A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Prof. Elisabeth Mendes Vieira

2 HISTÓRICO A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos a interligarem com maior facilidade aqueles tópicos mais significativos da Ciência do comportamento aplicada ao contexto organizacional.

3 A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Nas ultimas décadas, cada vez mais o ser humano tem chamado a atenção dos estudiosos e merecidos cuidadosos estudos a fim de que possa ser mais bem conhecido sob todos os aspectos que lhe são peculiares.

4 FOCO O ponto de vista comportamental que muito se tem escrito e lido sobre o assunto. Procura-se conhecer a si mesmo e aos outros com os quais convivem, quer na situação individual, social ou organizacional.

5 Esta é a razão que as ciências do comportamento estão aparecendo entre aquelas que despertam maior interesse. Muito esforço se tem feito para que tal acervo de conhecimentos venha cada vez mais encontrar-se à mão das pessoas para que elas possam resolver os seus problemas do dia-a-dia.

6 A medida que as pessoas estejam procurando cada vez mais informar-se sobre o assunto, as ciências comportamentais vêm deixando de se qualificarem como aquele conjunto de conhecimentos voltados apenas ao estudo dos seres atípico ou pouco comuns, tais como: débeis mentais, os neuróticos, os psicóticos e os gênios.

7 Na medicina a doença era inicialmente a preocupação dos estudiosos.
Com o passar do tempo, a atenção para a saúde física tanto quanto para a mental foi incentivando o interesse das pesquisas sobre o assunto. Passou-se então a estudar muito mais o ser normal em sua maneira natural de existir e se comportar. E assim passou-se a grandes descobertas sobre comportamento. PAREI AQUI

8 O HOMEM ATUAL: Comportamento e autoconhecimento
O homem contemporâneo, por uma série de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentado, percentualmente, um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angústia.

9 O mal-estar característico de tais estados tem levado o homem à procura da melhor maneira de resolvê-los, mas nem sempre se tem conseguido chegar a estratégias mais sadias. EX. aumento percentual no consumo de drogas acompanhado de grande número de atos delinquenciais. HÁ FORMAS MAIS PRODUTIVAS E CONFORTÁVEIS DE EVITAR A INADEQUAÇÃO HUMANA.

10 É notório que cada pessoa tenha uma tendência natural de considerar a sua problemática individual de forma prioritária. Os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas à medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem. PSICOLOGIA – ciência que afeta ao estudo do comportamento humano.

11 A PSICOLOGIA E A BUSCA DE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS
A partir dos estudos psicanalíticos feitos por Freud, falecido em 1939, que se tem procurado ir além dos sintomas comportamentais aparentes. Objetivo – explicar melhor as reações humanas, para que se possa chegar mais próximo possível dos reais “por que” da conduta humana.

12 Muitos comportamentos indesejáveis levam a simples conotação de má vontade, falta de educação e outros. É preciso compreender que a intenção de cada pessoa é a de ser produtiva. Se isso não ocorre no seu trabalho, na sua vida familiar, na sua carreira escolar e assim por diante, é porque essa pessoa deve estar acumulando dentro de si alguma inadequação pessoal.

13 Se lembrássemos de que toda pessoa-problema para nós é antes de tudo um problema para si mesma, a convivência e o entendimento entre todos ficariam mais fáceis, e muitos sofrimentos advindo de desencontros poderiam ser evitados.

14 Exemplo – página 15


Carregar ppt "COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google