A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que Me revestiu com as vestes da salvação e Me envolveu com o manto da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que Me revestiu com as vestes da salvação e Me envolveu com o manto da."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que Me revestiu com as vestes da salvação e Me envolveu com o manto da justiça, como esposa adornada com suas jóias.

3 Ano A- IV Domingo do Advento

4 EXULTAI VIRGEM FORMOSA ESPOSA DE DEUS MARIA ESPALHAI NO MUNDO A GRAÇA COMO O SOL A LUZ DO DIA MARIA FONTE DA ESP´RANÇA NESTE TEMPO DO ADVENTO VOSSAS MÃOS NOS LEVE A CRISTO, AO SEU SANTO NASCIMENTO

5 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

6 Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

7 Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

8 ORAÇÃO COLECTA Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz alcancemos a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

9 Is 7, «A virgem conceberá»

10 LEITURA I Is 7, Leitura do Livro de Isaías Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse:

11 LEITURA I Is 7, «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal:

12 LEITURA I Is 7, a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel». Palavra do Senhor. Graças a Deus

13

14 Refrão: Salmo 23 (24), ab.5-6 (R. 7c e 10b) Refrão: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.

15 Rom 1, 1-7 Jesus Cristo é o Messias

16 LEITURA II Rom 1, 1-7 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de

17 LEITURA II Rom 1, 1-7 David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo.

18 LEITURA II Rom 1, 1-7 A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor. Graças a Deus

19 Aclamação ALELUIA A-ALELUIA A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus connosco.

20 Mt 1, Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David

21 EVANGELHO Lc 1, O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

22 EVANGELHO Mt 1, O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse:

23 EVANGELHO Mt 1, «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz:

24 EVANGELHO Mt 1, «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, que quer dizer Deus connosco». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

25

26 Antigamente o matrimónio dos judeus começava com o compromisso, arranjado pelos pais, para as crianças, ainda pequenas. Antes do casamento havia um ano de noivado que era semelhante ao matrimónio, sem direito a convivência. O compromisso só era terminado pelo divórcio ou morte dum deles. Mas a rapariga sempre tinha o direito de rejeitar o rapaz com quem o seu pai fez o compromisso.

27 José teve um problema durante o seu noivado, visto que Maria ficou grávida sem conhecimento dele. O castigo para o adultério era o apedrejamento em fronte da porta de casa do pai, porque trazia má reputação ao pai. José teve três opções para resolver o problema. A primeira opção era acusar Maria de adultério. A segunda opção casar-se com ela.

28 Mas com o nascimento da criança antes da cerimónia ou imediatamente depois desta, o povo iria concluir que eles não tinham respeitado a lei judaica do noivado. A primeira opção era acusar Maria de adultério. A segunda opção casar-se com ela. Mas com o nascimento da criança antes da cerimónia ou imediatamente depois desta, o povo iria concluir que eles não tinham respeitado a lei judaica do noivado.

29 Maria tentou explicar que concebeu pelo Espírito Santo. Mas, para José, isto foi uma coisa muito difícil de compreender. Por isso, escolheu a terceira opção, o divórcio, porque sendo justo e carinhoso, queria evitar que Maria fosse apedrejada. Procedeu de forma semelhante à da compaixão de Cristo quando vê os pecadores.

30 Mas quando decidiu, Deus interveio. Pelo sono revelou-lhe que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e que iria ser o pai adotivo de Cristo. A missão da Maria era dar à luz o Menino Jesus e a de José era dá-lhe o nome. Para isso, José adotou o Menino como seu filho e pô-lO na linhagem de David dando o nome como foi anunciado. São Lucas louvou a obediência da Maria e São Mateus a de José.

31 No ano 734 A.C. o profeta Isaías prometeu ao rei de Jerusalém, Acaz de vinte anos da idade, um sinal de Deus, a virgem conceberá e dará à luz um filho a quem porá o nome Emanuel. O rei não encontrou uma solução quando os reis de Damasco e de Israel lhe pediram para se aliar com eles na tentativa de se libertarem do jugo Assírio.

32 Acaz negou o pedido e decidiu aliar-se com a Assíria, que trouxe a inimizade dos reis de Damasco e Israel. O profeta Isaías, um descendente da família de David, que recebeu a promessa do nascimento do rei eterno, tentou convencer-lhe a mudar a decisão prometendo um sinal, a esposa virgem do rei conceberá e dará luz dum filho.

33 O rei Acaz não confiou na palavra de Deus, foi humilhado, Jerusalém tornou-se uma colónia de Assíria e o templo foi destruído. A promessa do Deus realizou-se passados 734 anos na Virgem Maria e em José. Por que razão a Igreja compara São José com o rei Acaz? Porque há uma semelhança entre os dois: ambos tiveram dificuldades na vida. Há também diferenças:

34 o rei Acaz confiou no seu plano mas São José confiou em Deus. Um, Acaz, sacrificou seu primeiro filho ao Baal. O outro, São José, dedicou a sua vida a proteger o Filho adotivo. Vamos imitar São José dedicando a nossa vida ao Emanuel. Assim Seja!

35 Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David

36

37 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

38 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

39 De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

40 Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

41

42 Caríssimos fiéis: Ao aproximar-se o Natal de Jesus, oremos para que a vinda do Salvador reanime a fé dos seus irmãos e a esperança daqueles que O procuram, dizendo Vinde, Senhor Jesus. Pelo Bispo, presbíteros, diáconos e fiéis da nossa diocese, e por todos aqueles que o Senhor chama à santidade, para que o seu Natal faça deles homens novos, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus.

43 Pelos homens que recusam os sinais de Deus e pelos que são incapazes de acreditar nEle, para que o Príncipe da Paz Se lhes revele, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus. Pelos doentes, os que estão tristes e os mais pobres, e por quantos lhes estendem as suas mãos, para que todos acolham Aquele que vai chegar, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus.

44 Pelas virgens que se consagram ao Senhor, e pelas esposas que estão prestes a ser mães, para que sejam sempre fiéis à voz de Deus, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que, despertando do sono, como José, façamos como o Anjo do Senhor nos ensinar, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus.

45 Senhor, nosso Deus, escutai as nossas súplicas, e, por intercessão de Maria e de José, dai-nos a graça de acolher aquele Menino que tem por nome Emanuel. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

46

47 QUEM PODERÁ Ó SENHOR MORAR EM TEU SANTUÁRIO E JUNTO DO TEU SACRÁRIO VIVER CONTIGO EM AMOR AQUELE QUE AMA A JUSTIÇA E LEVA UMA VIDA SEM MANCHA A TODOS FAZ BEM E EM SEU CORAÇÃO, CONSTROI A UNIDADE COM SEU IRMÃO AQUELE QUE ESCUTA A PALAVRA A CRISTO CAMINHO E VERDADE E ACOLHE COM FÉ O SEU CORAÇÃO E FAZ-SE MENSAGEM DE SALVAÇÃO

48 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

49 (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar e santificai-os com o mesmo Espírito que, pelo poder da sua graça, fecundou o seio da Virgem Santa Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

50 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

51 Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós Vos glorificamos pelo admirável mistério da Virgem Mãe: do antigo adversário veio a ruína, do seio virginal da Filha de Sião germinou Aquele que nos alimenta com o pão dos Anjos e brotou para todo o género humano a salvação e a paz.

52 A graça que em Eva nos foi tirada, foi-nos restituída em Maria, Nela, Mãe de todos os homens, a maternidade, resgatada do pecado e da morte, recebe o dom da vida nova: onde abundou a culpa, superabundou a misericórdia por Cristo, nosso Salvador. Por isso, na esperança da sua vida, com os Anjos e os Santos proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz. Por isso, na esperança da sua vida, com os Anjos e os Santos proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

53

54 SANTO SANTO SAN---AN----TO É O SENHOR DEUS DO UNIVERSO O CÉU E A TERRA PROCLAMAM VOSSA GLÓRIA HOSSANA NO CÉU HOSSANA /HOSSANA……….. BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR HOSSANA NO CÉU HOSSANA / HOSSANA………………

55 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que o Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Unigénito, colocou à direita da vossa glória a nossa frágil natureza humana unida á sua divindade, humildemente vos suplicamos: Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

56 (Todos ajoelham) Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

57 De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

58 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

59 Sac. Celebrando agora, Senhor, o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

60 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca D. Manuel Clemente, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

61 admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai- nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

62 Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

63

64 Pai-nosso que estais no céu, Dá-nos a tua bênção, O teu nome Santo Seja por nós louvado, O teu amor de Pai, Acolha a nossa prece E venha ao teu reino, De paz e amor, (REZAR O PAI NOSSO)

65 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

66 Todo o mundo, É um hino de glória, À grandeza de deus nosso PAI Cada homem, à imagem sagrada, Do Amor de Deus nosso Rei Aleluia Deus pai e Senhor Aleluia pelo seu grande Amor

67 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

68 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

69

70 Cantarei a paz, cantarei Cantarei a esperança cantarei Cantarei o amor, cantarei Senhor, Cantarei

71 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. DAI-NOS A PAZ,

72 Sac. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

73

74 JESUS CRISTO PÃO DA NOSSA PAZ, JESUS CRISTO PÃO DA UNIDADE TRANSFORMA A NOSSA VIDA, DÁ-NOS A TUA ETERNIDADE JESUS SE FAZ PÃO E VINHO, ALIMENTO E FORÇA PARA O LONGO CAMINHO DEUS É BONDADE E AMOR, ALIMENTO E VERDADE, CERTEZA DE UM MUNDO MELHOR A VIDA QUE HABITA EM MIM, ALIMENTO ETERNIDADE, MINHA FELICIDADE SEM FIM

75

76 Ó JESUS Ó JESUS VEM-NOS SALVAR Ó MEU JESUS ( 3 VEZES ) POR TODOS NÓS AQUI PRESENTES – Ó JESUS QUE A PAZ REINE AQUI ENTRE NÓS – Ó JESUS VEM DESPERTAR MEU CORAÇÃO – Ó JESUS VEM………

77 Oração depois da comunhão Tendo recebido neste sacramento o penhor da redenção eterna, nós Vos pedimos, Senhor: quanto mais se aproxima a festa da nossa salvação, tanto mais cresça em nós o fervor para celebrarmos dignamente o mistério do Natal do vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

78 - Podem levar a carta do Sr. Patriarca, em relação da visita pastoral. - Haverá missa nesta segunda-feira, dia 23, e estarei disponível para ouvir confissões das 17h00 até 19h00 e a noite às Aproveitem- se. -No dia 24,terça-feira não haverá missa atarde. Missa do Galo será neste dia às 24.00h -Dia 25, quarta-feira, Missa do Natal às Dia 26, quinta-feira, celebramos a festa do Santo Estevão. Dia 27, sexta-feira, celebramos a festa do São João. Próximo Domingo celebramos a festa de Sagrada Família. 31 de Dezembro missa de passagem do ano. Dia 1 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, missa às 10.30

79 Sac. O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

80 O POVO JAZ EM GRANDE DOR – VINDE NOS SALVAR A DEUS LEVANTA O SEU CLAMOR – VINDE NOS SALVAR – VINDE NOS SALVAR OUVI, Ó PAI, O GRITO DESTE POVO OUVI, CRISTO, VINDE NOS SALVAR

81

82 Ficha técnica : Eucaristia Celebrada por : Fr. Jacob Puthiyaparampil Animada por : Grupo Coral Dominical Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas : Via Google Projeção disponível : www. mcccastanheira. blogspot. pt www. mcccastanheira


Carregar ppt "Oração do Terço. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que Me revestiu com as vestes da salvação e Me envolveu com o manto da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google