A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira

2 Apresentação do trabalho O tema proposto nasce do meu trabalho de mestrado Processos educativos, inclusão digital e arte digital: dimensões que dialogam, orientado pelo professor Adriano Canabarro Teixeira e pela professora Graciela Gomermezzano, vinculado à Universidade de Passo Fundo.

3 O trabalho busca enfatizar a importância de experiências com a arte digital no processo educativo do sujeito em formação.

4 Mas... que arte digital é essa?

5

6 Muitos autores chamam de arte eletrônica, arte tecnológica, arte da rede, ciberarte etc. Mas a arte digital que me refiro, é apenas a arte do nosso tempo, em que a interatividade e a colaboração são fundantes formais da obra.

7 -Preconceito às tecnologias; -A má formação acadêmica dos professores pelos cursos de licenciatura; -A falta de equipamentos nas escolas; -A idéia de que existem coisas mais importantes que inclusão digital sobretudo através da arte. - Oficialmente as artes do nosso tempo, são colocadas em segundo plano pelos Parâmetros curriculares nacionais. Algumas pedras no caminho

8 Parâmetros Curriculares Nacionais As Artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial) incluem também outras modalidades que resultam do avanço tecnológico e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance. (1997, pag.61). A educação em artes visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e expressões relacionados aos materiais, às técnicas e as formas visuais de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. (1997 pag.61)

9 Rede + Arte = colaboração Interatividade Autonomia liberdade interação

10 Arte Digital = + ou- Diálogo Respeito Sensibilidade Diversidade Criatividade Cooperação Multiplicidade

11 O que é o Twiki? Criador: Peter Thoeny

12 A simplicidade da linguagem do Twiki - Para fazer uma palavra um link é só escrever ela dentro de 04 colchetes. Ex.: [[palavra]] - Para fazer uma tabela, use esses tracinhos verticais: | | | | - Para fazer um marcador, coloque três espaços e um asterisco * - Para colocar a palavra mais escura, coloque um asterisco na frente e outro atrás assim: *palavra* - Para fazer uma linha é só colocar três ou mais traços assim: Para fazer uma estrelinha escreva: %S% - Para fazer um V de Visto, escreva assim : %Y% - Para fazer uma seta é só escrever assim %M% - Para fazer uma lâmpada é só escrever assim %T% - Para fazer um sinal de alerta é só escrever assim %X% - Para fazer uma caneta é só escrever assim %P%

13

14 O que o Twiki possibilita na Linguagem artística digital A produção de obras colaborativas sem precisar de um programador; A criação de projetos de Web Arte, poesias, arte conceitual, arte abstrata, usando a linguagem do Twiki. A veiculação das obras; A interatividade, inerente na arte digital; Aguça a criatividade, fazendo o sujeito a buscar mecanismos de expressão.

15


Carregar ppt "Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google