A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus,
que Me revestiu com as vestes da salvação e Me envolveu com o manto da justiça, como esposa adornada com suas jóias.

3 Ano A- IV Domingo do Advento

4 EXULTAI VIRGEM FORMOSA
ESPOSA DE DEUS MARIA ESPALHAI NO MUNDO A GRAÇA COMO O SOL A LUZ DO DIA MARIA FONTE DA ESP´RANÇA NESTE TEMPO DO ADVENTO VOSSAS MÃOS NOS LEVE A CRISTO, AO SEU SANTO NASCIMENTO

5 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

6 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

7 Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.

8 ORAÇÃO COLECTA Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz alcancemos a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

9 1ª Leitura «A virgem conceberá» Is 7, 10-14

10 Leitura do Livro de Isaías
LEITURA I Is 7, 10-14 Leitura do Livro de Isaías Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse:

11 LEITURA I Is 7, 10-14 «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal:

12 a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».
LEITURA I Is 7, 10-14 a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel». Palavra do Senhor. Graças a Deus

13 Salmo

14 Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.
Salmo 23 (24), ab.5-6 (R. 7c e 10b) Refrão: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso.

15 Jesus Cristo é o Messias
2ª Leitura Jesus Cristo é o Messias Rom 1, 1-7

16 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
LEITURA II Rom 1, 1-7 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de

17 LEITURA II Rom 1, 1-7 David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo.

18 LEITURA II Rom 1, 1-7 A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor. Graças a Deus

19 ALELUIA A-ALELUIA ALELUIA A-ALELUIA
Aclamação ALELUIA A-ALELUIA ALELUIA A-ALELUIA A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus connosco.

20 Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David
Evangelho Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David Mt 1, 18-24

21 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Lc 1, 26-38 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

22 EVANGELHO Mt 1, 18-24 O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse:

23 EVANGELHO Mt 1, 18-24 «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz:

24 EVANGELHO Mt 1, 18-24 «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

25

26 Antigamente o matrimónio dos judeus começava com o compromisso, arranjado pelos pais, para as crianças, ainda pequenas. Antes do casamento havia um ano de noivado que era semelhante ao matrimónio, sem direito a convivência. O compromisso só era terminado pelo divórcio ou morte dum deles. Mas a rapariga sempre tinha o direito de rejeitar o rapaz com quem o seu pai fez o compromisso.

27 José teve um problema durante o seu noivado, visto que Maria ficou grávida sem conhecimento dele. O castigo para o adultério era o apedrejamento em fronte da porta de casa do pai, porque trazia má reputação ao pai. José teve três opções para resolver o problema. A primeira opção era acusar Maria de adultério. A segunda opção casar-se com ela.

28 Mas com o nascimento da criança antes da cerimónia ou imediatamente depois desta, o povo iria concluir que eles não tinham respeitado a lei judaica do noivado. A primeira opção era acusar Maria de adultério. A segunda opção casar-se com ela. Mas com o nascimento da criança antes da cerimónia ou imediatamente depois desta, o povo iria concluir que eles não tinham respeitado a lei judaica do noivado.

29 Maria tentou explicar que concebeu pelo Espírito Santo
Maria tentou explicar que concebeu pelo Espírito Santo. Mas, para José, isto foi uma coisa muito difícil de compreender. Por isso, escolheu a terceira opção, o divórcio, porque sendo justo e carinhoso, queria evitar que Maria fosse apedrejada. Procedeu de forma semelhante à da compaixão de Cristo quando vê os pecadores.

30 Mas quando decidiu, Deus interveio
Mas quando decidiu, Deus interveio. Pelo sono revelou-lhe que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e que iria ser o pai adotivo de Cristo. A missão da Maria era dar à luz o Menino Jesus e a de José era dá-lhe o nome. Para isso, José adotou o Menino como seu filho e pô-lO na linhagem de David dando o nome como foi anunciado. São Lucas louvou a obediência da Maria e São Mateus a de José.

31 No ano 734 A.C. o profeta Isaías prometeu ao rei de Jerusalém, Acaz de vinte anos da idade, um sinal de Deus, “a virgem conceberá e dará à luz um filho a quem porá o nome Emanuel”. O rei não encontrou uma solução quando os reis de Damasco e de Israel lhe pediram para se aliar com eles na tentativa de se libertarem do jugo Assírio.

32 Acaz negou o pedido e decidiu aliar-se com a Assíria, que trouxe a inimizade dos reis de Damasco e Israel. O profeta Isaías, um descendente da família de David, que recebeu a promessa do nascimento do rei eterno, tentou convencer-lhe a mudar a decisão prometendo um sinal, “a esposa virgem do rei conceberá e dará luz dum filho”.

33 O rei Acaz não confiou na palavra de Deus, foi humilhado, Jerusalém tornou-se uma colónia de Assíria e o templo foi destruído. A promessa do Deus realizou-se passados 734 anos na Virgem Maria e em José. Por que razão a Igreja compara São José com o rei Acaz? Porque há uma semelhança entre os dois: ambos tiveram dificuldades na vida. Há também diferenças:

34 o rei Acaz confiou no seu plano mas São José confiou em Deus
o rei Acaz confiou no seu plano mas São José confiou em Deus. Um, Acaz, sacrificou seu primeiro filho ao Baal. O outro, São José, dedicou a sua vida a proteger o Filho adotivo. Vamos imitar São José dedicando a nossa vida ao Emanuel. Assim Seja!

35 Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de David
Meditação

36 Credo

37 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

38 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

39 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

40 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

41 Oração Universal

42 Caríssimos fiéis: Ao aproximar-se o Natal de Jesus,
oremos para que a vinda do Salvador reanime a fé dos seus irmãos e a esperança daqueles que O procuram, dizendo Vinde, Senhor Jesus. Pelo Bispo, presbíteros, diáconos e fiéis da nossa diocese, e por todos aqueles que o Senhor chama à santidade, para que o seu Natal faça deles homens novos, oremos, irmãos.

43 Pelos homens que recusam os sinais de Deus
e pelos que são incapazes de acreditar n’Ele, para que o Príncipe da Paz Se lhes revele, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus. Pelos doentes, os que estão tristes e os mais pobres, e por quantos lhes estendem as suas mãos, para que todos acolham Aquele que vai chegar,

44 Pelas virgens que se consagram ao Senhor,
e pelas esposas que estão prestes a ser mães, para que sejam sempre fiéis à voz de Deus, oremos, irmãos. Vinde, Senhor Jesus. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que, despertando do sono, como José, façamos como o Anjo do Senhor nos ensinar,

45 Senhor, nosso Deus, escutai as nossas súplicas, e, por intercessão de Maria e de José, dai-nos a graça de acolher aquele Menino que tem por nome Emanuel. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

46 Ofertório

47 QUEM PODERÁ Ó SENHOR MORAR EM TEU SANTUÁRIO
E JUNTO DO TEU SACRÁRIO VIVER CONTIGO EM AMOR AQUELE QUE AMA A JUSTIÇA E LEVA UMA VIDA SEM MANCHA A TODOS FAZ BEM E EM SEU CORAÇÃO, CONSTROI A UNIDADE COM SEU IRMÃO AQUELE QUE ESCUTA A PALAVRA A CRISTO CAMINHO E VERDADE E ACOLHE COM FÉ O SEU CORAÇÃO E FAZ-SE MENSAGEM DE SALVAÇÃO

48 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

49 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
(Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar e santificai-os com o mesmo Espírito que, pelo poder da sua graça, fecundou o seio da Virgem Santa Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

50 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

51 Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós Vos glorificamos pelo admirável mistério da Virgem Mãe: do antigo adversário veio a ruína, do seio virginal da Filha de Sião germinou Aquele que nos alimenta com o pão dos Anjos e brotou para todo o género humano a salvação e a paz.

52 A graça que em Eva nos foi tirada, foi-nos restituída em Maria, Nela, Mãe de todos os homens, a maternidade, resgatada do pecado e da morte, recebe o dom da vida nova: onde abundou a culpa, superabundou a misericórdia por Cristo, nosso Salvador. Por isso, na esperança da sua vida, com os Anjos e os Santos proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

53 Santo

54 SANTO SANTO SAN---AN----TO
É O SENHOR DEUS DO UNIVERSO O CÉU E A TERRA PROCLAMAM VOSSA GLÓRIA HOSSANA NO CÉU HOSSANA /HOSSANA……….. BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR HOSSANA NO CÉU HOSSANA / HOSSANA………………

55 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade.
Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que o Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Unigénito, colocou à direita da vossa glória a nossa frágil natureza humana unida á sua divindade, humildemente vos suplicamos: Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

56 que será entregue por vós.
(Todos ajoelham) Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

57 este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança,
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

58 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

59 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

60 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca D. Manuel Clemente, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

61 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

62 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

63 Pai Nosso

64 Pai-nosso que estais no céu, Dá-nos a tua bênção, O teu nome Santo
Seja por nós louvado, O teu amor de Pai, Acolha a nossa prece E venha ao teu reino, De paz e amor, (REZAR O PAI NOSSO)

65 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

66 Todo o mundo, É um hino de glória,
À grandeza de deus nosso PAI Cada homem, à imagem sagrada, Do Amor de Deus nosso Rei Aleluia Deus pai e Senhor Aleluia pelo seu grande Amor

67 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

68 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

69 Paz

70 Cantarei a paz, cantarei Cantarei a esperança cantarei Cantarei o amor, cantarei Senhor, Cantarei

71 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, DAI-NOS A PAZ,

72 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

73 Comunhão

74 JESUS CRISTO PÃO DA NOSSA PAZ, JESUS CRISTO PÃO DA UNIDADE
TRANSFORMA A NOSSA VIDA, DÁ-NOS A TUA ETERNIDADE JESUS SE FAZ PÃO E VINHO, ALIMENTO E FORÇA PARA O LONGO CAMINHO DEUS É BONDADE E AMOR, ALIMENTO E VERDADE, CERTEZA DE UM MUNDO MELHOR A VIDA QUE HABITA EM MIM, ALIMENTO ETERNIDADE, MINHA FELICIDADE SEM FIM

75 Ação de graças

76 Ó JESUS Ó JESUS VEM-NOS SALVAR Ó MEU JESUS ( 3 VEZES )
POR TODOS NÓS AQUI PRESENTES – Ó JESUS QUE A PAZ REINE AQUI ENTRE NÓS – Ó JESUS VEM DESPERTAR MEU CORAÇÃO – Ó JESUS VEM………

77 Oração depois da comunhão
Tendo recebido neste sacramento o penhor da redenção eterna, nós Vos pedimos, Senhor: quanto mais se aproxima a festa da nossa salvação, tanto mais cresça em nós o fervor para celebrarmos dignamente o mistério do Natal do vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

78 - Podem levar a carta do Sr. Patriarca, em relação da visita pastoral.
- Haverá missa nesta segunda-feira, dia 23, e estarei disponível para ouvir confissões das 17h00 até 19h00 e a noite às Aproveitem-se. -No dia 24,terça-feira não haverá missa atarde. Missa do Galo será neste dia às 24.00h -Dia 25, quarta-feira, Missa do Natal às -Dia 26, quinta-feira, celebramos a festa do Santo Estevão. Dia 27, sexta-feira, celebramos a festa do São João. Próximo Domingo celebramos a festa de Sagrada Família. 31 de Dezembro missa de passagem do ano. Dia 1 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, missa às 10.30 Avisos

79 Sac. O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

80 O POVO JAZ EM GRANDE DOR – VINDE NOS SALVAR A DEUS LEVANTA O SEU CLAMOR OUVI, Ó PAI, O GRITO DESTE POVO OUVI, CRISTO, VINDE NOS SALVAR

81

82 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animada por: Grupo Coral Dominical Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projeção disponível :www.mcccastanheira.blogspot.pt


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google