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ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL RESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL 2.

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Apresentação em tema: "ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL RESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL 2."— Transcrição da apresentação:

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2 ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL RESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL 2

3 Fundado em 12 de agosto de 1994 Departamento de Eng. Civil - UFSC Desenvolve consultorias na área de Engenharia Civil 3 O EPEC

4 ESTRUTURA INTERNA Presidência Marketing Jurídico- FinanceiroAdministrativa RH 4 ProjetosMarketing Jurídico- FinanceiroAdministrativa Projetos DIRETORIAS ASSESSORIAS RH Est. Psi.

5 5 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS Falta de autonomiaFragmentação do raciocínio Níveis HierárquicosÁreas

6 6 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS Níveis Hierárquicos Falta de autonomia Áreas Fragmentação do raciocínio

7 7 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS Falta de autonomia; Falta de interação; Lentidão; Resultados Insatisfatórios.

8 ESTRUTURA INTERNA Presidência Marketing Jurídico- FinanceiroAdministrativa RH 8 ProjetosMarketing Jurídico- FinanceiroAdministrativa Projetos DIRETORIAS ASSESSORIAS RH Est. Psi.

9 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS Liderança: –Poucos assessores nas diretorias = Dificuldade dirigir (diretor-assessor); –grande rotatividade + falta de gestão do conhecimento = Deficiência na formação de futuros líderes (treinamento ineficiente); –Dificuldade no recrutamento de diretores = 6/15 líderes. Agilidade: –Falta de agilidade na tomada de decisão = dependência de aval superior –Lentidão no desenvolvimento de atividades que envolvam mais que uma diretoria = Comunicação horizontal deficiente. Motivação: –Fácil desmotivação pela execução das mesmas atividades por uma gestão; –Desmotivação pela falta de contato com os projetos desenvolvidos; –Desmotivação pelo excesso de atividades burocráticas. 9

10 MISSÃO (P.E. - Agosto de 2003) Formar profissionais empreendedores com capacitação pessoal e responsabilidade social, através da prestação de serviços em Engenharia Civil, interagindo com empresários juniores, acadêmicos, sociedade e empresariado. VISÃO (P.E. - Agosto de 2003) Ser referência pela qualidade dos serviços prestados e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. VALORES (Dinâmica - Abril de 2004) coesão bom – senso 10 REVISÃO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES valorização humana aprendizado/conhecimento

11 OBJETIVOS DO EPEC Busca a aplicação de conhecimentos teóricos; A formação de novos empreendedores; A formação de líderes; O desenvolvimento do trabalho em equipe; O contato precoce com o mercado de trabalho. 11

12 CONCLUSÕES DA ANÁLISE Havia necessidade de voltar a empresa para os Projetos; Utilizar um organograma que possibilite maior aprendizado e experiência; Mostrar de forma mais clara, todas as etapas que envolvem um projeto; Seria preciso criar uma política de união, respeito, cooperação e motivação; um ambiente sem fronteiras, que instigue a formação de líderes empreendedores. 12

13 NOVA ESTRUTURA INTERNA 13 Presidente Membros Executivos Assessoria de Pscicologia Gerente de Mercado Gerente Administrativo

14 GERENTE Motiva a equipe, provê recursos. Habilidade e liderar encorajando a equipe. Capacidade de ouvir, dando sentido e profundidade ao que os outros tem a dizer. 14

15 MEMBROS EXECUTIVOS Proativo, flexível. Exercitam a autonomia responsável. Tem liberdade para dar ênfase nas atividades que envolvem seus talentos. 15

16 RESPONSABILIDADES Presidência: –Motiva a equipe; –Coordena as áreas funcionais da Empresa; –Representa a Empresa; –Auxilia na elaboração do P.E. bem como, controla junto aos gerentes sua implementação; –Garante o desenvolvimento do conhecimento, bem como sua transmissão. 16

17 PERFIL DOS LÍDERES Adaptabilidade: habilidade para adequar-se às diferentes situações a fim de atender às necessidades de mudança do ambiente em que está inserido e tolerar à frustração. Comunicação: capacidade de compartilhar informações de forma clara e construtiva. Comprometimento: eficiência e determinação alinhados com os resultados e sucesso da organização. Flexibilidade: habilidade em aceitar diferentes pontos de vista a fim de aumentar o desempenho. Liderança: expressa seus pontos de vista a fim de impactar/ influenciar na tomada de decisão; catalisador para mudança e melhoria contínua; postura de liderança na relação 17

18 PERFIL DOS LÍDERES Relacionamento Interpessoal: capacidade para estabelecer relacionamentos, dentro e fora da organização. Saber lidar com pessoas, ser sensível, ter feeling. Inovação: visão para desenvolver ou identificar idéias práticas, fazendo coisas novas ou de maneira diferente de modo a aprimorar os processos já existentes. Acessibilidade: estar acessível à solicitação dos membros e se mostrar disponível para auxiliar. 18

19 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Presidência: –Redação e Gramática; –Técnicas de Apresentação; –Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); –Planejamento Estratégico; –Gestão de Pessoas; –Indicadores de Desempenho. 19

20 RESPONSABILIDADES Gerência de Mercado: –busca, executa e divulga projetos externos. 20 Projetos Externos Gerência de Mercado Ações de Marketing Pré projetoPós VendaNegociaçãoGerenciamento

21 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Gerência de Mercado: –Redação e Gramática; –Técnicas de Apresentação; –Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); –Planejamento Estratégico; –Gestão de Pessoas; –Gerenciamento de Projetos; –Técnicas de Negociação; –Indicadores de Desempenho; –Análise Mercadológica. 21

22 RESPONSABILIDADES Gerência Administrativa: –Garante condições plenas para o bom funcionamento da Empresa no que tange: infra-estrutura, finanças, recursos humanos e desenvolvimento. 22 Gerência Administrativa Jurídico-Financeira Gestão Jurídica Gestão Financeira InovaçãoOrganização, Estrutura Física Recrutamento, Seleção, Treinamento Motivação, Relacionamento Recursos Humanos Desenvolvimento

23 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Gerência Administrativo: –Redação e Gramática; –Técnicas de Apresentação; –Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); –Planejamento Estratégico; –Gestão de Pessoas; –Gerenciamento de Projetos; –Sistemas de melhorias (5S); –Indicadores de Desempenho; –Contabilidade; –Legislação; –Seleção e treinamento. 23

24 FUNCIONAMENTO Todas as atividades da Empresa estarão envolvidas em: ATIVIDADES ROTINEIRAS –As responsabilidades serão incumbidas sob regime rotativo. PROJETOS (INTERNOS E EXTERNOS) –Formar equipes para desenvolver projetos internos e externos; –Permitir maior experiência de liderança; –O desenvolvimento do trabalho em equipe. 24

25 RESULTADOS ESPERADOS Liderança: –A liderança de projetos propiciará aos membros, experiência na gestão de projetos diversos e de pessoas; –Gerentes terão a experiência de coordenar equipes e liderar grandes grupos; –A mescla de membros mais e menos experientes, propiciará a gestão do conhecimento; –A Empresa terá menor dependência por grandes líderes = 3/15. Agilidade: –Haverá maior agilidade na tomada de decisão = os membros serão os verdadeiros responsáveis pela Empresa; –As equipes serão responsáveis por todo desenvolvimento operacional dos Projetos = mais agilidade, mais aprendizado, maior conscientização da importância das atividades administrativas. 25

26 RESULTADOS ESPERADOS Motivação: –Haverá maior interação e melhor comunicação = união; –As pessoas terão oportunidade de desenvolver atividades em diversas áreas; –Só sobreviverá a burocracia realmente necessária. 26

27 ADMINISTRADOR DO FUTURO Trabalhar em equipe (entender de gente) Foco na ação (ser proativo) Foco no resultado (capacidade de realização) Visão (olhar à frente) Polivalência (flexibilidade) Criatividade (buscar soluções inusitadas) Curiosidade (ter fome de conhecimento) REVISTA VOCÊ/SA - XX de

28 FIM

29 CONTATO Fernando R. Gualberto DIRETOR PRESIDENTE GESTÃO 2003/2004


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