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Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/0116003 Márcia Ferreira – 07/53840.

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1 Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840

2 Valor para o cliente Valor agregado ao cliente: proporcionar ao cliente produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes. VC = Valor disposto a pagar – preço pago VALOR = Qualidade x Serviço ao cliente Preço x Prazo de entrega

3 Criação de valor que o cliente enxerga Compreendendo as necessidades do cliente Design e controle de qualidade eficazes Qualidade superior em áreas importantes para o cliente Propaganda e outras comunicações de marketing Baixo custo da qualidade e liderança geral em custos Qualidade percebida pelo mercado Valor excepcional para o cliente Resultados: lucratividade, crescimento e valor societário

4 Alto desempenho da cadeia logística Maior qualidade nos processos, foco nas necessidades do serviço prestado ao cliente, provendo melhoria substancial na estrutura de custos por meio de todo o processo e redução de prazos (lead times) Necessidades do cliente Requisitos do cliente Aptidões internas Aptidões dos demais integrantes potenciais Aptidões dos concorrentes Objetivos do negócio Avaliação

5 Oportunidades e pontos fracos níveis de estoques atuais e esperados; capacidades e competências atuais e demandadas; tecnologias e sistemas a serem desenvolvidos; processos estratégicos que devem ser integrados; práticas adotadas por todos os integrantes; relacionamento entre os integrantes; custo total da cadeia; ciclos dos produtos; níveis de serviço atuais e esperados; valor a ser criado aos clientes.

6 Desafios da Inovação Para inovar não basta inventar ou ser criativo; é fundamental ser persistente na implementação, Identificar as diversas categorias de pessoas, como reagem à inovação, para assim acelerar sua difusão; Características intrínsecas à inovação – vantagem relativa, alta compatibilidade, baixa complexidade de utilização, alta facilidade de experimentação, ampla visibilidade;

7 Baixa complexidade: reconhecer a necessidade de adaptação de pessoas, organizações, inovação como requisito efetivo para perseguir a adoção; Disseminação do conhecimento tácito: interação entre pessoas com base na confiança entre as partes.

8 Estágios de inovação Estabelecer a agenda; Realizar a combinação entre oportunidades tecnológicas encontradas no mercado e os problemas identificados na organização; Ajustar a forma de disseminação da inovação, adequando-a segunda as percepções pessoais; Informar; Criar rotina.

9 Conceito inovação Inovar é influenciar a destruição criadora, é introduzir novos produtos, construir novos métodos de produção, abrir novos mercados, conquistar novas fontes de suprimento e introduzir novas formas de organização. (Schumpeter) A tecnologia disruptora não apenas substitui produtos existentes, mas sim constitui um poderoso meio de ampliar mercados e oferecer novas funcionalidades. (Christensen)

10 Combinar o entendimento dos processos de negócio com esforços deliberados para inovar seus processos-chave. (Davenport) Inovação não pode ser confundida com invenção, nem substituída por criatividade; é uma mudança para melhor. (Rogers)


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