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Enfoque comportamental. LIDERANÇA Liderança Conceitos Contexto Características pessoais Do líder Do liderado Características da tarefa Autoridade formal.

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1 Enfoque comportamental

2 LIDERANÇA Liderança Conceitos Contexto Características pessoais Do líder Do liderado Características da tarefa Autoridade formal Consentimento Conjuntura Habilidades Motivação Relacionamento Interpessoal Competência Motivação Estilos Missão moral Missão calculista Ambiente organizacional Cultura Orientação para tarefas Orientação para pessoas Situacional Carismática Transacional

3 AUTORIDADE FORMAL Autoridade formalLiderança Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. A lei é instrumento para possibilitar a convivência social O líder é instrumento para resolver problemas da comunidade. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A autoridade formal é atributo singular.A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular.

4 CONSENTIMENTO Um líder tem seguidores; Só há liderança quando os liderados seguem o líder espontaneamente; Crença na validade da missão ou busca da recompensa; Identidade de interesses; É um fenômeno localizado no tempo e espaço; Pode desaparecer; O consentimento é produto das convicções dos liderados ou das habilidades de persuasão do líder ? A grandeza do líder mede-se mais pelo número de pessoas a quem sua mensagem influencia, e pela forma como ele apresenta a mensagem, do que propriamente pelo conteúdo intrínseco da mensagem, que depende da sintonia com as necessidades e aspirações dos liderados pg 305.

5 CONSENTIMENTO Com base na relação entre líder e liderados, três tipos diferentes de liderança podem ser identificados: 1.Os líderes que arrastam multidões, capazes de conceber uma grande idéia, de juntar uma multidão suficientemente grande para concretizá-la e de pressionar a multidão para que, de fato, a concretize. 2.Os líderes que interpretam as multidões, hábeis principalmente em tornar claros e explícitos os sentimentos e pensamentos que se encontram na multidão de forma obscura e confusa; 3.Os líderes que representam as multidões e limitam-se a exprimir apenas a opinião coletiva, de forma já conhecida e definida pg 305.

6 CONTEXTO DA LIDERANÇA Características Pessoais dos Liderados Características Pessoais dos Líderes Características da Tarefa ou Missão Contexto Organizacional e Social da Liderança Motivações, necessidades competências Conteúdo moral, calculista ou alienatório Motivações, competências estilo Cultura organizacional e social LIDERANÇA

7 CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO LÍDER Pessoas colocadas em posição de liderança: Treinadores, professores, regentes de orquestras, sacerdotes, diretores de teatro, gerentes... Realização de metas através da colaboração do grupo; Algumas pessoas gostam do poder que a liderança concede; Outras possuem habilidade para liderar; Outras ainda apresentam grande motivação para liderar; Nem todos os que tem habilidades, motivação e bom relacionamento são bons líderes; Não é possível provar que os líderes são pessoas diferentes das outras; As pessoas mais motivadas são as mais hábeis ? Motivação Habilidade Relacionamento Interpessoal

8 CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO LIDERADO Motivações: O líder é um instrumento do grupo Sempre há um processo de troca entre líder e liderado: Seguidores ou liderados fiéis Seguidores ou liderados mercenários Competências: Quem precisa de líder? Mais competência, menos necessidade de intervenção do líder Substituição da liderança

9 CARACTERÍSTICAS DA TAREFA Missão moral Desafio ou problema para o grupo; Desperta o senso de responsabilidade, valores, desejos, aptidões e habilidades; Conteúdo moral da tarefa é enfatizado; Utilização de palavras como: missão, visão, compromisso, comprometimento; Emocional; Contrato psicológico moral ou comprometimento Exemplo de seguidores: missionários, adeptos de seitas. Missão calculista Recompensa material ou psicológica em troca da obediência; Caráter transacional; Estabelecimento de metas e objetivos; O trabalho é um sistema de trocas entre contribuições e recompensas; Racional; Contrato psicológico do tipo calculista; Interesses recíprocos; Exemplos: relações de compra e venda de trabalho, diaristas, prestadores de serviço sob encomenda; Poder de remuneração;

10 CONJUNTURA Fatores históricos Fatores culturais Liderança e autoridade formal Fatores organizacionais Permanência do líder

11 ESTILOS DE LIDERANÇA Abuso de autoridade Excesso de poder Tirania Centralização de poder de decisão do chefe Pode se tornar autoritarismo Autocracia Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo Influência ou participação dos liderados Democracia Busca da popularidade entre os liderados Demagogia

12 ESTILOS DE LIDERANÇA Uso da autoridade pelo gerente Área de liberdade dos subordinados Liderança orientada para o chefe Liderança orientada para os subordinados O gerente decide e comunica a decisão. O gerente vende a decisão. O gerente apresenta idéias e promove debates. O gerente apresenta uma decisão possível, sujeita a mudança. O gerente apresenta o problema, pede sugestões e toma a decisão. O gerente define limites, dentro dos quais o grupo decide. O gerente permite que a equipe trabalhe sozinha dentro dos limites. Amplitude do comportamento

13 ESTILOS DE LIDERANÇA Estilo orientado para as pessoas (democrático) Estilo orientado para a tarefa (autocrítico) Estilo pessoas. Estilo tarefa. Liderança orientada para as pessoas. Liderança orientada para a tarefa. Liderança orientada para as relações humanas. Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência. Liderança orientada para a consideração ou para o grupo. Liderança orientada para o planejamento e a organização.

14 ESTILOS DE LIDERANÇA Estilo orientado para as pessoas (democrático) Estilo orientado para a tarefa (autocrítico) Estilo pessoas. Estilo tarefa. Liderança orientada para as pessoas. Liderança orientada para a tarefa. Liderança orientada para as relações humanas. Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência. Liderança orientada para a consideração ou para o grupo. Liderança orientada para o planejamento e a organização.

15 DemocraciaAutocracia Democracia Autocracia Orientação para a tarefa Orientação para pessoas Democracia e autocracia não são dois estilos mutuamente exclusivos, mas comportamentos que se combinam. LIDERANÇA BIDIMENSIONAL

16 EFICÁCIA DA LIDERANÇA Estilo Tarefa Estilo Pessoas De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espírito de equipe é um comportamento específico associado à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espírito de equipe é um comportamento específico associado à eficácia do líder. O comportamento autocrático, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficácia do líder. A permissividade ou demagogia diminui a satisfação e a produtividade. Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes

17 ,9 Administração do tipo clube de campo: uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e um ritmo de trabalho confortável. 9,9 Administração do tipo gerência de equipes: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de mesmo barco produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito. 5,5 Administração do tipo funcionário: o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. 1,1 Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço. 9,1 Administração e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima. Ênfase na produção Alta Baixa Ênfase na pessoas Alta Baixa MAXIMIANO /TGA – Fig – Grade gerencial de Blake e Mouton: combinação de dois estilos de liderança.

18 LIDERANÇA SITUACIONAL Estilo de liderança ajustado à situação; Para definir qual estilo é adequado para cada situação é necessário avaliar a situação corretamente; 3 critérios de avaliação da situação segundo Tannenbaum e Schmidt: O próprio gerente Formação, conhecimento, valores e experiência Os funcionários Capacidade de identificar objetivos da organização, desejo de assumir responsabilidades e tomar decisões, experiência, vontade de participar e necessidade de independência A situação Clima organizacional, grupo de trabalho, natureza da tarefa, pressão do tempo

19 LIDERANÇA SITUACIONAL 3 características de avaliação do grau de favorabilidade da situação para o líder, segundo Fiedler: Relações entre líder e seguidores – positivos ou hostis Grau de estruturação da tarefa – definidas e organizadas ou imprevisíveis e desorganizadas Poder da posição – importância, autoridade, poder de promoção ou demissão ou falta de poder de decisão Para Hersey e Blanchard é necessário analisar o seguidor: Maturidade do subordinado em termos de capacidade e interesse no trabalho Tarefas específicas Pessoas e/ou grupos imaturos? Quanto mais maduro o seguidor, menos autoridade pelo líder e mais relacionamento Imaturidade leva ao uso forte da autoridade e pouca ênfase no relacionamento

20 MAXIMIANO /TGA – Fig – Modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Pouco relacionamento, pouca tarefa Muita tarefa, pouco relacionamento Muito relacionamento, pouca tarefa Muita tarefa, muito relacionamento Pouco Comportamento orientado para a tarefa Muito Estilo do líder Delegação Participação Venda Comando E4 E3 E1 E2 Moderad o BaixoAlto M4 M3 M2 M1 Maduro Imaturo Maturidade dos Subordinados Muito Comportamento orientado para o relacionamento Pouco

21 LIDERANÇA CARISMÁTICA E TRANSACIONAL LIDERANÇA CARISMÁTICA LIDERANÇA TRANSACIONAL Líder inspiradorLíder negociador Líder transformadorLiderança baseada na promessa de recompensas Líder revolucionárioLiderança manipulativa Agente de mudançasApelo às necessidade primárias dos seguidores (recompensas e ameaças) Líder renovador


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