A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

19Q. Duas metas: reaproveitamento de matérias-primas e destinação segura de resíduos complexos. Logística reversa: atividades que seguem o caminho contrário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "19Q. Duas metas: reaproveitamento de matérias-primas e destinação segura de resíduos complexos. Logística reversa: atividades que seguem o caminho contrário."— Transcrição da apresentação:

1 19Q

2 Duas metas: reaproveitamento de matérias-primas e destinação segura de resíduos complexos. Logística reversa: atividades que seguem o caminho contrário ao da produção comum. CONSUMIDOR INDÚSTRIA Retorno de garantia:produto sem condições de conserto, é enviado para desmontagem. Manufatura reversa de pós-consumo: destinar produtos quebrados para empresas de manufatura reversa, mediante o pagamento de uma taxa.

3 Preservação do meio-ambiente está diretamente ligado com a logística. Por exemplo as embalagens: proteger o produto, evitando possíveis avarias no transporte e respeitando regulações internacionais, além de dar preferência aos componentes recicláveis e biodegradáveis. Reciclagem das embalagens: transporte para centros de reciclagem causam poluição, além de eventuais acidentes com cargas desprotegidas que contaminam recursos naturais. Movimentação e armazenagem de substâncias químicas. Exemplo: Césio, em Goiânia.

4 Trânsito rodoviário conta com 3 fatores: humano, veicular e viário ambiental. Ineficiência energética no transporte: excesso de peso é equivalente à energia consumida na restauração da rodovia destruída. Reciclagem dos pavimentos (menor custo e redução do passivo ambiental) Asfalto borracha/ecológico (melhor aderência e maior durabilidade) – economia de transporte de agregados pétreos e reservas naturais de petróleo.

5 Grande parte das iniciativas acabam gerando também redução de custos no curto, médio ou longo prazos. Empresas de aviação – baixo custo porém com frotas modernas que consomem menos combustível e são menos poluentes. Iniciativas adotadas por empresas preocupadas com o impacto ambiental causado por suas atividades: Logística: Otimização das rotas de transporte; Caminhões mais aerodinâmicos; Uso da capacidade máxima de cada caminhão. Distribuição: Seleção e uso de embalagens recicláveis; Uso de contêineres e equipamentos de armazenagem reaproveitáveis; Consolidação de pedidos

6 Cadeia de suprimento sustentável é aquela que pode gerar valor para as empresas que fazem parte dela sem impactar negativamente aquelas que estão a seu redor. Líderes da cadeia de suprimento devem pensar em aspectos ambientais, sociais e econômicos.

7 São investimentos que permitirão a sobrevivência de longo prazo das empresas da cadeia logística. Os consumidores buscarão empresas que oferecem um bom produto, e também um processo sustentável de produção e entrega.


Carregar ppt "19Q. Duas metas: reaproveitamento de matérias-primas e destinação segura de resíduos complexos. Logística reversa: atividades que seguem o caminho contrário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google