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O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente de seu trabalho como empreendedores, mas.

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4 O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente de seu trabalho como empreendedores, mas também para os executi- vos que atuam em empresas. Isto porque as empresas precisam manter sua vitalidade empre- endedora desenvolvendo novos negócios a fim de continuarem a crescer e não tornarem obsoletos, como podemos ver nos seus estágios de crescimento.

5 As empresas, de acordo com pesquisas, passam por uma sucessão de estágios no desenvolvimento dos seus negócios. Nem todas evolvem igualmente, algumas saltam estágios, outros desenvolvem estágios paralelamente, outras, ainda, param de crescer e pouquíssimas chegam a percorrer todos os estágios.

6 Identificação de oportunidade Diversificar Desenvolver negócio dominante Atender a uma necessidade Acumulando recursos Barreiras a entradas Escoamento da oportunidade Escoamento do nicho Escoamento do mercado Escoamento dos negócios com sinergia Escoamento da Capacidade gerencial Fase administrativa de baixo risco Fase empreendedora de alto risco Exploração de oportunidades Exploração de Nicho de mercado Exploração de mercado Exploração de Negócio com sinergia Exploração de negócio sem sinergia Crescimento da organização Pequena e informal Grande e burocratizada

7 A maioria das empresas é iniciada por um ou mais empreendedores que acumulam recursos financeiros e técnicos para iniciar um empreendimento a vencer as barreiras à entrada no negócio escolhido. Todo negócio é iniciado explorando-se uma oportunidade identificada pelo empreendedor no mercado. A habilidade em evitar o rápido esgotamento da oportunidade, promovendo sua amplia;cão até se obter um negócio estabilizado,representa o sucesso neste estágio.

8 A maioria dos negócios começa explorando um nicho de mercado. Assim, para crescer, devem vencer as barreiras do esgotamento do nicho, isto é expandir-se para além dos limites dessas barreiras. Conforme o empreendimento se desenvolve, explorando todo o mercado, encontra a barreira imposta pelo esgotamento do mercado. A empresa, estão para continuar a crescer, precisa diversificar.

9 A maioria das empresas procura iniciar a diversificação explorando negócios com sinergia, podendo continuar a crescer até o esgotamento dos negócios com sinergia. A empresa que quiser crescer, depois do esgotamento dos negócios com sinergia deve orientar sua diversificação explorando negócios sem sinergia. A barreira a este tipo de crescimento é o esgotamento da capacidade gerencial da empresa, assim como a perda de criatividade para identificar novas oportunidades. Cada estágio de crescimento tem duas fases consecutivas : a primeira é a fase administrativa e a segunda, a fase empreendedora.

10 A fase administrativa começa com cada novo estágio, e é nela que a empresa cresce, explorando o negócio definido no estágio anterior. O enfoque é otimizar a orientação estratégica básica, procurando aumentar a eficiência da empresa Esta fase é considerada de baixo risco porque nela são feitos somente ajustes internos na organização e operações da empresa, à procura da maior eficiência possível. Como os ajuste são internos, eles estão inteiramente sob controle da empresa. Eventual erros são difíceis de acontecer e podem ser corrigidos sem grandes conseqüências. O Maximo que, normalmente, pode ocorrer é a perda do entusiasmo de crescimento.

11 A fase administrativa termina com o esgotamento do potencial de crescimento do estágio e, se a empresa pretende continuar a crescer, deve entrar na fase seguinte, que é a fase empreendedora. Fase empreendedora começa quando o potencial de crescimento do estágio estiver esgotado e a empresa quiser continuar a crescer. Para isto, ela precisa redefinir seu negócio. O enfoque é mudar a orientação estratégica básica, procurando aumentar a eficácia da empresa. Esta fase é considerada de alto risco, uma vez que nela são feitos ajustes Fundamentais na relação empresa com o seu ambiente, à procura de maior eficácia.

12 Como os ajustes são externos, eles não estão inteiramente sob o controle da empresa, dependem da aceitação dos consumidores, reação dos concorrentes etc. Com isto, é muito mais fácil a ocorrência de eventuais erros e suas consequencias sãos bem mais graves. Um erro na redefinição do negócio geralmente acarreta grande prejuízos e, não errar, o risco para a própria sobrevivência da empresa. A fase empreendedora termina com a definição de nova orientação estratégica básica para a empresa e, consequentemente, com a entrada num novo estágio de Crescimento. Cada estagio de conjunto de estágio tem a sua estratégia de crescimento.

13 Os empreendedores, no primeiro estágio de crescimento, acumulam recursos e procuram identificar oportunidades de negócios para iniciar um empreendimento Após identificar uma oportunidade e vencer as barreiras à entrada no negócio, a empresa se desenvolve, realizando e atendendo a uma necessidade do mercado.

14 A empresa se desenvolve enfocando todo potencial do negócio desde sua consolidação num nicho de mercado, no terceiro estágio de crescimento sua expansão para todo mercado, no quarto estágio, até a diversificação para negócios com sinergia, no quinto estágio. todo o crescimento da empresa nesses estágios se desenvolve com um único negócio. Por isso, chamamos essa estratégia de desenvolver negócio dominante.

15 A última estratégia de crescimento é a diversificação. é a mais perigosa, porque tende a fazer com que a empresa perca sua orientação estratégica básica, isto é, a cultura que orienta informal- mente a organização.

16 ATIVIDADE SOBRE EMPREENDEDORISMO OBJETIVO: APRESENTAR A MELHOR PROPOSTA DE NEGÓCIAÇÃO COMERCIAL E CRESCIMENTO DA EMPRESA: IDADE DE EXISTENCIA: 01 ANO PREÇO : VENDEDOR: (COMISSÃO) DISTRIBUIDOR: REPRESENTANTE: VAREJO: PUBLICO ALVO: ÀREA VETERINÁRIA PLANEJAMENTO DE MARKETING: OBS: a empresa tem a política de não financiar o seu fluxo de caixa 04 colaboradores – socios

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