A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso."— Transcrição da apresentação:

1 MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert

2 Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso extremamente organizado e complexo. Neste universo existem seres capazes de nos fazer reféns causando-nos as mais variadas doenças, os microorganismos. Microbiologia é a ciência que estuda os microorganismos, formas de vida que só podem ser vistas com o auxílio do microscópio. São eles:vírus, bactérias, cianobactérias, protozoários, algas e fungos unicelulares. Pesquisas de saúde pública mostram que a maioria da população em geral necessita de informações e orientações sobre transmissão e prevenção de doenças causadas por microorganismos.

3 Tarefa Imaginem que você e sua equipe, foram convidados pela prefeitura da cidade onde moram, para dar orientações de "Como prevenir doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos, a uma comunidade de pessoas de baixo nível sócio-econômica- cultural. Para tanto, é necessário a confecção de um folheto explicativo. Como vocês farão para que essa população acredite na existência desses habitantes microscópicos, invisíveis aos nossos olhos e muito mais organizados que nós?

4 Processo Montar 4 grupos : Montar 4 grupos : 1. Grupo A – Vírus 2. Grupo B – Bactérias *inserir tabela 3. Grupo C - Protozoários 4. Grupo D – Fungos unicelulares * Cada grupo preencherá uma tabela com informações sobre as principais doenças causadas pelo microorganismo escolhido pelo grupo, para a construção do folheto explicativo; * Cada grupo preencherá uma tabela com informações sobre as principais doenças causadas pelo microorganismo escolhido pelo grupo, para a construção do folheto explicativo; *Fazer um glossário no final do folheto *Fazer um glossário no final do folheto *O folheto explicativo poderá ser feito no formato história em quadrinhos, jornal, panfleto, folder, etc. *O folheto explicativo poderá ser feito no formato história em quadrinhos, jornal, panfleto, folder, etc. *Pesquisar em sites, bibliotecas (livros, revistas e dicionários) *Pesquisar em sites, bibliotecas (livros, revistas e dicionários)

5 Recursos http://www.abcdasaude.com.br/ http://www.saude.sc.gov.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_pri ncipal http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_pri ncipal

6 Avaliação #Criatividade #Linguagem clara e precisa #Confecção do glossário #Riqueza de informações científicas #Estrutura e layout do folheto explicativo

7 Conclusão Com o desenvolvimento desse tema você foi capaz de transformar-se em multiplicador de informações neces- sárias à população para a prevenção de doenças causadas por microor- ganismos. Espero que você tenha aprendido muito e principalmente acreditado que: "Nós não estamos sozinhos!" "Nós não estamos sozinhos!"

8 Créditos Web Quest construída durante o curso de Especialização em Docência na Educação, ministrado pelo professor Luis Carlos Neitzel no dia de 28/07/2007 na Escola Monteiro Lobato.


Carregar ppt "MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google