A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meninas em campo: utilizando o futebol para promover a igualdade entre os gêneros e capacitar meninas e mulheres Diane Sousa Instituto Formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meninas em campo: utilizando o futebol para promover a igualdade entre os gêneros e capacitar meninas e mulheres Diane Sousa Instituto Formação."— Transcrição da apresentação:

1 Meninas em campo: utilizando o futebol para promover a igualdade entre os gêneros e capacitar meninas e mulheres Diane Sousa Instituto Formação

2 .... se na torcida estão homens e mulheres, na horizontal, no investimento feito em nosso pa í s e no mundo para o jogo nas arenas e nos times de futebol e nas sele ç ões nacionais, homens e mulheres tem investimento na vertical? Sendo que mulheres estão no ponto 1 e os homens no topo do investimento? Na abertura eu falei: como ser á importante se em nosso pa í s meninas pudessem encontrar para comprar nas lojas de esporte camisetas com o nome da Marta (por exemplo), da mesma forma como os meninos tem a oportunidade de compr á -las com o nome de Neymar. Por que...

3 Desde os tempos em que nossos países latino- americanos foram ocupados por outros países europeus tornando-se daquelas colônias, mulheres de todas as camadas populares, cores e condições de liberdade ou mesmo escravizadas estiveram envolvidas em lutas pela sua sobrevivência, mesmo que isso fosse, não em manifestações coletivas, mas em expressões individuais. Quantas mulheres indígenas lutaram por sua liberdade nas florestas, mulheres negras lutaram contra o desejo aviltante daqueles que se consideravam seus donos e mulheres brancas, negras, amarelas lutaram por direitos fundamentais de participação política, acesso ao conhecimento e equidade no trabalho. PARA AS MULHERES TODO DIA É DIA DE LUTA!

4 Em todo o século XX as lutas foram se tornando cada vez mais coletivas: pelo direito ao voto, à educação, ao trabalho, enfim, à cidadania. Em cada país latino das Américas Central e do Sul, incluindo o México, fatores políticos e econômicos incidiram nessa luta, que reverberou em conquistas e em novas lutas. Essas lutas não param, porque a cultura impregna a sociedade de valores e de cren ç as que fortalecem atitudes sexistas. Uma dessas cren ç as é a de que o futebol é um esporte de homens. At é bem pouco tempo apenas para homens. Por que isso … ? Quem sabe, porque dizem ser um esporte dito violento, que requer m ú sculos e for ç a teoricamente não existentes no corpo da mulher. O que é uma grande bobagem!

5 MENINAS NO CAMPO – FUTEBOL EMANCIPADOR FUTEBOL SEM SEXISMO Para Oliveira. ( … ) os conhecimentos biol ó gicos contradizem todas as teses do sexismo e do racismo ditos cient í ficos. A diversidade é a norma da natureza viva. A diferen ç a entre humanos não comporta uma ordem hier á rquica. Cada ser humano é geneticamente ú nico, à exce ç ão dos gêmeos univitelinos. Diferente jamais foi, e não é sinônimo de desigual. (2009) Por isso, a inven ç ão da condi ç ão masculina como condi ç ão ú nica para a pr á tica do futebol é absurda. Como é absurdo o fato de apenas os homens manterem para si os recursos destinados a essa pr á tica, quando mulheres decidem seguir essa brincadeira como profissão.

6 MENINAS NO CAMPO – FUTEBOL EMANCIPADOR UMA BOLA, UM PEDAÇO DE CHÃO E OS PRIMEIROS MOMENTOS DE MENINOS COM MENINAS...

7 MENINAS NO CAMPO – FUTEBOL EMANCIPADOR E, para finalizar, gostaria de fazer uma reflexão com todos vocês. Quem aqui não consegue ver a música como uma atividade que requer sensibilidade e que tantos homens como mulheres podem praticar e, ao praticarem, nos possibilitam com as notas musicais ecoadas a nossa aproximação com o que há de mais sublime no mundo! A música nos eleva. Mas, na época de 1751 a 1829, período da vida de Nannerl, a sociedade européia onde ela vivia poderia considerá-la também umamaria machinho, como a sociedade brasileira considera, ainda em pleno século XXI (com exceção), as meninas que querem jogar futebol. Afinal, a bola correndo na lama ou na grama para nossos olhos, é como nota musical para nossos ouvidos. Para o apaixonado, ambos nos elevam e libertam. Penso ser necessário que no combate ao preconceito a sociedade avance numa velocidade ainda maior que na área das novas tecnologias. Quem sabe, o uso dessas ferramentas tecnológicas, somadas à prática do futebol não nos ajudem a alcançar o sonho da emancipação das mulheres, visto que somente assim teremos um mundo mais humanizado e viável para as futuras gerações. Cabe a nós fazermos nossa parte.

8 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Blog da Incubadora futebolderua.wordpress.com Site Institucional www.formacao.org.br Blog Escola de Mediação escolademediacao.wordpress.com

9 CONTATOS: Instituto Formação E-mail: formacao@formacao.org.brformacao@formacao.org.br Tel: (98) 3301-3882 Diane Sousa E-mail:dianesousa@formacao.org.br Tel: 98 81864681 Skype: sousa1930 Facebook: Diane Sousa Blog: dinalemanha.wordpress.com.br


Carregar ppt "Meninas em campo: utilizando o futebol para promover a igualdade entre os gêneros e capacitar meninas e mulheres Diane Sousa Instituto Formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google