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Multi-modalidade no transporte siderúrgico Multi-modalidade no transporte siderúrgico Grande Oportunidades, Grande Desafios Marcos Tadeu Arante.

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1 Multi-modalidade no transporte siderúrgico Multi-modalidade no transporte siderúrgico Grande Oportunidades, Grande Desafios Marcos Tadeu Arante

2 Consumo aparente de aço Fonte: IABr PIB = 4% 45% PIB = 4,5% ~ 4,0% 108%

3 Cenário Brasileiro Logistics Performance Index (LPI) do Banco Mundial –Brasil (2007) => 61ª posição –Brasil (2010) => 41ª posição –2º posição no BRIC atrás da China e próximo Índia Porém nosso custo ainda é muito alto –2x o custo de países desenvolvidos –Muito próximo da China (18%)

4 Matriz de Transporte, uma pista... Custo Logístico (Somatório) –Frete –Seguro –GR –Pedágio –Transbordo –Armazenagem –Estoque –Administração Fonte: Lima, 2006 Fonte: ANTT – 2005 * Inclui as participações de 3,6% de dutoviário e 0,4% de aéreo Comparativo custo teórico modal por 1000 Km R$/ton

5 Desafios Em rodovias: Níveis insuficientes de conservação e recuperação Déficit de capacidade da malha em regiões desenvolvidas Inadequação de cobertura nas regiões em desenvolvimento Adequação do modelo de concessão 13% 0,85%

6 Desafios Em ferrovias: Quantidade excessiva de passagens de nível Falta de contornos em áreas urbanas Invasões de faixa de domínio Extensão e cobertura insuficiente da malha Fonte: Fleury, 2007 Indisponibilidade de Rota Redução da flexibilidade da operação Baixa velocidade

7 Desafios Em portos: Limitações ao acesso marítimo Restrições ao acesso terrestre Rodoviário e ferroviário Deficiências de retroárea e berços Modelo gerencial da Administração Portuária desatualizado Em Hidrovias: Restrições de calado Deficiências de sinalização e balizamento Restrições à navegação pela inexistência de eclusas

8 Oportunidades Market Share ferroviário x distância

9 Oportunidades Portos –Grande potencial para cabotagem Hidrovias – Km navegáveis – Km utilizados Índia

10 PNLT: programa de investimentos integrado ao PAC Rodovias 33.0% Ferrovias 32.0% Hidrovias 29.0% Aerovias 1.0% Dutos 5.0% Fonte: PNLT – Plano Nacional de Logistica e Transportes, Abril 2007 PAC – Plano de Aceleração de Crescimento, Janeiro Rodovias 58.0% Ferrovias 25.0% Hidrovias 13.0% Dutos 3.6% Aerovias 0.4% 2025 Promessa

11 Trade-off Logístico Região Meso Região Micro Região Local Capacidade Frequência Massifica ç ão Atomiza ç ão Downstream Terminal Logístico Centro Distribuição Corredor Log í stico Clientes Fim de curso Upstream ESTOQUES x NÍVEL de SERVIÇO Trade-off Atendimento

12 ArcelorMittal Tubarão ArcelorMittal Vega Hidro Rodo Estabelecimento de corredor entre Upstream e Downstream Desenvolvimento de uma plataforma de crescimento através de novo paradigma logístico Benefícios –Melhoria do serviço ao cliente –Transit Time: 5 dias (Ferro +/- 20 dias) –Redução de 60% em relação ao transporte rodoviário –Maior segurança e responsabilidade socio-ambiental –Única solução efetivamente viável Exemplo

13 Este modal tem sido utilizado para atendimento aos clientes da Região Norte. Transit Time: 25 dias (rodo 17 dias) Custo: aprox. 50% menor em relação ao transporte rodoviário. Estufagem de contêiner na ArcelorMittal Vega Embarque no porto de São Francisco do Sul Desembarque no porto de Manaus Entrega no cliente – ponta rodoviária Exemplo

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