A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência, ensino e pesquisa a serviço da vida. Doação de sangue: Convencer ou conscientizar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência, ensino e pesquisa a serviço da vida. Doação de sangue: Convencer ou conscientizar?"— Transcrição da apresentação:

1 Assistência, ensino e pesquisa a serviço da vida. Doação de sangue: Convencer ou conscientizar?

2 4 Milhões de Pessoas Dimensão 217 Municípios Cidades 33% do Estado Porcentagem Abrangência e Atuação

3 Doação de Sangue

4 Cadastro Comunicação Social Sinais VitaisEntrevistaDoaçãoLanche

5 Fracionamento

6 Hemácias (Glóbulos vermelhos): servem para tratar anemias; Plasma (Parte líquida do sangue): servem para tratar hemorragias; Plaquetas: servem para tratar ou evitar sangramentos. Após a coleta de 450ml de sangue, ele será separado em seus componentes: Observe o que acontece com o sangue

7 Estoque do sangue Situação do Estoque em 06/05/2014: Tipo Hoje Ideal A A B B AB AB O O

8 Imuno – Hematologia

9 Sorologia

10

11 Critérios para doação de sangue Ter entre 18 e 70 anos de idade. A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos; Pessoas com 16 e 17 anos podem doar com autorização assinada pelos pais ou tutor no próprio Hemocentro; Estar gozando de boa saúde; Homem pesar mais de 50 kg; Mulher pesar mais de 51 kg.

12 Apresentar documento oficial com foto; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação; Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Após almoço, aguardar 3 horas para doar.

13 Doação de de Medula Óssea

14 Nesse banco, você deposita esperança

15 O que é medula óssea? A medula óssea, é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por tutano. Nela são produzidos os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

16 O que é transplante de medula óssea? É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Consiste na SUBSTITUIÇÃO de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

17 Quem necessita de transplante? O transplante de medula óssea é indicado para pacientes produção anormal de células sanguíneas: leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico.

18 Como a medula é removida? Existem duas formas de doar: 1º - Por punção direta da medula. No centro cirúrgico, com anestesia para o doador não sentir nenhuma dor. 2º - Coleta pela veia periférica.

19 Como é realizada a coleta pela veia? A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias, que estimula a proliferação das células mãe que migram da medula para as veias e são retiradas. Este procedimento dura de 3 a 4 horas.

20 1 em 100 MIL: Essa é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil.

21 VOCÊ SABIA QUE A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA É UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS SIMPLES ENTRE AS DOAÇÕES FEITAS EM VIDA PARA SALVAR UMA VIDA?

22 COMO SE TORNAR UM DOADOR

23 1.Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. 2. Colher 10 ml de sangue para tipagem. 3. Seu sangue será tipado: é um teste de laboratório para identificar sua tipagem HLA.

24 4. Sua tipagem HLA será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. 5. Quando aparecer um paciente com uma medula compatível com a sua, você será chamado. 6. Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade. 7. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.

25 No primeiro momento, você só doa ESPERANÇA. Depois, se der certo você doa VIDA!

26

27 AGORA É COM VOCÊ! Interessado em se tornar um doador voluntário? Então entre em contato conosco.

28 Assistência, ensino e pesquisa a serviço da vida.


Carregar ppt "Assistência, ensino e pesquisa a serviço da vida. Doação de sangue: Convencer ou conscientizar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google