A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento dos riscos. O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento dos riscos. O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos riscos

2 O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto. Os objetivos podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. A causa pode ser um requisito, uma premissa, uma restrição ou uma condição que crie a possibilidade de resultados negativos ou positivos. Por exemplo, as causas podem incluir o requisito de uma autorização ambiental para o trabalho ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto.O evento de risco é que a agência responsável pela autorização pode demorar mais do que o planejado para conceder a autorização ou, no caso de uma oportunidade, o pessoal de planejamento disponível e designado, embora seja uma equipe reduzida, possa conseguir terminar o serviço no prazo, realizando o trabalho com menor utilização de recursos. Se um desses eventos incertos ocorrer, pode haver um impacto no custo, no cronograma ou no desempenho do projeto.

3 Gerenciamento dos riscos As condições de risco podem incluir aspectos do ambiente da organização ou do projeto que podem contribuir para o risco do projeto, como práticas imaturas de gerenciamento de projetos, falta de sistemas integrados de gerenciamento, vários projetos simultâneos ou dependência de participantes externos que não podem ser controlados. O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Determinados riscos não podem ser gerenciados de forma proativa, o que sugere que a equipe do projeto deveria criar um plano de contingência.

4 Definição de escala de risco

5 Elementos de um Registro dos Riscos Elemento do documento Descrição ID do riscoInserir um identificador único de risco Descrição do risco Descrever o evento ou a condição do risco. A descrição do risco é geralmente expressa como O EVENTO poderia ocorrer, causando IMPACTO ou Se a CONDIÇÃO existir, o EVENTO poderia ocorrer, levando ao EFEITO Probabilidade Determinar a probabilidade de ocorrência do evento ou a condição ImpactoDescrever o impacto em um ou mais dos objetivos do projeto Classificação Se você utilizar uma classificação numérica, multiplique a probabilidade pelo impacto para determinar a classificação do risco. Se você utilizar uma classificação relativa, então combine as duas classificações (como alto/baixo ou médio/alto) RespostaDescrever a estratégia planejada de resposta ao risco ou condição

6 Elementos de um Registro dos Riscos- continuação Elemento do documento Descrição Probabilidade revisada Determinar a probabilidade de o evento ou condição ocorrer depois que a resposta foi implementada Impacto revisadoDescrever o impacto depois que a resposta foi implementada Classificação revisada Inserir a classificação do risco revisada depois que a resposta foi implementada Parte responsávelIdentificar a pessoa responsável pelo gerenciamento do risco Ações Descrever todas as ações que precisam ser tomadas para responder aos riscos StatusInserir o status como aberto ou fechado ComentáriosFornecer quaisquer comentários ou informações adicionais úteis sobre o evento ou a condição do risco

7 Bibliografia Este material foi extraído de: XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, KABANAR, Vijay; WARBURTON, Roger D. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


Carregar ppt "Gerenciamento dos riscos. O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google