A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo Coordenadoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo Coordenadoria."— Transcrição da apresentação:

1 AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo Coordenadoria de CT&I SANTOS 31/07/2008

2 ATUAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO: –Compreensão do problema; –Abordagem adotada; –Ações efetivas

3 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

4 OBJETIVOS DA SECRETARIA: Porta de entrada do Governo para as demandas; Elaboração e implantação das políticas públicas para o Desenvolvimento; Articulação das ações das Entidades e Secretarias estaduais para o Desenvolvimento; Aumento da competitividade do Estado; Incentivo ao investimento e crescimento econômico do Estado; Cultura do empreendedorismo.

5 Conceito de SUSTENTABILIDADE adotado Baseado no tripé: –AMBIENTAL –SOCIAL –ECONÔMICO

6 POSIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO: Oferecer condições para o desenvolvimento sustentável para as atividades produtivas

7 AÇÕES EFETIVAS DO GOVERNO DO ESTADO: AUMENTO DO CONHECIMENTO FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CRIAÇÃO DE AMBIENTES QUE INCENTIVEM O DESENVOLVIMENTO

8 AUMENTO DO CONHECIMENTO: O Estado mantém: 19 institutos de pesquisas; 3 universidades, com quase 100 mil alunos de graduação, mais de 50 mil alunos de pós e quase 11 mil docentes; 1 agência de fomento, que investe mais de R$ 700 milhões/ano, inclusive nas instituições federais e privadas instaladas no Estado.

9 Dados recentes compilados pela FAPESP: NO ESTADO ATUAM QUASE 1/3 DOS PESQUISADORES BRASILEIROS, QUE RESPONDEM PELA METADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL O Estado é responsável por cerca de 1% da produção científica mundial, considerando o número de artigos em periódicos internacionais indexados.

10 FORMAÇÃO DE RH – Técnicos De 2007 a 2010 o número de matrículas nas escolas técnicas do Centro Paula Souza passará de para 177 mil; –Paralelamente a esse esforço há um aumento no número de vagas para o Ensino Médio; –As 3 universidades estaduais têm, também, escolas técnicas.

11 FORMAÇÃO DE RH – Tecnólogos De 2007 a 2010 o número de FATECs está sendo duplicado (de 26 para 52, já estando em 40); O número de vagas no período deverá passar de para e o número de matrículas de para

12 FORMAÇÃO DE RH – Engenheiros*: As 3 universidades públicas oferecem quase 3700 vagas/ano nos diversos cursos de Engenharias –USP – 1670; UNICAMP – 655; UNESP – 1365 (O sistema federal oferece mais 1607 vagas/ano –UFSCar – 480; ITA – 127 e UFABC – 1000) * inclui os cursos de agrícola e agronomia

13 AMBIENTES INCENTIVADORES: Incubadoras de base tecnológica; Arranjos produtivos locais (APLs); Incentivo para o desenvolvimento, com ênfase para a melhoria da competitividade Parques Tecnológicos

14 SPTec - SISTEMA PAULISTA DE PARQUES TECNOLÓGICOS Parque Tecnológico: –Aproximação dos centros de conhecimento com as empresas; –ambiente para acelerar o desenvolvimento de EBT e difusão de PD&I dos centros de conhecimento; –Estímulo para a sinergia de conhecimento entre as empresas instaladas.

15 Função do SPTec: –Induzir as políticas públicas para PD&I; –Buscar a integração entre os diversos Parques e as empresas nelas instaladas; –Promover mecanismos de incentivo, fomento e investimentos –Parques de vários municípios estão em implantação: Com credenciamento provisório: Piracicaba, São Carlos (ParkTec), São José dos Campos, São José do Rio Preto; Com tratativas em andamento: Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos (Eco-tecnológico), São Paulo (2 iniciativas), Sorocaba; Com interesses: Americana, Praia Grande, Santos.

16 CONCLUSÕES: –Adota a abordagem de Desenvolvimento Sustentável; –Incentiva esse Desenvolvimento; –Tem infra-estrutura, mão de obra e ambiência para esse fim


Carregar ppt "AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo Coordenadoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google