A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA RACIONAL Aula 2. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA RACIONAL Aula 2. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA RACIONAL Aula 2

2 INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para atingir o resultado que se deseja. Aptidão para pensar e criar estratégias em situações de complexidade (multiplicidade de informações e incertezas)

3 MenteEmocionalMenteRacional Matar ou morrer? Rapidez! Impressões e julgamentos intuitivos! Por que fiz isso? Precisão! Uso da razão!

4 INTELIGÊNCIA RACIONAL A inteligência racional utiliza à lógica, o pensamento coordenado para tomar decisões.

5 A inteligência racional não envolve sentimentos, preconceitos, reações instantâneas - utilizam plenamente o raciocínio lógico.

6 O ser humano, graças a sua inteligência racional, pode eleger seus fins e decidir quais os meios mais apropriados para conseguir.

7 A inteligência humana adapta o meio as nossas necessidades, transformando-o de tal maneira que deixa de ser meio para ser mundo. O ser humano tem mundo Os animais tem meio

8 A insuficiência da programação instintiva, juntamente com a inteligência racional, dão ao ser humano a característica que está no cerne de toda vida moral – a autonomia.

9 A palavra autonomia vem do grego e é empregada para designar uma realidade que se rege por suas próprias leis, tendo a capacidade de dar as leis a si mesma.

10 RAZÃO A utilização integrada dos estilos racional e administrativo demonstra a não valorização ou a subvalorização dos princípios da inteligência emocional, com foco dirigido prioritariamente para as habilidades técnicas e de gestão administrativa.

11 Características Positivas - razão Uso adequado do julgamento racional e lógico Capacidade eficaz de análise e síntese na resolução de problemas e na tomada de decisão Habilidade para interpretar e se expressar por meio de informações orais e escritas

12 Capacidade na prática das funções de planejamento, organização e controle Habilidade na utilização das técnicas de delegação Sensibilidade para envolver-se com equilíbrio nas atividades pessoais e profissionais. Características Positivas - razão

13 Valorização da gestão do tempo em sua atividades e na interação com a equipe Competência na utilização de técnicas adequadas para a seleção de subordinados. Parei aqui B Características Positivas - razão

14 Características negativas - razão Despreocupação em conhecer as próprias emoções e sentimentos Não reconhecimento da importância da autocrítica e do autocontrole. Desvalorização da percepção das emoções, necessidades e expectativas dos outros

15 Descrença quanto à resistência natural do ser humano em aceitar as mudanças Insensibilidade como autodesenvolvimento e desenvolvimento dos subordinados Utilização inadequada de atitudes e comportamento dirigidos ao trabalho em equipe. Características negativas - razão

16 Referências FERRER, J.J., Álvarez, J.C. Para fundamentar a bioética. Edições Loyola, São Paulo, GARRIDO, L.M Quero continuar gerente, e agora?: manual prático sobre a gestão de competências em liderança. São Paulo, Nobel, 2004.


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA RACIONAL Aula 2. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google