A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Educação Bruno Garcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Educação Bruno Garcia."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação Bruno Garcia

2 Pensadores Sócrates; Platão; Aristóteles; Bruno Garcia

3 Aristóteles X Platão Platão: Tudo era subordinado à idéia;
As idéias continuavam com o tempo e o mundo sensível era perecível; Aristóteles: Tudo era o mundo sensível; Bruno Garcia

4 Aristóteles “Não há nada em nossa mente que antes não tenha passado pelos sentidos”; Aristóteles Bruno Garcia

5 Aristóteles Não há nada escrito na nossa mente;
As impressões que colocamos no nosso intelecto, são oriundas dos sentidos; Raciocínio Humano; Bruno Garcia

6 Lógica Formal Método dedutivo; Ante-sala da Filosofia; Bruno Garcia

7 Lógica Formal Conceito; Termo; Proposição; Juízo; Silogismo;
Bruno Garcia

8 Silogismo; Construção do conhecimento; Bruno Garcia

9 Três Dimensões Prática; Teórica; Poésis; Bruno Garcia

10 Dialética Imbricação entre os seres;
Contraposição e contradição de idéias que levam a novas idéias; “Arte do Diálogo”; Bruno Garcia

11 Parmênides X Heráclito
Bruno Garcia

12 Parmênides Só existe o ser; O não ser, não é, e não pode vir a ser;
“O movimento é uma Ilusão dos sentidos”; Bruno Garcia

13 Heráclito “Tudo é Movimento” Tudo está em movimento;
“Nós nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio”; Bruno Garcia

14 Idealista x Materialista
Idealista: As idéias dão origem aos objetos; Materialista: Os objetos ao redor dão origem às idéias; Bruno Garcia

15 Visão dialética “Eu sou um ser em transformação” Bruno Garcia

16 Dialética “A Dialética é a ciência das leis gerais do movimento, tanto do mundo externo quanto do pensamento humano”. Karl Marx Bruno Garcia

17 Filosofia na Educação Será que a filosofia é importante?
Pode contribuir com alguma coisa dentro do ambiente educacional? Por que não damos importância para a filosofia hoje em dia? Bruno Garcia

18 Por que não valorizamos a filosofia?
Mundo Pragmático; Aplicação imediata dos conhecimentos; Bruno Garcia

19 Pragmatismo e Existencialismo
Pragmatismo – Estados Unidos Existencialismo - França Bruno Garcia

20 “A verdade de uma proposição se define pela sua eficácia”
Pragmatismo “A verdade de uma proposição se define pela sua eficácia” Nós temos que nos voltar para aquelas coisas que produzem resultados; Bruno Garcia

21 Pragmatismo “Querer ou desejar que o ser humano consiga parar de pensar em coisas que não tenha uma eficácia imediata, é a mesma coisa que pedir para alguém não tomar água porque ela está um pouco suja” Bruno Garcia

22 Existencialismo Existir: É estar em relação com o mundo; Existência:
Modo de ser do homem enquanto é um modo de ser no mundo; Bruno Garcia

23 Existencialismo É um conjunto de filósofos ou diretrizes filosóficas que tem em comum, não já os pressupostos e as conclusões, mas os instrumentos que se valem: a análise da existência; Bruno Garcia

24 Existencialismo “O Homem como ser de possibilidades”
“Possibilidade do possível (escolha)” Bruno Garcia

25 Existencialismo Necessidade do possível;
Possibilidade do possível (escolha); Impossibilidade do possível; Bruno Garcia

26 “A cada escolha, você é inteiramente responsável por ela”
Existencialismo “A cada escolha, você é inteiramente responsável por ela” Bruno Garcia

27 História da Filosofia Filosofia Antiga:
“A Essência precede a Existência”; Existencialismo Ateu: “A Existência precede a Essência”; Bruno Garcia

28 Sartre “O homem constrói a sua essência”; Liberdade; Bruno Garcia

29 Ser Seres: “Ser-aí” Animais: “Ser-em-si” Bruno Garcia

30 “Perde a transcendência para reduzir-se à facticidade”
Ser “Em-si” “Perde a transcendência para reduzir-se à facticidade” Bruno Garcia

31 “O ser humano é um ser de transcendência”
Ser “Em-si” – Má-Fé Ser “Para-si” “O ser humano é um ser de transcendência” Bruno Garcia

32 Ser Humano “O importante não é o que fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele” Jean-Paul Sartre Bruno Garcia

33 Pragmatismo “Em que momentos podemos perceber a existência do pragmatismo no ambiente educacional?” Bruno Garcia

34 “A filosofia contribui para tornar o ser humano um ser “para-si”;
Bruno Garcia

35 Filosofia Reúne o conhecimento fragmentado da ciência;
Refletir sobre a nossa prática pedagógica; Orientar de uma forma mais consciente a nossa ação pedagógica; Bruno Garcia

36 Filosofia Em nosso fazer pedagógico podemos estar contribuindo para que nossos educandos sejam seres “em-si” ou “para-si”; Bruno Garcia

37 Razão de ser da escola Contribuir para que a criança não se torne um ser em-si, mas sim, se torne um ser para-si; Bruno Garcia

38 Teoria e Prática Bruno Garcia

39 Teoria e Prática “Na verdadeira vida coletiva, nenhuma dimensão está separada das outras” Pierre Lévy Bruno Garcia

40 O Ato de Educar Repassador de Informações X Educador;
Sem o processo de educação, o ser não se torna efetivamente humano; “É possível alguém tornar-se humano através de um isolamento absoluto?” Bruno Garcia

41 O Ato de Educar E-Ducare: Conduzir de um estado a outro; Bruno Garcia

42 “Educar é a arte de transformar o outro em um ser distinto de nós”;
Ato de Educar “Educar é a arte de transformar o outro em um ser distinto de nós”; Ivo José Triches Bruno Garcia

43 O Ato de Educar Interação: Agente; Mensagem Educando; Bruno Garcia

44 O que é Educar Educar bem, é estar atento às necessidades do indivíduo; Sociais, políticas, econômicas e culturais; Mais do que dar respostas, fazer uma boa pergunta, que instigue e desafia a criança; Bruno Garcia

45 Reflexão e criatividade;
Para uma escola ter êxito, tem que haver vida no interior desta escola; Como se dá esta vida? Bruno Garcia

46 Ação do Agente Imbricação entre a mensagem e o educando;
“A escola será viva, quando esta mensagem ajudar a resolver questões que são problemas para as crianças” Bruno Garcia

47 Contexto histórico-social concreto;
Ação pedagógica Contexto histórico-social concreto; Bruno Garcia

48 Verdadeira Educação “A verdadeira educação dissolve a assimetria entre o educador e o educando”. Maria Lúcia Aranha Bruno Garcia

49 “O bom educador é aquele que vai morrendo durante o processo...”
Ação pedagógica “O bom educador é aquele que vai morrendo durante o processo...” Bruno Garcia

50 Pensamento “Consideramos necessário que a formação do professor esteja voltada não só para a sua formação técnico-científica, mas também para sua politização e formação filosófica” Maria Lúcia de Arruda Aranha Bruno Garcia


Carregar ppt "Filosofia da Educação Bruno Garcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google