A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço. Ano A- Batismo do Senhor Somos de Cristo, mais alta glória, Não há na terra nem pode haver! Com Ele temos certa a vitória. Somos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço. Ano A- Batismo do Senhor Somos de Cristo, mais alta glória, Não há na terra nem pode haver! Com Ele temos certa a vitória. Somos de."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Ano A- Batismo do Senhor

3 Somos de Cristo, mais alta glória, Não há na terra nem pode haver! Com Ele temos certa a vitória. Somos de Cristo até morrer! Somos de Cristo Pelo Batismo. Por amor d'Ele e da Sua Lei. Combateremos com heroísmo, como soldados pelo seu Rei! Somos de Cristo, mais alta glória, Não há na terra nem pode haver! Com Ele temos certa a vitória. Somos de Cristo até morrer!

4 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

5 Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

6 Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

7 Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

8 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

9 só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

10 ORAÇÃO COLECTA Deus eterno e omnipotente, que proclamastes solenemente a Cristo como vosso amado Filho quando era batizado nas águas do rio Jordão e o Espírito Santo descia sobre Ele, concedei aos vossos filhos adoptivos, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, a graça de permanecerem sempre no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

11 Is 42, «Eis o meu servo, enlevo da minha alma»

12 LEITURA I Is 42, Leitura do Livro de Isaías Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça.

13 LEITURA I Is 42, Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas». Palavra do Senhor. Graças a Deus

14

15 Salmo 28 (29), 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)Refrão: O Senhor abençoará o seu povo na paz. OuRefrão: O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU POVO, O SENHOR ABENÇOARÁ O SEU POVO NA PAZ

16 Actos 10, «Deus ungiu-O com o Espírito Santo»

17 LEITURA II Atos 10, Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

18 LEITURA II Atos 10, Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele». Palavra do Senhor. Graças a Deus

19 AclamaçãoAleluia. Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

20 Mt 3, «Depois de ter sido batizado, Jesus viu o Espírito de Deus descer sobre Si»

21 EVANGELHO Mt 3, O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

22 EVANGELHO Mt 3, Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse.

23 EVANGELHO Mt 3, Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

24

25 Jesus foi batizado no rio Jordão no local de Betabara, o vau onde o povo de Israel, guiado por Josué, atravessou o rio e entrou na Terra Prometida. Este é ponto mais baixo da terra, 400 m abaixo do nível do mar. A escolha de iniciar ali a vida pública de Jesus não foi casual. Ele abaixou-se até ao abismo por nós. No tempo de Jesus, muitas seitas religiosas praticavam o batismo. A primeira condição para receber o batismo era reconhecer-se pecador. É por este motivo que os fariseus e os saduceus, o povo eleito de Deus, que se consideravam justos, achavam não precisar dele. Ao ser batizado por João,

26 Jesus entra na fila dos pecadores e santifica as águas, para que o seu futuro batismo purifique dos pecados e dê o Espírito Santo. No rio Jordão revelaram-se pela primeira vez as três pessoas de Trindade. O céu abriu-se e saiu uma voz. O Deus Pai revelou oficialmente ao mundo que Jesus é o Seu Filho. Nesse momento de entrega do Filho ao mundo, Deus Pai declara: Este é o meu Filho muito amado no qual ponho todo o meu agrado. O muito amado, é uma referência à história de Abraão, disposto a oferecer por amor o seu único filho Isaac. Deus Pai já tinha decidido entregar o Seu único Filho para salvação do mundo.

27 Nos últimos séculos antes de Cristo, o povo de Israel teve a sensação de que o céu se fechara; indignado pelos pecados e infidelidade do seu povo, Deus retirara-se para o seu mundo, deixara de enviar profetas e parecia ter quebrado o diálogo com o homem. No batismo de Jesus, Deus abriu o céu e nunca mais o há- de fechar. Acabou para sempre a inimizade entre o céu e a terra. No fim do dilúvio uma pomba voltou para o barco de Noé com um ramo de oliveira e tudo recomeçou em paz. No batismo de Jesus no rio Jordão, apareceu uma pomba e a paz voltou a reinar no mundo.

28 Quando Moisés saiu com o povo do Mar Morto ele ficou cheio do espirito de Deus. No batismo o Espirito Santo desceu sobre Jesus e encontrou a Sua morada. No batismo tornamo- nos também a morada do Espirito Santo e deixamo-nos ser conduzidos por Ele a fim de realizar uma missão como a de Cristo. O dia do nosso batismo é o mais importante na nossa vida, pois nele recebemos a fé e a graça. O batismo dá nos o direito de receber os outros sacramentos. O batismo é a porta por onde entramos na Igreja. Cristo tomou posse da nossa alma no momento em que fomos batizados.

29 Por isso desde cedo a Igreja pediu aos pais que batizassem os seus filhos logo que possível. Muitas crianças foram privadas pelos seus próprios pais, já cristãos, do maior dom da sua vida, considerando-o um atentado contra a liberdade da criança. Mas não é. Foi uma ofensa dar-lhe a vida natural, alimentá-la, limpá-la, curá-la, quando ela própria não podia pedir esses bens? Por ignorância e por uma fé adormecida pode-se deixar o batismo para mais tarde. No batismo recebemos um pano branco como símbolo da pureza. Qual é o estado deste pano Branco?

30 Se temos pecados, confessemo-los, se encontramos defeitos na vida, mudemos. Se nos sentimos bem, continuemos fazendo bem a todos. Deus vos abençoe e proteja para serem santos. Assim Seja!

31 « Procuremos ser guiados pelo Espirito Santo em Todos os Momentos da nossa vida»

32

33 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

34 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

35 De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

36 Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

37

38 Irmãs e irmãos em Cristo: Recordando o Batismo de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai, oremos pelos homens e as mulheres de toda a terra, dizendo confiadamente: Ouvi-nos Senhor Pela santa Igreja do Oriente e do Ocidente, pelos ministros do Evangelho e do Baptismo pelas crianças, por seus pais e seus padrinhos, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor

39 Pelos catecúmenos jovens e adultos, pelos eleitos, que são o enlevo do Senhor e pelos grupos cristãos que os acompanham, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor Pelos que são baptizados neste dia ou confirmados pelo Espírito, o Dom de Deus, e pelos que procuram ser fiéis ao seu Baptismo, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor

40 Pelas famílias cristãs, pequenas Igrejas em cada lar, pelos que buscam a Deus com rectidão e por aqueles que se sentem oprimidos pelo Demónio, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor Por todos nós que recebemos o Baptismo, pelos que estão em graça e paz com Deus e por aqueles que entre nós vivem nas trevas, oremos, irmãos. Ouvi-nos Senhor

41 Senhor, nosso Deus, reavivai em nós, pelo Espírito Santo, o dom e a alegria do Batismo, para que Vos chamemos nosso Pai e nos sintamos, de verdade, vossos filhos. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

42

43 O amor que o Espírito me dá, a força que tem pra mudar, quando me afasto ensina-me a caminhar, a minha vida nas mãos de Deus quer ficar. sol da minha vida, quantas vezes me senti perdido, cego na escuridão, sem encontrar um caminho. Vem Espírito de amor Ilumina a minha vida, vem encher de calor esta alma sofrida. O fogo que desceu do céu, mostra como falar de Deus sem medo, sem vergonha eu quero gritar, Senhor, meu Deus, a Ti sempre quero amar. Sinto a Tua força, enches-me com a Tua paz, sei que estou seguro que sempre me guiarás.

44 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

45 (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, os dons que a Igreja Vos oferece, ao celebrar a manifestação de Cristo vosso Filho, para que a oblação dos vossos fiéis se transforme naquele sacrifício perfeito que lavou o mundo de todo o pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

46 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

47 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte: Nas águas do rio Jordão, realizastes prodígios admiráveis, para manifestar o mistério do novo Baptismo: do Céu fizestes ouvir uma voz, para que o mundo acreditasse que o vosso Verbo estava no meio dos homens; pelo Espírito Santo, que

48 desceu em figura de pomba, consagrastes Cristo vosso Servo com o óleo da alegria, para que os homens O reconhecessem como o Messias enviado a anunciar a boa nova aos pobres. Por isso, com os Anjos e os Santos do Céu, proclamamos na terra a vossa glória, cantando numa só voz:

49

50 Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. ….. Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

51 (Todos ajoelham) Na hora em que Ele ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

52 De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

53 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

54 Sac. Celebrando agora, Senhor, o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

55 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca Manuel, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

56 admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai- nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

57 Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

58

59 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

60 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

61 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

62

63 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. DAI-NOS A PAZ,

64 Sac. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

65

66 Tu meu Deus a quem busco sede de ti tenho na alma qual terra seca, qual terra seca sem água (bis) Porque o Teu amor / é melhor que a vida meus lábios querem cantar para Ti e assim quero com a vida bem dizer-Te e levantar as mãos abertas para Ti. Quantas vezes de noite quando o sono se vai penso em Ti. e tranquilo me encontro à Tua sombra como uma criança minha alma se aperta contra Ti e segura a Tua mão me sustém.

67 Tu meu Deus a quem busco sede de ti tenho na alma qual terra seca, qual terra seca sem água (bis) Uma só coisa Te peço, Senhor, uma coisa estou buscando: viver em Tua casa para sempre e conhecer-Te. Tu, Senhor, sabes o que sou. Tu, Senhor, sabes o que tenho, o que eu anseio, o que não sou, o que não tenho.

68

69 Manifesta a tua santidade em mim Toma-me de entre a minha dispersão, Recolhe-me de onde me perdi Enche-me de novo o coração. Tu és a água viva, / Tu és a água pura, Inunda-me, inunda-me / E tudo se transformará em mim. (bis) Minha terra se abrirá de chuva As minhas pedras não farão mal a ninguém Meus montes serão caminho para todos; Meu pasto abundante cura será; Para todo o que coma de mim, Eu serei a terra que emana leite e mel.

70 Oração depois da comunhão Senhor, que nos alimentais com este dom sagrado, ouvi benignamente as nossas súplicas e concedei-nos a graça de ouvirmos com fé a palavra do vosso Filho Unigénito para nos chamarmos e sermos realmente vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

71 Hoje: Reunião com o Sr. Patriarca em Azambuja às Os elementos de MEC, Leitores, Catequistas e Coro devem participar. 17S S. Antão - Ultreia – Castanheira Do Ribatejo 21:30 18S Início da oração pela Unidade dos Cristãos Missa animada pelo 2ª Ano da catequese 19D II TC Aniversario do Grupo de jovens Seguindo Teus Passos

72 Sac. O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

73 Cristo está comigo, junto a mim vai o Senhor Me acompanha sempre, em minha vida até ao fim(bis) Já não temo Senhor a tristeza, Já não temos Senhor a solidão. Porque és Senhor, minha alegria, tenho sempre Tua amizade.

74 Ficha técnica : Eucaristia Celebrada por : Fr. Jacob Puthiyaparampil Animada por : Grupo de Jovens Seguindo teus Passos Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas : Via Google Projeção disponível : www. mcccastanheira. blogspot. pt www. mcccastanheira


Carregar ppt "Oração do Terço. Ano A- Batismo do Senhor Somos de Cristo, mais alta glória, Não há na terra nem pode haver! Com Ele temos certa a vitória. Somos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google