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ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL

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Apresentação em tema: "ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL"— Transcrição da apresentação:

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2 ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL
RESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL ESCRITÓRIO PILOTO DE ENGENHARIA CIVIL 2

3 O EPEC Fundado em 12 de agosto de 1994
Departamento de Eng. Civil - UFSC Desenvolve consultorias na área de Engenharia Civil 3

4 ESTRUTURA INTERNA 4 Presidência Projetos Marketing
DIRETORIAS Projetos Marketing Jurídico- Financeiro Administrativa RH Est. Psi. ASSESSORIAS Projetos Marketing Jurídico- Financeiro Administrativa RH 4

5 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
Níveis Hierárquicos Áreas Falta de autonomia Fragmentação do raciocínio 5

6 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
Áreas Fragmentação do raciocínio Níveis Hierárquicos Falta de autonomia 6

7 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
Falta de autonomia; Falta de interação; Lentidão; Resultados Insatisfatórios. 7

8 ESTRUTURA INTERNA 8 Presidência Projetos Marketing
DIRETORIAS Projetos Marketing Jurídico- Financeiro Administrativa RH Est. Psi. ASSESSORIAS Projetos Marketing Jurídico- Financeiro Administrativa RH 8

9 IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
Liderança: Poucos assessores nas diretorias = Dificuldade dirigir (diretor-assessor); grande rotatividade + falta de gestão do conhecimento = Deficiência na formação de futuros líderes (treinamento ineficiente); Dificuldade no recrutamento de diretores = 6/15 líderes. Agilidade: Falta de agilidade na tomada de decisão = dependência de aval superior Lentidão no desenvolvimento de atividades que envolvam mais que uma diretoria = Comunicação horizontal deficiente. Motivação: Fácil desmotivação pela execução das mesmas atividades por uma gestão; Desmotivação pela falta de contato com os projetos desenvolvidos; Desmotivação pelo excesso de atividades burocráticas. 9

10 REVISÃO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO (P.E. - Agosto de 2003) “Formar profissionais empreendedores com capacitação pessoal e responsabilidade social, através da prestação de serviços em Engenharia Civil, interagindo com empresários juniores, acadêmicos, sociedade e empresariado”. VISÃO (P.E. - Agosto de 2003) “Ser referência pela qualidade dos serviços prestados e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”. VALORES (Dinâmica - Abril de 2004) coesão bom – senso valorização humana aprendizado/conhecimento 10

11 Busca a aplicação de conhecimentos teóricos;
OBJETIVOS DO EPEC Busca a aplicação de conhecimentos teóricos; A formação de novos empreendedores; A formação de líderes; O desenvolvimento do trabalho em equipe; O contato precoce com o mercado de trabalho. 11

12 Havia necessidade de voltar a empresa para os Projetos;
CONCLUSÕES DA ANÁLISE Havia necessidade de voltar a empresa para os Projetos; Utilizar um organograma que possibilite maior aprendizado e experiência; Mostrar de forma mais clara, todas as etapas que envolvem um projeto; Seria preciso criar uma política de união, respeito, cooperação e motivação; um ambiente sem fronteiras, que instigue a formação de líderes empreendedores. 12

13 NOVA ESTRUTURA INTERNA
Presidente Assessoria de Pscicologia Gerente de Mercado Gerente Administrativo Membros Executivos 13

14 GERENTE Motiva a equipe, provê recursos.
Habilidade e liderar encorajando a equipe. Capacidade de ouvir, dando sentido e profundidade ao que os outros tem a dizer. 14

15 MEMBROS EXECUTIVOS Proativo, flexível.
Exercitam a autonomia responsável. Tem liberdade para dar ênfase nas atividades que envolvem seus talentos. 15

16 Presidência: RESPONSABILIDADES Motiva a equipe;
Coordena as áreas funcionais da Empresa; Representa a Empresa; Auxilia na elaboração do P.E. bem como, controla junto aos gerentes sua implementação; Garante o desenvolvimento do conhecimento , bem como sua transmissão. 16

17 PERFIL DOS LÍDERES Adaptabilidade: habilidade para adequar-se às diferentes situações a fim de atender às necessidades de mudança do ambiente em que está inserido e tolerar à frustração. Comunicação: capacidade de compartilhar informações de forma clara e construtiva. Comprometimento: eficiência e determinação alinhados com os resultados e sucesso da organização. Flexibilidade: habilidade em aceitar diferentes pontos de vista a fim de aumentar o desempenho. Liderança: expressa seus pontos de vista a fim de impactar/ influenciar na tomada de decisão; catalisador para mudança e melhoria contínua; postura de liderança na relação 17

18 PERFIL DOS LÍDERES Relacionamento Interpessoal: capacidade para estabelecer relacionamentos, dentro e fora da organização. Saber lidar com pessoas, ser sensível, ter feeling. Inovação: visão para desenvolver ou identificar idéias práticas, fazendo coisas novas ou de maneira diferente de modo a aprimorar os processos já existentes. Acessibilidade: estar acessível à solicitação dos membros e se mostrar disponível para auxiliar. 18

19 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Presidência: Redação e Gramática; Técnicas de Apresentação; Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); Planejamento Estratégico; Gestão de Pessoas; Indicadores de Desempenho. 19

20 Gerência de Mercado: RESPONSABILIDADES
busca, executa e divulga projetos externos. Gerência de Mercado Ações de Marketing Projetos Externos Pré projeto Pós Venda Negociação Gerenciamento 20

21 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Gerência de Mercado: Redação e Gramática; Técnicas de Apresentação; Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); Planejamento Estratégico; Gestão de Pessoas; Gerenciamento de Projetos; Técnicas de Negociação; Indicadores de Desempenho; Análise Mercadológica. 21

22 Gerência Administrativa:
RESPONSABILIDADES Gerência Administrativa: Garante condições plenas para o bom funcionamento da Empresa no que tange: infra-estrutura, finanças, recursos humanos e desenvolvimento. Gerência Administrativa Jurídico-Financeira Desenvolvimento Recursos Humanos Gestão Jurídica Gestão Financeira Inovação Organização, Estrutura Física Recrutamento, Seleção, Treinamento Motivação, Relacionamento 22

23 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Gerência Administrativo: Redação e Gramática; Técnicas de Apresentação; Métodos de Soluções de Problemas (PDCA); Planejamento Estratégico; Gestão de Pessoas; Gerenciamento de Projetos; Sistemas de melhorias (5S); Indicadores de Desempenho; Contabilidade; Legislação; Seleção e treinamento. 23

24 FUNCIONAMENTO Todas as atividades da Empresa estarão envolvidas em: ATIVIDADES ROTINEIRAS As responsabilidades serão incumbidas sob regime rotativo. PROJETOS (INTERNOS E EXTERNOS) Formar equipes para desenvolver projetos internos e externos; Permitir maior experiência de liderança; O desenvolvimento do trabalho em equipe. 24

25 Liderança: Agilidade: RESULTADOS ESPERADOS
A liderança de projetos propiciará aos membros, experiência na gestão de projetos diversos e de pessoas; Gerentes terão a experiência de coordenar equipes e liderar grandes grupos; A mescla de membros mais e menos experientes, propiciará a gestão do conhecimento; A Empresa terá “menor dependência” por grandes líderes = 3/15. Agilidade: Haverá maior agilidade na tomada de decisão = os membros serão os verdadeiros responsáveis pela Empresa; As equipes serão responsáveis por todo desenvolvimento operacional dos Projetos = mais agilidade, mais aprendizado, maior conscientização da importância das atividades administrativas. 25

26 Motivação: RESULTADOS ESPERADOS
Haverá maior interação e melhor comunicação = união; As pessoas terão oportunidade de desenvolver atividades em diversas áreas; Só sobreviverá a burocracia realmente necessária. 26

27 ADMINISTRADOR DO FUTURO
Trabalhar em equipe (entender de gente) Foco na ação (ser proativo) Foco no resultado (capacidade de realização) Visão (olhar à frente) Polivalência (flexibilidade) Criatividade (buscar soluções inusitadas) Curiosidade (ter fome de conhecimento) REVISTA VOCÊ/SA - XX de 2004. 27

28 FIM

29 CONTATO www.epec.ufsc.br epec@ecv.ufsc.br Fernando R. Gualberto
DIRETOR PRESIDENTE GESTÃO 2003/2004


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