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Filosofia da Educação Bruno Garcia. Filosofia da Educação Bruno Garcia Pensadores Sócrates; Platão; Aristóteles;

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Apresentação em tema: "Filosofia da Educação Bruno Garcia. Filosofia da Educação Bruno Garcia Pensadores Sócrates; Platão; Aristóteles;"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação Bruno Garcia

2 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pensadores Sócrates; Platão; Aristóteles;

3 Filosofia da Educação Bruno Garcia Aristóteles X Platão Platão: Tudo era subordinado à idéia; As idéias continuavam com o tempo e o mundo sensível era perecível; Aristóteles: Tudo era o mundo sensível;

4 Filosofia da Educação Bruno Garcia Aristóteles Não há nada em nossa mente que antes não tenha passado pelos sentidos; Aristóteles

5 Filosofia da Educação Bruno Garcia Aristóteles Não há nada escrito na nossa mente; As impressões que colocamos no nosso intelecto, são oriundas dos sentidos; Raciocínio Humano;

6 Filosofia da Educação Bruno Garcia Lógica Formal Método dedutivo; Ante-sala da Filosofia;

7 Filosofia da Educação Bruno Garcia Lógica Formal Conceito; Termo; Juízo; Proposição; Silogismo;

8 Filosofia da Educação Bruno Garcia Silogismo; Construção do conhecimento;

9 Filosofia da Educação Bruno Garcia Três Dimensões Prática; Teórica; Poésis;

10 Filosofia da Educação Bruno Garcia Dialética Imbricação entre os seres; Contraposição e contradição de idéias que levam a novas idéias; Arte do Diálogo;

11 Filosofia da Educação Bruno Garcia Parmênides X Heráclito X

12 Filosofia da Educação Bruno Garcia Parmênides Só existe o ser; O não ser, não é, e não pode vir a ser; O movimento é uma Ilusão dos sentidos;

13 Filosofia da Educação Bruno Garcia Heráclito Tudo é Movimento Tudo está em movimento; Nós nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio;

14 Filosofia da Educação Bruno Garcia Idealista x Materialista Idealista: As idéias dão origem aos objetos; Materialista: Os objetos ao redor dão origem às idéias;

15 Filosofia da Educação Bruno Garcia Visão dialética Eu sou um ser em transformação

16 Filosofia da Educação Bruno Garcia Dialética A Dialética é a ciência das leis gerais do movimento, tanto do mundo externo quanto do pensamento humano. Karl Marx

17 Filosofia da Educação Bruno Garcia Filosofia na Educação Será que a filosofia é importante? Pode contribuir com alguma coisa dentro do ambiente educacional? Por que não damos importância para a filosofia hoje em dia?

18 Filosofia da Educação Bruno Garcia Por que não valorizamos a filosofia? Mundo Pragmático; Aplicação imediata dos conhecimentos;

19 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pragmatismo e Existencialismo Pragmatismo – Estados Unidos Existencialismo - França

20 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pragmatismo A verdade de uma proposição se define pela sua eficácia Nós temos que nos voltar para aquelas coisas que produzem resultados;

21 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pragmatismo Querer ou desejar que o ser humano consiga parar de pensar em coisas que não tenha uma eficácia imediata, é a mesma coisa que pedir para alguém não tomar água porque ela está um pouco suja

22 Filosofia da Educação Bruno Garcia Existencialismo Existir: É estar em relação com o mundo; Existência: Modo de ser do homem enquanto é um modo de ser no mundo;

23 Filosofia da Educação Bruno Garcia Existencialismo É um conjunto de filósofos ou diretrizes filosóficas que tem em comum, não já os pressupostos e as conclusões, mas os instrumentos que se valem: a análise da existência;

24 Filosofia da Educação Bruno Garcia Existencialismo O Homem como ser de possibilidades Possibilidade do possível (escolha)

25 Filosofia da Educação Bruno Garcia Existencialismo Necessidade do possível; Possibilidade do possível (escolha); Impossibilidade do possível;

26 Filosofia da Educação Bruno Garcia Existencialismo A cada escolha, você é inteiramente responsável por ela

27 Filosofia da Educação Bruno Garcia História da Filosofia Filosofia Antiga: A Essência precede a Existência; Existencialismo Ateu: A Existência precede a Essência;

28 Filosofia da Educação Bruno Garcia Sartre O homem constrói a sua essência; Liberdade;

29 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ser Seres: Ser-aí Animais: Ser-em-si

30 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ser Em-si Perde a transcendência para reduzir-se à facticidade

31 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ser Humano Ser Em-si – Má-Fé Ser Para-si O ser humano é um ser de transcendência

32 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ser Humano O importante não é o que fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele Jean-Paul Sartre

33 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pragmatismo Em que momentos podemos perceber a existência do pragmatismo no ambiente educacional?

34 Filosofia da Educação Bruno Garcia Filosofia A filosofia contribui para tornar o ser humano um ser para-si;

35 Filosofia da Educação Bruno Garcia Filosofia Reúne o conhecimento fragmentado da ciência; Refletir sobre a nossa prática pedagógica; Orientar de uma forma mais consciente a nossa ação pedagógica;

36 Filosofia da Educação Bruno Garcia Filosofia Em nosso fazer pedagógico podemos estar contribuindo para que nossos educandos sejam seres em-si ou para-si;

37 Filosofia da Educação Bruno Garcia Razão de ser da escola Contribuir para que a criança não se torne um ser em-si, mas sim, se torne um ser para-si;

38 Filosofia da Educação Bruno Garcia Teoria e Prática

39 Filosofia da Educação Bruno Garcia Teoria e Prática Na verdadeira vida coletiva, nenhuma dimensão está separada das outras Pierre Lévy

40 Filosofia da Educação Bruno Garcia O Ato de Educar Repassador de Informações X Educador; Sem o processo de educação, o ser não se torna efetivamente humano; É possível alguém tornar-se humano através de um isolamento absoluto?

41 Filosofia da Educação Bruno Garcia O Ato de Educar E-Ducare: Conduzir de um estado a outro;

42 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ato de Educar Educar é a arte de transformar o outro em um ser distinto de nós; Ivo José Triches

43 Filosofia da Educação Bruno Garcia O Ato de Educar Interação: Agente; Mensagem Educando;

44 Filosofia da Educação Bruno Garcia O que é Educar Educar bem, é estar atento às necessidades do indivíduo; Sociais, políticas, econômicas e culturais; Mais do que dar respostas, fazer uma boa pergunta, que instigue e desafia a criança;

45 Filosofia da Educação Bruno Garcia Reflexão e criatividade; Para uma escola ter êxito, tem que haver vida no interior desta escola; Como se dá esta vida?

46 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ação do Agente Imbricação entre a mensagem e o educando; A escola será viva, quando esta mensagem ajudar a resolver questões que são problemas para as crianças

47 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ação pedagógica Contexto histórico-social concreto;

48 Filosofia da Educação Bruno Garcia Verdadeira Educação A verdadeira educação dissolve a assimetria entre o educador e o educando. Maria Lúcia Aranha

49 Filosofia da Educação Bruno Garcia Ação pedagógica O bom educador é aquele que vai morrendo durante o processo...

50 Filosofia da Educação Bruno Garcia Pensamento Consideramos necessário que a formação do professor esteja voltada não só para a sua formação técnico-científica, mas também para sua politização e formação filosófica Maria Lúcia de Arruda Aranha


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