A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»"— Transcrição da apresentação:

1 O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»

2 O que é um GIRO? Um GIRO é um lugar no oceano, onde as correntes de água se encontram e formam uma espécie de remoinho gigante. Há cinco giros principais nos oceanos do mundo (Pacífico, Atlântico e Índico) e outros giros mais pequenos, no Alasca e na Antártida.

3 O mais conhecido é o Giro do Pacífico Norte, devido à enorme quantidade de lixo marinho que ali se juntou, constituída principalmente por resíduos de plástico. É o maior Giro da Terra e contém cerca de 3,5 milhões de toneladas de lixo. A mancha de lixo do Pacífico Norte tem o triplo da área da Península Ibérica.

4 90 a 95% da poluição do mar é constituída por plástico. 10% do plástico que deitamos fora acaba no oceano. 80% da poluição com plástico vem de fontes terrestres. Os restantes 20% vêm de navios.

5 Milhões de pequenos e grandes pedaços de plástico acumulam-se nos diversos giros. Devido à acção do sol, do sal e das ondas, vão-se desfazendo em partes cada vez mais pequenas até que se tornam «pó de plástico».

6 Esse plástico nunca desaparecerá do oceano e, como é feito com produtos tóxicos, acaba por ser ingerido pelos animais marinhos, entrando assim na nossa alimentação.

7 A poluição marinha afeta pelo menos 267 espécies em todo o mundo, entre aves, mamíferos, répteis, peixes e outros animais. Os peixes enredam-se no plástico ou ingerem-no e morrem.

8 As medusas ou alforrecas ficam presas nos pedaços de plástico que se encontram na água ou comem as pequenas partículas de plástico que flutuam na água. As tartarugas marinhas confundem sacos de plástico com as medusas de que se alimentam. Também se enredam em cordas, redes e anéis de plástico.

9 Muitas aves marinhas, como os albatrozes, voam grandes distâncias para alimentar as crias. Muitas vezes, os alimentos que recolhem são mortais, por se tratarem de fragmentos de plástico. O resultado é devastador, como poderemos ver a seguir…

10 Ilha de Midway, situada a meio do Pacífico Norte, a mais de 3 mil quilómetros do continente mais próximo.


Carregar ppt "O que a Marina descobriu sobre os «mares de plástico»"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google