A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO 14E Leonardo Brunale Mariana Ribeiro Nayara Brito Sérgio Bonomi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO 14E Leonardo Brunale Mariana Ribeiro Nayara Brito Sérgio Bonomi."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO 14E Leonardo Brunale Mariana Ribeiro Nayara Brito Sérgio Bonomi

2 Caracterização Clube de compras do grupo Walmart
Inicialmente voltado para o pequeno comerciante Clientes associados

3 Histórico Sam Walton abriu a primeira loja Walmart no Arkansas, em 1962

4 Histórico Em 1979 a Walmart foi a primeira companhia a alcançar US$ 1 bilhão em vendas em um período de tempo tão curto O primeiro Sam’s Club foi aberto em 1983.

5 Histórico O crescimento foi rápido, e a rede cresceu internacionalmente. Abriu a primeira loja internacional em 1991, na cidade do México Hoje o Sam’s Club está presente nos EUA, no México, em Porto Rico, na China e no Brasil O Brasil conta com 24 lojas, em 12 estados

6 Gestão de Logística Principal centro de distribuição em Minas Gerais
O maior desafio é a falta de espaço Mercadorias armazenadas nas pontas dos corredores

7 Gestão de Estoques Fluxo descontínuo de material (empurrar – push) Vários centros de distribuição Necessidade de manter estoques substanciais à medida que o supermercado vende, ela utiliza os produtos do estoque, e para repor este estoque, solicita periodicamente material para os fornecedores. O Sam’s Club possui vários centros de distribuição, responsáveis pelas atividades de logística. O principal deles está em Minas Gerais. Essa característica, típica do sistema de “empurrar” é um ponto negativo, pois gera uma inércia do sistema , criada pela necessidade de manter estoques substanciais.

8 Método do estoque mínimo
Visa balancear a relação entre estoque elevado (maior custo de manutenção) e estoque baixo (risco de perda de vendas e/ou paradas na produção). Estoque mínimo: Pelo menos 10% do estoque da loja Estoque elevado O lucro é medido pelo numero de itens que tem no estoque: deve haver pelo menos 10% do estoque dentro da loja (estoque mínimo), pois se deixar a mercadoria do lado de fora, além de não vender, aumenta custos. Isso se comprova, por exemplo, pelo fato de que cada carreta utilizada leva cerca de 24 horas para descarregar, o que acarreta um custo de R$1.100 por cada dia que ela fica parada (custo de manutenção). Além disso, existem os custos com horas-extras para os funcionários, o que aumenta ainda mais as despesas. Estoque baixo

9 Relação com o fornecedor: Length
O supermercado Sam’s Club solicita cotações periodicamente. Sistema de agendamento diário onde são marcadas datas para determinados fornecedores, diretos ou nacionais. O agendamento depende de uma série de fatores. O número de fornecedores que descarregam suas mercadorias por dia varia de 5 a 15. Isso porque alguns fornecem muitas mercadorias, as quais ocupam espaço, levam tempo para serem armazenadas e geram custos com pessoal. Nesse caso, é preferível agendar poucos fornecedores para um mesmo dia. Quando a mercadoria é pouca, vale a pena agendar vários.

10 Adequação Pontos – Entrevista com o Professor
A empresa foco usa ECR? Contratos de renegociação possuem preços fixos? Algum fornecedor usa do método de VMI? Como funciona a Reposição dos produtos? onde são marcadas datas para determinados fornecedores, diretos ou nacionais. O agendamento depende de uma série de fatores. O número de fornecedores que descarregam suas mercadorias por dia varia de 5 a 15. Isso porque alguns fornecem muitas mercadorias, as quais ocupam espaço, levam tempo para serem armazenadas e geram custos com pessoal. Nesse caso, é preferível agendar poucos fornecedores para um mesmo dia. Quando a mercadoria é pouca, vale a pena agendar vários.

11 ECR – metodologia não aplicada
Nosso contato conhece o Método; A empresa não possui tradição de usar esse artíficio; onde são marcadas datas para determinados fornecedores, diretos ou nacionais. O agendamento depende de uma série de fatores. O número de fornecedores que descarregam suas mercadorias por dia varia de 5 a 15. Isso porque alguns fornecem muitas mercadorias, as quais ocupam espaço, levam tempo para serem armazenadas e geram custos com pessoal. Nesse caso, é preferível agendar poucos fornecedores para um mesmo dia. Quando a mercadoria é pouca, vale a pena agendar vários.

12 Contratos de renegociação
Contratos não possuem preço fixo; Há uma renegociação com o fornecedor a cada entrega; onde são marcadas datas para determinados fornecedores, diretos ou nacionais. O agendamento depende de uma série de fatores. O número de fornecedores que descarregam suas mercadorias por dia varia de 5 a 15. Isso porque alguns fornecem muitas mercadorias, as quais ocupam espaço, levam tempo para serem armazenadas e geram custos com pessoal. Nesse caso, é preferível agendar poucos fornecedores para um mesmo dia. Quando a mercadoria é pouca, vale a pena agendar vários.

13 VMI – Vendor Management Inventory
Sam’s Club é muito forte no setor; Eles não possuem nenhum fornecedor que dita a quantidade de produtos fornecidos; Tal ação é mais comum no setor de eletrônicos; onde são marcadas datas para determinados fornecedores, diretos ou nacionais. O agendamento depende de uma série de fatores. O número de fornecedores que descarregam suas mercadorias por dia varia de 5 a 15. Isso porque alguns fornecem muitas mercadorias, as quais ocupam espaço, levam tempo para serem armazenadas e geram custos com pessoal. Nesse caso, é preferível agendar poucos fornecedores para um mesmo dia. Quando a mercadoria é pouca, vale a pena agendar vários.

14 Método de reposição – Sam’s Club
Técnica utilizada pelo Sam’s: Quantidade fixa e período variável Espera o produto chegar em um certo nível mínimo para pedir mais; O período varia; Aí mais de um produto é comprado do mesmo fornecedor e os pedidos de vários itens ocorrem em instantes diferentes.

15 Conclusão Empresa referência em termos da logística Alto nível de serviço Aplicação de vários conceitos no dia-a-dia da organização foco empresa referência em termos da logística, por ter um nível de serviço considerado alto, o grupo pode perceber a aplicação de vários conceitos apresentados em sala de aula no dia-a-dia da organização foco.

16 Percebemos que a pouca importância que se dá à logística é devido à falta de conhecimento dos indivíduos da relevância e da inevitabilidade da logística para o bom funcionamento e crescimento de uma instituição A área de conhecimento de produção, gestão da informação e logística dentro da Administração pode ser considerada uma das que menos atrai interesse dos graduandos do curso. Pelo trabalho, o grupo conclui que tal fato é devido à falta de conhecimento dos indivíduos da relevância e da inevitabilidade da logística para o bom funcionamento e crescimento de uma instituição.

17 Estoque relativamente grande
Atividades primárias da logística: Funções secundárias: ESTOQUE TRANSPORTE PEDIDO As visitas a Sam’s Club nos proporcionaram apreciar a organização de um estoque relativamente grande, visualizar as atividades primárias da logística que são: pedido, estoque e transporte; e também permitiu a visualização de algumas funções secundárias como, a gestão da informação. GESTÃO DA INFORMAÇÃO

18 Margem operacional muito
baixa Constante pressão Consumidor mais exigente ECR (Resposta Eficiente ao consumidor) FORNECEDORES VAREJISTAS REDUÇÃO DE CUSTOS Notou-se também, como é citado no livro usado na matéria, que o segmento de supermercados, por tradição, está atuando com uma margem operacional muito baixa e tem estado sob constante pressão, principalmente por parte dos consumidores que cada vez mais querem uma maior variedade, maior qualidade, maior conveniência e preços baixos. Para resolver tal impasse as organizações estão buscando a implementação do ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor) que consiste no trabalho em conjunto de fornecedores e varejistas para a redução de custos.

19 Utilização de metodologias de baixa complexidade
Pouca aplicação prática o grupo pôde notar que apesar do porte da empresa foco e da mesma ser multinacional reconhecida pelos seus serviços e produtos a mesma utiliza-se de metodologias consideradas por nós de baixa complexidade, o que coloca em xeque a real necessidade e aplicação de métodos mais renomados na academia e que, pelo estudo, não possuem tanto mérito prático.


Carregar ppt "GRUPO 14E Leonardo Brunale Mariana Ribeiro Nayara Brito Sérgio Bonomi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google