A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica 2,3 Dr.José de Jesus Neves Júnior A BORRACHA Sétimo ano turma C Realizado por: Nataly Ribeiro nº22 Solange Guerreiro nº23 Prof. José Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica 2,3 Dr.José de Jesus Neves Júnior A BORRACHA Sétimo ano turma C Realizado por: Nataly Ribeiro nº22 Solange Guerreiro nº23 Prof. José Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica 2,3 Dr.José de Jesus Neves Júnior A BORRACHA Sétimo ano turma C Realizado por: Nataly Ribeiro nº22 Solange Guerreiro nº23 Prof. José Maria Educação Tecnológica

2 A borracha natural e sintética. A borracha natural é o produto primário do cozimento do nhé látex da seringueira. Hoje, a borracha sintética, concorrente do elastómero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. O chamado ciclo da borracha é parte influente da história económica e social do Brasil, notadamente da região da Amazónia na qual, a partir da extracção e comercialização da borracha, ocorreu grande expansão na colonização desta região do Brasil, atraindo riqueza e causando transformação cultural e social e grande impulso à cidade de Manaus, até hoje maior centro e capital do estado do Amazonas. Na primeira década do século XX, ocorreu um grande desenvolvimento da extracção da borracha, na região Norte, reflexo principalmente da grande produção de pneumáticos necessários à industria automobilística em expansão. A partir de 1912, a borracha entrou em declínio, em função da concorrência estrangeira, notadamente a inglesa, com suas plantações na Ásia.

3 Constituição da borracha Borracha Natural: A borracha natural que vem do látex é, na maior parte, isopreno polimerizado com uma percentagem pequena de impurezas. Isto limita a variedade de propriedades disponíveis. Também, há limitações nas proporções de ligações duplas cis e trans resultantes dos métodos de polimerização do látex natural, que limita também as propriedades disponíveis da borracha natural, embora a adição do enxofre e a vulcanização sejam usados para melhorá-las. Borracha Sintética: A borracha sintética pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros, incluindo o isopreno (2-metil-1,3- butadieno), o 1,3-butadieno, o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno), e o isobutileno (metilpropeno) com uma porcentagem pequena do isopreno para o cross-linking.

4 O ciclo da borracha O Ciclo da borracha constituiu uma parte importante da história económica e social do Brasil, estando relacionado com a extracção e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazónica, proporcionando grande expansão na colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso à cidade de Manaus, Porto Velho e principalmente à cidade de Belém, até hoje maiores centros e capitais de seus Estados, Amazonas, Rondônia e Pará, respectivamente. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 a 1945.

5 A seringueira A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extractivo e o ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazónica, até que grandes hortos fossem plantados para fins de exploração, por ingleses, no continente africano tropical, na Malásia e no Sri Lanka.

6 O que é o látex O látex é uma secreção esbranquiçada, ou raramente amarelada produzida por algumas plantas como a papoila e a seringueira, quando seus caules são feridos e que tem a função de, uma vez se consolidada com a oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado, por onde fluiu.

7 Conclusão Aprendemos muito com este trabalho porque foi interessante e foi útil para nós sabermos o que utilizamos.


Carregar ppt "Escola Básica 2,3 Dr.José de Jesus Neves Júnior A BORRACHA Sétimo ano turma C Realizado por: Nataly Ribeiro nº22 Solange Guerreiro nº23 Prof. José Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google