A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Física Luis César Fontana Dep. Física – CCT/UDESC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Física Luis César Fontana Dep. Física – CCT/UDESC"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Física Luis César Fontana Dep. Física – CCT/UDESC

2 Onde um físico pode atuar?

3 Ciência espacial O Brasil é um país iniciante ciência espacial pacial, sendo os EUA os mais desenvolvidos. Embora apenas alguns poucos felizardos têm a chance de se tornar um astronauta, estudando física você pode certamente buscar um emprego no espaço. Você pode se tornar um cosmólogo e investigar a evolução do universo, um caçador de planetas habitáveis em torno de outras estrelas, um astrofísico que procura por matéria escura e os buracos negros, ou um engenheiro que projeta satélites ou robôs que a terra envia para outros planetas.

4 Energia As preocupações com as mudanças climáticas juntamente com a diminuição da oferta de combustíveis fósseis significa que há um imperativo para reduzir o crescimento do consumo global de energia e desenvolver novas formas de geração de eletricidade. Pessoas com formação em física podem desempenhar um papel vital em tudo, desde a melhoria da tecnologia existente para torná-la mais eficiente até o desenvolvimento de novas tecnologiasda para a geração deenergia, como reatores de fusão nuclear.

5 Físico na área Médica Se você quer ser um enfermeiro, um cirurgião ou físico-médico - compreensão de física é importante se você quer trabalhar na medicina moderna. A Física revolucionou o diagnóstico e tratamento de doenças. A cirurgia é rotineiramente realizada utilizando lasers, o câncer é tratado com radiação e nossos corpos são fotografados por dentro usando raios-X, ultra-som, RMN e PET (Tomografia por Emissão de Posítrons) scans. E, novas técnicas, como o uso de nano-robôs para atingir as células cancerosas individuais ou usando luz infravermelha para monitorar o nosso sangue, estão continuamente sendo desenvolvidos. ature=player_embedded&v=7Xdmn sBFnRw

6 Finanças e Justiça A ligação entre a física e empregos em direito ou finanças pode não ser óbvio, mas muitas pessoas com formação em física trabalham nestas áreas. Em finanças, um físico pode trabalhar na modelação matemática e computacional de sistemas complexos que é particularmente valorizado; muitos lucros podem ser obtidos com a previsão correta do comportamento futuro dos mercados globais. O conhecimento em física também é importante para a lei - muitos casos forenses exigem uma compreensão detalhada de como os objetos se movem e das forças envolvidas na análise da cena de um crime ou acidente. Os advogados de escritórios de patentes, por outro lado precisam entender a nova tecnologia (a ser patenteada), para proteger eficazmente as novas invenções.

7 Televisão e música Se você quer estar na frente das câmeras ou no trabalho dos bastidores, a compreensão da física é útil para muitas carreiras na televisão e na música. Desde o engenheiro de som que controla a mistura em um concerto de música até o técnico de efeitos especiais de um filme de ação, muitas das pessoas que trabalham na indústria da mídia precisam de conhecimento em física (know-how).

8 Fronteira de conhecimento Físicos que trabalham na "fronteira do conhecimento", geralmente são movidos pela curiosidade. Eles se esforçam para responder perguntas como "Qual é o tamanho do universo?" Ou "Do que as coisas são feitas? ' Embora seu trabalho nem sempre tem uma aplicação prática óbvia e imediata para a vida cotidiana, eles vão empurrando a tecnologia para limites que são responsáveis por muitas inovações tecnológicas, desde de novas formas de esterilização de alimentos usando aceleradores de partículas até a invenção da World Wide Web.

9 Meio ambiente A física é vital para a compreensão de tudo que nos cerca, desde o núcleo da Terra até o topo da atmosfera. Se você quer ser um caçador de tempestades, pesquisador de enchentes, vulcões, campo magnético da terra, desenvolver novas tecnologias de energia renovável, estudar como as mudanças climáticas estão afetando as populações de pingüins ou manter o controle sobre o tamanho do deserto do Saara ou da floresta amazônica - o conhecimento de física é um dos mais importantes caminhos para a enorme gama de carreiras emocionantes em ciência ambiental.

10 Construções e estruturas Se você quer projetar edifícios ou estruturas, um bom conhecimento da física é muito útil. Depois de aprender física na escola ou na faculdade, você pode se tornar um arquiteto ou um engenheiro civil. Arquitetos projetam vários tipos de edifícios, desde escolas até arranha-céus. Os engenheiros civis constroem outras estruturas que são vitais para a sociedade moderna - como pontes, barragens e túneis.

11 Transporte Se você quer estudar velocidades supersônicas para caças a jato, eficiência de motores elétricos, armazenamento de energia ou trens maglev supercondutores, o entendimento da física vai mantê- lo se movendo na direção certa. Com o advento do vôo espacial comercial e a necessidade de desenvolver formas mais ecológicas de se locomover, o futuro dos transportes é cheio de desafios excitantes que você pode se envolver estudando física.

12 Esportes e Jogos Se você quer uma carreira em que você desenvolve conhecimento e tecnologia que nos ajuda a jogar e competir, a física irá te dar subsidios no caminho certo. Física está por trás da tecnologia tanto em esportes como em jogos, desde o designer tentando construir a melhor bicicleta para competições como o programador de jogos tentando construir jogos de computador mais realistas, precisam muito de física.

13 Educação Se você gosta de física e quer compartilhar seu entusiasmo desse assunto com os outros, então talvez uma carreira na educação é para você. Ensinar é trabalho gratificante, e que lhe dá a liberdade para ser criativo e organizar o seu próprio trabalho. Ela também lhe dá a chance de usar o seu conhecimento para influenciar o pensamento de toda uma geração - tudo ao mesmo tempo, prestar um serviço socialmente valioso com um futuro seguro, de longo prazo. Professores de Física, em particular, estão em falta no mercado e receberão apoio financeiro adicional do governo brasileiro, durante a sua formação.

14 Alguma coisa completamente diferente "Eu acho que os físicos podem fazer praticamente qualquer coisa. Nossa formação pode ser aplicada a quase qualquer atividade, e permite-nos ver as coisas de maneiras que podem não ser óbvio para os outros" Simon Singh, escritor de ciência e radialista. Física fornece uma ampla formação de tal forma que qualquer carreira que você tem em mente, estudando física você vai terá boas oportunidades. Todos os empregadores valorizam as habilidades que a física desenvolve: a capacidade de compreender as coisas rapidamente, uma determinação para encontrar respostas coerentes, juntamente com a resolução de problemas, análise, matemática e habilidades de TI. Estudar física é uma excelente maneira de manter suas opções em aberto.


Carregar ppt "Introdução à Física Luis César Fontana Dep. Física – CCT/UDESC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google