A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema financeiro nacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema financeiro nacional"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema financeiro nacional
Subsistemas Normativo, Supervisor e de Intermediação

2 Subsistemas O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas instituições, as quais podem ser agrupadas em três subsistemas: Subsistema Normativo; Subsistema Supervisor; Subsistema de Intermediação.

3 Subsistema Normativo Tem a função de elaborar as normas do SFN, sendo composto por três grandes conselhos: Conselho Monetário Nacional (CMN); Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

4 Instituições Especiais do Subsistema Normativo
Integram também o subsistema normativo, na condição de agentes especiais: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Caixa Econômica Federal – CEF e Banco do Brasil – BB. Como agentes do Governo Federal, essas instituições integram o subsistema normativo, atuando e utilizando seus instrumentos de forma a viabilizar alguma política de interesse público. Como Bancos comerciais e de desenvolvimento fazem parte do subsistema de intermediação, de caráter operativo.

5 Subsistema Supervisor
Tem a função de fiscalizar e controlar as normas que foram elaboradas pelas autoridades monetárias. As instituições que compõem este segmento são: Banco Central do Brasil (Bacen); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

6 Subsistema de Intermediação
Este subsistema também denominado de operativo, é constituído pelas instituições financeiras públicas ou privadas que atuam no sistema financeiro com as seguintes atividades: a coleta, a intermediação e a aplicação de recursos financeiros; a custódia de valor de propriedade de terceiros; a administração de planos de benefícios previdenciários e a administração de contratos de seguros.

7 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional
Sistema Operativo ou de Intermediação Sistema Normativo/ Supervisor Cons. MonetárioNacional Cons. Nac. Seguros Privados Cons. Nacional de Previd. Complem. Inst. Especiais BB BNDES CEF Financ. Bancárias não Sist. Brasileiro de Poupança e Empréstimos Financeiras Auxiliares Banco Central Comissão Valores Mobiliários Superint. Seguros Privados Superint. de Previd. Complem.

8 Referências ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010. LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. Fundamentos do mercado de capitais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.


Carregar ppt "Sistema financeiro nacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google