A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MIGUEL DE CERVANTES BREVE HISTÓRICO Prof. Ricardo B. Wotckoski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MIGUEL DE CERVANTES BREVE HISTÓRICO Prof. Ricardo B. Wotckoski."— Transcrição da apresentação:

1

2 MIGUEL DE CERVANTES BREVE HISTÓRICO Prof. Ricardo B. Wotckoski

3 FEIRA DE CULTURA ESPANHOLA A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Possui também os arquipélogos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França. Sua capital é Madri.

4 MIGUEL DE CERVANTES O autor de Dom Quixote

5 CERVANTES E SUA ÉPOCA - Colonização de novas terras e surgimento do Capitalismo ; Estamos no início da Idade Moderna: - Grandes navegações e descoberta de novos continentes; - Começam a se formar os grandes Estados modernos; - A Igreja passa pela Reforma e Contra-Reforma; - O movimento artístico, intelectual e LITERÁRIO é intenso.

6 A ESPANHA DO SÉCULO XVI A Espanha, sob o reinado de Carlos V, está em envolvida em guerras contra os mouros no norte da África. Nesse cenário nasce em Alcalá de Henares, Castilha, em 1547, Miguel de Cervantes.

7 ALCALÁ DE HENARES, CIDADE NATAL DE CERVANTES Município da Espanha na província de Madri, foi onde Miguel de Cervantes y Saavedra nasceu e passou sua infância.

8 1567 Escreve seu primeiro poema, em homenagem a Isabel de Valois, esposa de Filipe II, rei da Espanha. À MORTE DA RAINHA DONA ISABEL DE VALOIS Aqui, o valor da espanhola terra, Aqui, o primor da francesa gente, Aqui quem concordou com o diferente, De oliva coroando aquela guerra; Neste curto espaço vê que se encerra Nosso brilhoso lustre do Ocidente; Aqui jaz acabada a excelente Causa que nosso bem todo desterra. Olha de quem do mundo é a pujança, E como da mais pura e alegre vida A morte sempre consegue a vitória. Olha também a bem-aventurança Que goza nossa Esposa esclarecida No eterno reino da sagrada glória.

9 Nápoles, Itália Ainda jovem, embarca para Nápoles e lá se alista no exército, lutando contra os turcos. Na batalha de Lepanto, Cervantes é ferido e perde os movimentos da mão esquerda.

10 1575 Quando retornava para a Espanha, o navio onde estava foi atacado por piratas argelinos. Feito prisioneiro, Cervantes ficou cativo durante cinco anos na Argélia.

11 1580- De volta à Espanha, Cervantes encontra seu país na miséria. Viaja por toda a Espanha, trabalhando como cobrador de impostos. Como tal, foi acusado de corrupção e preso três vezes. Casa de Cervantes próxima à Madri

12 Em 1613 e 1614, publica Novelas Exemplares e Viagem ao Parnaso. E em 1615, a segunda parte de Dom Quixote de la Mancha. Em 1605, Cervantes publica a 1 a parte de Dom Quixote de la Mancha.

13 Miguel de Cervantes morreu no dia 23 de abril de 1616, um ano após completar Dom Quixote. Apesar de conhecido, morreu pobre.

14 Prof. Ricardo Boone Wotckoski


Carregar ppt "MIGUEL DE CERVANTES BREVE HISTÓRICO Prof. Ricardo B. Wotckoski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google