A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual o objetivo? Aprender e divulgar um pouco mais sobre esse bem vital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual o objetivo? Aprender e divulgar um pouco mais sobre esse bem vital."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Qual o objetivo? Aprender e divulgar um pouco mais sobre esse bem vital.

4 1. Dados Estatísticos 2. Cuidados Diários 3. Números Curiosos 4. Números Mundiais 5. Poluição 6. Participantes 7. Mensagem Final

5 O que devemos saber sobre a água?

6 - 20% das espécies aquáticas de água fresca já estão extintas ou em vias de extinção. - As doenças geradas pelo consumo de água contaminada matam em torno de 4 milhões de crianças por ano. - Por ano, 330 milhões de metros cúbicos de água evaporam- se dos oceanos milhões de metros cúbicos de água evaporam-se do solo todos os anos. - Anualmente, 100 milhões de metros cúbicos de água caem na Terra em forma de precipitação.

7 - A água em nosso planeta é subdividida da seguinte forma, veja a tabela: Distribuição da água no planetaA cada 1000 L 97,5% nos oceanos 1,8% em geleiras 975 L 18 L 0,6% nas camadas subterrâneas6 L 0,015% nos lagos e rios 0,005% de umidade no solo 150 mL 50 mL 0,0009% em forma de vapor na atmosfera9 mL 0,00004% na matéria viva0,4 mL

8 - De toda a água potável existente na Terra, você sabe onde está a maior reserva desta riqueza? No Brasil, que detêm 8,0% deste tesouro. Ela encontra-se principalmente na bacia amazônica e no subsolo. - Sabe quem mais polui a água no Brasil? A maioria dos municípios com suas improbidades ambientais. - Desde 1995 que o comércio de água mineral cresce 15 % ao ano no Brasil. - Existe uma previsão de venda de um bilhão de litros a mais que em A ONU confirma a previsão de guerras no Oriente, próximas do ano de 2021, causadas por disputas por fontes de água potável milhões de seres humanos ainda não têm acesso a água potável.

9 Água no corpo humano A água representa 70% da massa do corpo humano. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água.

10 O que devemos fazer em casa para não desperdiçar água?

11 No BANHEIRO : Escove os dentes com a torneira fechada. Abra apenas para enxaguar a boca e limpar a escova. No banho use o chuveiro para se molhar e para retirar o sabonete do corpo. Você economiza água e energia. COZINHA : Não mantenha a torneira aberta ao lavar a louça. Use e feche enquanto estiver ensaboando os objetos. As lavadoras automáticas de louça devem ser usadas na sua capacidade total. Economizam água e energia. AO LAVAR ROUPAS : Em máquinas de lavar utilize toda a capacidade do aparelho e não lave aos poucos. No tanque não deixe a torneira aberta o tempo todo. Depois de enxaguar as roupas, use a água para lavar o quintal. Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, seiscentos litros; com balde, aproximadamente sessenta litros.

12 Existem mais informações interessantes e importantes sobre a água?

13 · 90% da água potável disponível nos países subdesenvolvidos é usada na agricultura. · Cada pessoa precisa de 50 litros de água por dia para suas necessidades básicas. · Cultivar um quilo de arroz normalmente consome litros de água. · Uma pessoa come, em média, 58 quilos de arroz por ano. · Fabricar a farinha utilizada para assar um pão francês consome 70 litros de água. · A produção de um litro de cerveja consome 25 litros de água. Fonte: CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research)

14 E a água no mundo como está?

15 O preço médio da água encanada no mundo é de US$ 1,80 por m 3. A falta desse sistema encarece o abastecimento. Cidades como Bangladesh chegam a pagar 250 vezes mais pela água transportada em caminhões. No México, o fornecimento é oficialmente gratuito, mas os motoristas só entregam a água mediante pagamentos informais. Ter um reservatório em casa indica desperdício. Quem tem um consome 250 litros diários --20 vezes o consumo de quem recebe a água em vasilhas. A falta de água potável e saneamento básico mata crianças por dia em todo o mundo. Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,2 milhões de pessoas morrem todo ano e metade dos leitos hospitalares em todo o mundo estão ocupados por pacientes com doenças causadas pela escassez desses recursos.

16 Como está a qualidade da Água que usamos e bebemos?

17

18 Existem diversas formas de poluição das águas do planeta. Metais pesados, petróleo, esgotos industriais, domésticos, agrotóxicos, etc. A poluição das águas devido as atividades humanas aumentou vertiginosa-mente nos últimos 50 anos. Os oceanos recebem por ano t de metais pesados, t só de mercúrio

19 Controle da poluição Evitar poluir novamente o meio ambiente. Ter consciência da necessidade de diminuir o volume de detritos gerados. Proteger áreas de mananciais da ocupação humana. Implantar métodos mais eficientes de irrigação minimizando o desperdício da água utilizada na agricultura.

20 Alunos do 1º Ensino Médio, Professor Valdeci (Matemática), Colaboradores: Diego e Carolina 3º Ensino Médio, Amélia e Gabriela.

21 O homem deve estar sempre atento às coisas que acontecem ao seu redor, principalmente com o meio ambiente. A ÁGUA é um fator de fundamental importância, sem ela não somos nada. Por isso devemos usá-la com consciência, para nunca faltar. Para nós e nossos descendentes! Obrigado pela visita!


Carregar ppt "Qual o objetivo? Aprender e divulgar um pouco mais sobre esse bem vital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google