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Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
“Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações , com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional” (Robbins,2002) Comportamento Organizacional

2 As Dimensões do Estudo do Comportamento Organizacional
Psicologia – estudo do indivíduo, numa tentativa de medir e explicar as razões de seu comportamento, bem como prever e até modificar comportamentos futuros; Sociologia – “estudo das relações entre as pessoas;” (Robbins, 2002) Antropologia – “estudo da sociedade para a compreensão dos seres humanos e suas atividades.” (Robbins, 2002) Comportamento Organizacional

3 Comportamento Organizacional
Administrar, hoje em dia, poderia ser mais bem definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade! Comportamento Organizacional

4 Comportamento Organizacional
Executivos – pessoas cujo papel principal dentro de uma organização é o alcance de objetivos por meio do trabalho de outras pessoas. Organização – “uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente continua, com o intuito de atingir um objetivo comum.” (Robbins, 2002) Comportamento Organizacional

5 Comportamento Organizacional
Planejamento – definição de objetivos e identificação de estratégias para o alcance dos mesmos, buscando coordenar todas as variáveis presentes neste processo. Comportamento Organizacional

6 Comportamento Organizacional
“Liderança - inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho das pessoas, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos. Controle - O monitoramento das atividades, para assegurar que sejam realizadas como o planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.” (Robbins, 2002) Comportamento Organizacional

7 Comportamento Organizacional
Funções dos Executivos: Relacionamento interpessoal, Informação e Decisão Habilidades dos Executivos: Técnicas - a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas; Humanas - a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos; Conceituais - a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas. Comportamento Organizacional

8 Comportamento Organizacional
Estudo Sistemático : “Observação dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causas e efeitos e conclusões baseadas em evidências cientificas.” (Robbins, 2002) Intuição : Uma sensação, não necessariamente apoiada ou confirmada pela pesquisa. Comportamento Organizacional

9 Comportamento Organizacional
Existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de todos os indivíduos, que podem ser identificados e, então, modificados para refletir as diferenças individuais. Poucas coisas são absolutas no comportamento organizacional Comportamento Organizacional


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