A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço. Ano A- Santa Maria, Mãe de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço. Ano A- Santa Maria, Mãe de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Ano A- Santa Maria, Mãe de Deus

3 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

4 Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

5 Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

6 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

7 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

8 só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

9 ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

10 Num 6, «Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei»

11 LEITURA I Num 6, Leitura do Livro dos Números O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz.

12 LEITURA I Num 6, Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei». Palavra do Senhor. Graças a Deus

13

14 Salmo 66 (67), e 8 (R. 2a)Refrão: Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção.

15 Gal 4, 4-7 «Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher»

16 LEITURA II Gal 4, 4-7 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas Irmãos: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adoptivos.

17 LEITURA II Gal 4, 4-7 E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: «Abá! Pai!». Assim, já não és escravo, mas filho. E, se és filho, também és herdeiro, por graça de Deus. Palavra do Senhor. Graças a Deus

18 Aclamação ALELUIA Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por seu Filho.

19 Lc 2, «Encontraram Maria, José e o Menino. »

20 EVANGELHO Lc 2, O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

21 EVANGELHO Lc 2, Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.

22 EVANGELHO Lc 2, Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

23

24 Iniciamos este ano novo ouvindo a bênção que Yahweh ensinou a Moisés e Aarão: O Senhor te abençoe e proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda paz. No primeiro dia do ano novo, Deus quis abençoar todos nós. O Papa Paulo VI desejou celebrar neste dia o Dia Mundial da Paz. Quando celebramos a solenidade da Santa Maria Mãe de Deus, lembramos a mãe que trouxe a paz ao mundo.

25 Ela é rainha de paz. A primeira festa Mariana que apareceu na Igreja ocidental foi esta. A palavra do Arcanjo Gabriel à Maria, "o menino que vai nascer será chamado Filho de Deus" (Lc1,35), exprimindo claramente que ela é Mãe de Deus. No encontro de Maria com Isabel, ela exclama: "Donde me vem a honra que a Mãe do meu Senhor venha a mim?". São Paulo na carta aos Gálatas escreveu: "Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher. O evangelho de hoje fala-nos dos pastores que visitaram o Menino.

26 Eles foram a Belém e encontraram José, Maria e o menino; não encontraram nada de extraordinário. O menino era tão frágil, necessitando de ajuda e de proteção. Eles reconheceram o Salvador. Não precisaram de sinais extraordinários, não apareceram milagres ou prodígios. Os pastores representam todos os pobres, os excluídos, os aflitos, os que sofrem sem pão, sem trabalho e sem abrigo. Eles não se prostraram em adoração como fizeram os Reis magos. Ficaram simplesmente observar.

27 Depois anunciaram aos outros a sua alegria e todos os que os ouviram ficaram também admirados. Ficaram admirados e sentiram-se amados por Deus. Os simples têm admiração e alegria em Deus porque se sentem envolvidos no projeto de Deus. Isabel, descobrindo que está grávida, repete a todos; Deus foi bom para mim. Simeão e a profetisa Ana bendizem a Deus que lhes concedeu ver a salvação preparada para todos os povos.

28 Nesta solenidade de Santa Maria Mãe de Deus alegremo-nos com a Nossa Senhora. Os pastores, Nossa Senhora, São José, Simeão e profetisa Ana tinham falta de muitas coisas; mas sentem-se felizes porque eram simples. Jesus foi oferecido ao Pai; a melhor oferta que a humanidade pode oferecer. Deu o nome, que foi dado através do céu, Jesus. No Antigo Testamento Deus não pode ser chamado pelo seu nome -Yahweh. Agora o Deus filho permite- nos para chamá-lo pelo seu nome. Os amigos chamam pelo nome.

29 È interessante notar no evangelho de Lucas quem chama Jesus pelo nome. Os possessos e os leprosos chamam Jesus, mestre tem misericórdia de nós; o cego Jesus Filho de David, tem piedade de mim e o criminoso que morre na cruz ao seu lado Jesus lembra-te de mim, quando estiverdes no teu Reino. Alegremo-nos porque temos um Deus tão perto de nós, tão amigo de nós, tão querido por todos. Alguns entram neste ano novo com muitas preocupações. Jesus dirige-nos: não se perturbe.

30 São Paulo exorta-nos Ser alegre, eu digo-vos ser alegre Para os simples tudo é maravilha, nada é causa de angústia. Temos um Deus muito amigo de nós. Desejo um bom início do Ano Novo Assim Seja!

31

32

33 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

34 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

35 De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

36 Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

37

38 Irmãs e irmãos: Invoquemos a intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, para que nos alcance de seu divino Filho o dom da fé, da unidade e da paz, Cantando com alegria: Rogai por nós. Santa Maria, Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das Virgens. Rogai por nós.

39 Mãe de Cristo, Mãe da divina graça, Mãe do Redentor. Rogai por nós. Virgem pobre e humilde, Filha de Sião, Serva do Senhor. Rogai por nós. Arca da Aliança, Porta do Céu, Estrela da manhã. Rogai por nós. Fonte de beleza, Esplendor da Igreja e Senhora nossa. Fonte de beleza, Esplendor da Igreja e Senhora nossa.

40 Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos. Rogai por nós. Rainha do mundo, Rainha do Céu, Rainha da paz. Rogai por nós.

41 Deus, Pai de misericórdia, ouvi as súplicas dos vossos filhos e fazei que, por intercessão da Virgem Maria, nos dediquemos ao serviço do próximo aqui na terra e mereçamos ser recebidos no reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

42

43 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

44 (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Senhor nosso Deus, que dais origem a todos os bens e os levais à sua plenitude, nós vos pedimos, nesta solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Assim como celebramos festivamente as primícias da vossa graça, tenhamos também a alegria de receber os seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

45 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

46 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte E louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos Na solenidade da Virgem Santa maria. Pelo poder do Espirito Santo Ela concebeu o vosso Filho Unigénito E, sem perder a glória da sua virgindade, Deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele, numa só voz, os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamam alegremente a vossa glória. Permiti que nos associemos às suas vo Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espirito Santo; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura. Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espirito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

47 Por Ele, numa só voz, os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamam alegremente a vossa glória.

48

49 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espirito Santo; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura.

50 Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espirito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

51 (Todos ajoelham) Na noite em que Ele ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

52 De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

53 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

54 Sac. Celebrando agora, Senhor, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua admirável ressurreição e ascensão aos Céus, e esperando a sua vinda gloriosa, nós Vos oferecemos, em ação de graças, este sacrifício vivo e santo. Olhai benignamente para a oblação da vossa Igreja: vede nela a vítima que nos reconciliou convosco, e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do

55 vosso Filho, cheios do seu Espirito Santo, sejamos em Cristo um só corpo e um só espirito. O Espirito Santo faça de nós uma oferenda permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a virgem Santa Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem- aventurados Apóstolos e gloriosos Mártires e todos os Santos, por cuja

56 intercessão esperamos sempre o vosso auxílio. Por este sacrifício de reconciliação, dai Senhor, a salvação e a paz ao mundo inteiro, confirmai a vossa Igreja na fé e na caridade, ao longo da sua peregrinação na terra, com o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Patriarca Manuel, todos os bispos e ministros sagrados, e todo o povo por Vós redimido.

57 Atendei benignamente ás preces desta família que Vos dignastes reunir na vossa presença. Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos.

58 Lembrai-Vos dos nossos irmãos defuntos, e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde também nós esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glória, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.

59 Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

60

61 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

62 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

63 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

64

65 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. DAI-NOS A PAZ

66 Sac. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

67

68

69 Oração depois da comunhão Senhor nosso Deus, recebemos com alegria os vossos sacramentos nesta solenidade em que proclamamos a Virgem Santa Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe da Igreja: fazei que esta comunhão nos ajude a crescer para a vida eterna. Por Nosso Senhor. Amem.

70

71 Sac. O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

72

73 Floripes Irene Manuela Cristina

74

75 Ficha técnica : Eucaristia Celebrada por : Fr. Jacob Puthiyaparampil Animada por : Grupo Coral Dominical Projecção por : Luís Dias Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas : Via Google Projeção disponível : www. mcccastanheira. blogspot. pt www. mcccastanheira


Carregar ppt "Oração do Terço. Ano A- Santa Maria, Mãe de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google