A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano. CONFLITO É um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra o afeta, ou pode afetar, negativamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano. CONFLITO É um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra o afeta, ou pode afetar, negativamente."— Transcrição da apresentação:

1 CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano

2 CONFLITO É um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra o afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante.

3 O conflito precisa ser percebido pelas partes envolvidas: a existência ou não do conflito é uma questão de percepção. Se ninguém tiver noção da existência do conflito, há um acordo geral de que ele não existe.

4 A VISÃO TRADICIONAL A abordagem mais antiga sobre o conflito parte do princípio de que todo conflito é ruim. Ele é visto como contraproducente e usado como sinônimo de violência, destruição e irracionalidade.

5 O conflito é danoso e deve ser evitado, segundo a visão tradicional. Esta visão dominou a teoria sobre conflito nas décadas de 1930 e 1940.

6 A VISÃO DE RELAÇÕES HUMANAS A conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. O conflito é inevitável, na visão de relações humanas;

7 Ele não pode ser eliminado; Há ocasiões em que ele pode ser até benéfico para o desempenho do grupo. Esta visão dominou a teoria sobre conflitos dos anos 40 até a metade da década de 1970.

8 A VISÃO INTERACIONISTA Enquanto a abordagem das relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranqüilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.

9 A principal contribuição desta abordagem é encorajar os líderes de grupos a manter constantemente um nível mínimo de conflito. Este nível deve ser o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

10 CONFLITO FUNCIONAL VERSUS CONFLITO DISFUNCIONAL A visão interacionista não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos apóiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho – estes são os conflitos funcionais, formas construtivas de conflito.

11 Existem conflitos que atrapalham o desempenho do grupo; são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito.

12 EXISTE TRÊS TIPOS DE CONFLITO 1.Conflito de tarefas; 2.Conflito de relacionamento; 3.Conflito de processo.

13 Conflito de tarefa – está relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho.

14 Conflito de relacionamento – se refere às relações interpessoais.

15 Conflito de processo – relacioná-se à maneira como o trabalho é realizado.

16 Estudos demonstram que os conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais (atrapalham).

17 Aparentemente, o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam os choques de personalidades e reduzem a compreensão mútua, o que impede a realização das tarefas organizacionais.

18 Por outro lado, os níveis reduzidos de conflito de processo e níveis baixos a moderados de conflito de tarefa são funcionais (benéficos). Para que o conflito de processo seja produtivo, seu nível tem de ser baixo.

19 Um nível baixo a moderado de conflito de tarefa demonstra consistentemente um efeito positivo no desempenho do grupo por estimular a discussão de idéias que ajudam o trabalho em equipe.

20 Robbins, Stephens. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


Carregar ppt "CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano. CONFLITO É um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra o afeta, ou pode afetar, negativamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google