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Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.

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Apresentação em tema: "Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante."— Transcrição da apresentação:

1 Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios”
Marcos Tadeu Arante

2 Consumo aparente de aço
PIB = 4,5% ~ 4,0% 108% PIB = 4% 45% Fonte: IABr

3 Cenário Brasileiro Logistics Performance Index (LPI) do Banco Mundial
Brasil (2007) => 61ª posição Brasil (2010) => 41ª posição 2º posição no BRIC atrás da China e próximo Índia Porém nosso custo ainda é muito alto 2x o custo de países desenvolvidos Muito próximo da China (18%)

4 Matriz de Transporte, uma pista...
Fonte: ANTT – 2005 * Inclui as participações de 3,6% de dutoviário e 0,4% de aéreo Custo Logístico (Somatório) Frete Seguro GR Pedágio Transbordo Armazenagem Estoque Administração Fonte: Lima, 2006 Comparativo custo teórico modal por 1000 Km R$/ton

5 Desafios Em rodovias: Níveis insuficientes de conservação e recuperação Déficit de capacidade da malha em regiões desenvolvidas Inadequação de cobertura nas regiões em desenvolvimento Adequação do modelo de concessão 13% 0,85%

6 Desafios Em ferrovias: Quantidade excessiva de passagens de nível
Falta de contornos em áreas urbanas Invasões de faixa de domínio Extensão e cobertura insuficiente da malha Fonte: Fleury, 2007 Indisponibilidade de Rota Redução da flexibilidade da operação Baixa velocidade

7 Desafios Em portos: Limitações ao acesso marítimo
Restrições ao acesso terrestre Rodoviário e ferroviário Deficiências de retroárea e berços Modelo gerencial da Administração Portuária desatualizado Em Hidrovias: Restrições de calado Deficiências de sinalização e balizamento Restrições à navegação pela inexistência de eclusas

8 Oportunidades Market Share ferroviário x distância

9 Oportunidades Portos Hidrovias Índia Grande potencial para cabotagem
Km navegáveis Km utilizados Índia

10 PNLT: programa de investimentos integrado ao PAC 2007 - 2011
Promessa PNLT: programa de investimentos integrado ao PAC Rodovias 33.0% Ferrovias 32.0% Hidrovias 29.0% Aerovias 1.0% Dutos 5.0% Fonte: PNLT – Plano Nacional de Logistica e Transportes, Abril 2007 PAC – Plano de Aceleração de Crescimento, Janeiro 2007 2007 58.0% 25.0% 13.0% 3.6% 0.4% 2025 10 10 10

11 ESTOQUES x NÍVEL de SERVIÇO Trade-off Atendimento
Trade-off Logístico Região Meso Região Micro Região Local Capacidade Frequência Massificação Atomização Downstream Terminal Logístico Centro Distribuição Corredor Clientes “Fim de curso” Upstream ESTOQUES x NÍVEL de SERVIÇO Trade-off Atendimento

12 Exemplo Estabelecimento de corredor entre Upstream e Downstream
ArcelorMittal Tubarão ArcelorMittal Vega Hidro Rodo Estabelecimento de corredor entre Upstream e Downstream Desenvolvimento de uma plataforma de crescimento através de novo paradigma logístico Benefícios Melhoria do serviço ao cliente Transit Time: 5 dias (Ferro +/- 20 dias) Redução de 60% em relação ao transporte rodoviário Maior segurança e responsabilidade socio-ambiental Única solução efetivamente viável

13 Exemplo Estufagem de contêiner na ArcelorMittal Vega Embarque no porto de São Francisco do Sul Desembarque no porto de Manaus Entrega no cliente – ponta rodoviária Este modal tem sido utilizado para atendimento aos clientes da Região Norte. Transit Time: 25 dias (rodo 17 dias) Custo: aprox. 50% menor em relação ao transporte rodoviário.

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