A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os animais peçonhentos são os responsáveis por vários tipos de acidentes, coletivamente denominados empeçonhamentos ou zoonoses iógenes, que se traduzem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os animais peçonhentos são os responsáveis por vários tipos de acidentes, coletivamente denominados empeçonhamentos ou zoonoses iógenes, que se traduzem."— Transcrição da apresentação:

1 Os animais peçonhentos são os responsáveis por vários tipos de acidentes, coletivamente denominados empeçonhamentos ou zoonoses iógenes, que se traduzem por quadros clínicos peculiares (Moraes, 2000) Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha ou veneno????

2 A definição de peçonha e veneno fudamenta-se origem Via de ação Animal Vegetal Mineral Sintética Oral Parenteral

3 Entende-se por animais peçonhetos, certas espécies de vertebrados e invertebrados que, são capazes de produzir peçonha que se mostra ativa, em geral, por via parenteral. A peçonha é produzida por glândulas especiais e inoculada por um órgão especializado Por que esses animais produzem peçonha?? Para imobilizar suas vítimas como estratégias de defesaouObtenção de alimento

4 Na interação Homem Animais Peçonhentos Agressão Mecanismos de agressão Local ( dor, edema, necrose e gangrena Geral ( ações neurotóxica,proteolítica e hemolítica) X

5

6 Acidentes por Himenópteros -Hymenópteros peçonhentos de importância médica Abelhas, vespas e formigas lava-pés Característica do acidente Casos graves: edema de glote ou choque anafilático Dor intensa Epidemiologia: casos a partir de 1957, após a introdução de abelhas africanas no territoório nacional. 1.Etiopatogenia

7 Aparelho de veneno Aminas biogênicas: bradicinina e histaminas Peptídeos: aminas Enzimas: fosfolipases e hialuronidases Composição da peçonha Uma mistura complexa de :


Carregar ppt "Os animais peçonhentos são os responsáveis por vários tipos de acidentes, coletivamente denominados empeçonhamentos ou zoonoses iógenes, que se traduzem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google