importância da auto-avaliação ao desenvolvimento da autonomia do aluno? Qual a pertinência do desenvolvimento do trabalho avaliativo para os cursos de EaD? Lucila Pesce/OAPI II/Conceitos avaliação


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