A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meloteca 2007 ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS Ensino da Música no 1º Ciclo Actividades de Enriquecimento Curricular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meloteca 2007 ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS Ensino da Música no 1º Ciclo Actividades de Enriquecimento Curricular."— Transcrição da apresentação:

1 Meloteca 2007 ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS Ensino da Música no 1º Ciclo Actividades de Enriquecimento Curricular

2 Meloteca 2007 PRESSUPOSTOS As crianças podem desenvolver capacidades musicais, trazem consigo capacidades e contextos, são capazes de desenvolver o pensamento crítico pela música.

3 Meloteca 2007 » As crianças aprendem melhor em ambientes agradáveis e contacto inter pares, necessitam de experiências diversificadas de aprendizagem, precisam de modelos eficazes de adultos.

4 Meloteca 2007 FINALIDADES DA MÚSICA Desenvolver competências de discriminação auditiva competências vocais e instrumentais competências criativas e de experimentação competências transversais o pensamento musical

5 Meloteca 2007 >

6 PRINCÍPIOS ORIENTADORES Desenvolvimento da imaginação e criatividade Alargamento do quadro de referências Aproveitamento dos conhecimentos e competências Escolha de repertório de qualidade Utilização de terminologias adequadas

7 Meloteca 2007 » Programação de actividades inclusivas Promoção de ambiente de respeito Articulação com outras áreas Valorização do património musical e artístico

8 Meloteca 2007 PRINCÍPIOS ORIENTADORES III Respeito pelos direitos de autor Colaboração com instituições e profissionais.

9 Meloteca 2007 >

10 PLANIFICAÇÕES Ter em conta o que os alunos vão aprender como vão aprender o repertório que vão estudar as competências adquiridas e resultados da aprendizagem

11 Meloteca 2007 ORGANIZADORES DO CNEB Percepção sonora e musical Interpretação e comunicação Experimentação e criação Culturas musicais nos contextos

12 Meloteca 2007 PERCEPÇÃO SONORA E MUSICAL Ao longo do 1º Ciclo, a criança explora e identifica os elementos básicos da música, identifica auditivamente características rítmicas, melódicas, harmónicas e formais, identifica auditivamente e visualmente instrumentos musicais,

13 Meloteca 2007 » lê e escreve notação convencional e não convencional, utiliza vocabulário e simbologias apropriadas.

14 Meloteca 2007 >

15 INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ao longo do 1º Ciclo, a criança canta só e em grupo, canções e melodias de diferentes épocas, estilos e culturas toca instrumentos acústicos e electrónicos, convencionais ou não, só e em grupo, comenta audições de acordo com os conceitos adquiridos, códigos e convenções;

16 Meloteca 2007 » interpreta obras musicais que interliguem diferentes formas de arte; apresenta e interpreta publicamente, na escola e/ou comunidade, obras vocais e instrumentais.

17 Meloteca 2007 >

18 CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO Ao longo do 1º Ciclo, a criança explora e organiza tipos de materiais sonoros para expressar ideias, sentimentos e atmosferas, explora ideias sonoras e musicais partindo de estímulos e temáticas, inventa, cria e regista pequenas composições e acompanhamentos,

19 Meloteca 2007 » aplica conceitos, códigos, convenções e símbolos utilizando a voz, instrumentos e as TIC, regista em suportes áudio e vídeo as criações realizadas.

20 Meloteca 2007 CULTURAS MUSICAIS Ao longo do 1º Ciclo, a criança Reconhece a música como parte do quotidiano e as funções que desempenha; Identifica estilos, épocas e culturas musicais diferenciadas e os contextos; Recolhe informação sobre processos vários de criação e interpretação.

21 Meloteca 2007 >

22 PRÁTICA MUSICAL DOMÍNIOS Audição Interpretação Composição

23 Meloteca 2007 ACTIVIDADES Prática VocalUtilização da voz Prática InstrumentalInstrumentos tradicionais Histórias com músicaAudição, interpretação e criação A música teatralInterpretação e/ou criação de espectáculo

24 Meloteca 2007 FONTE BIBLIOGRÁFICA António Ângelo VASCONCELOS, Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico. APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical Setembro 2006.

25 Meloteca 2007 > ENSINO DA MÚSICA NO 1º CICLO


Carregar ppt "Meloteca 2007 ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS Ensino da Música no 1º Ciclo Actividades de Enriquecimento Curricular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google