A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal"— Transcrição da apresentação:

1 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal
Encontro de Coordenadores da Iniciação Cristã (2010) INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal Estudos da CNBB (97)

2 Iniciação à vida cristã...
PERGUNTAS O Documento propõe as seguintes perguntas: Iniciação à vida cristã... ... por quê? ... o que é? ... como? ... para quem? ... Com quem contamos? Onde?

3 O TEMA DA INICIAÇÃO vem desde as origens do Cristianismo
foi retomado pelo Concílio Vaticano II é um desdobramento do Diretório Nacional de Catequese (2005) uma resposta ao Documento de Aparecida (2007) atende a um pedido da 46ª e da 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil (2008 e 2009) é uma recomendação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2008 – 2010) uma prioridade no 11º PPC

4 UMA URGÊNCIA Como levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo? Como fazê-las mergulhar nas riquezas do evangelho? Como iniciá-las verdadeira e eficazmente na vida da comunidade cristã? Como fazê-las participar da vida divina por meio dos sacramentos? Como realizar uma iniciação que leve os fiéis a perseverarem? Como formar verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo?

5 É preciso uma mudança de foco.
PARA COMEÇAR É preciso uma mudança de foco. Iniciação Cristã passa de “preparação para receber sacramentos” para “o processo de quem quer tornar-se cristão”.

6 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ...
POR QUÊ?

7 O SER HUMANO TEM SEDE DE DEUS
É necessário um mergulho no mistério. Não se trata, portanto, de “aprender coisas”, mas de aderir a um projeto de vida A iniciação cristã é um processo: que é engloba passos sucessivos de aproximação. A pessoa se deixa envolver pelo mistério. que mescla vivência, conhecimento e celebração. que sempre acontece quando alguém assume o projeto cristão de vida.

8 FOI ASSIM NO COMEÇO 1º - Tudo começa com uma BUSCA: “Que procurais?” (cf. Jo 1,38) 2º - Essa busca gera um ENCONTRO: “Mestre, onde moras?... Vinde e vede.” (cf. Jo 1,38-39) 3º - O encontro produz CONVERSÃO 4º - A conversão leva à COMUNHÃO, ou seja, a compartilhar tudo 5º - A comunhão impele à MISSÃO, a buscar que outros também façam a mesma experiência 6º - A Missão leva à TRANSFORMAÇÃO da sociedade (cf. At 4, 32-34)

9 AUGE E DECLÍNIO DO CATECUMENATO
AUGE (sec III a V) – A Iniciação bem feita sustenta a fé dos mártires CRISTANDADE DECLÍNIO – A Igreja não pode se acomodar

10 UM NOVO TEMPO Somos chamados a um trabalho exigente e emocionante! Um novo KAIRÓS. As comunidades precisarão se transformar, criando estruturas que possibilitam um real processo de iniciação.

11 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ...
O QUE É?

12 DESCOBRIR O MISTÉRIO No nosso imaginário o mistério é algo de fascinante. Para ter acesso aos divinos mistérios a pessoa precisa ser iniciada às novas experiências que marcam profundamente e levam à transformação pessoal e ao envolvimento pela ação do Espírito Santo Ser cristão é participar desse mistério e comprometer-se com ele.

13 CATECUMENATO É CAMINHO
Surgiu em um momento em que a Igreja não podia contar com o apoio de uma cultura cristã. Ele traz as etapas indispensáveis para mergulhar no mistério de Cristo Cada etapa traz ritos de passagem que o ajudam a amadurecer. É preciso revalorizar esse caminho. O objetivo final é que o iniciado morra para o pecado e comece uma nova existência amadurecida na fé. Essa resposta se dá por meio de um itinerário, de um processo gradual.

14 UM PERIGO Fazer da celebração dos sacra mentos “festa de despedida” O sacramento é conseqüência de uma fé assumida e, ao mesmo tempo, é o que realimenta a fé. A catequese deve, portanto, levar ao sacramento. Mas só um bom processo de iniciação pode dar ao sacramento o lugar que lhe cabe

15 SUA NATUREZA A iniciação cristã é graça que nos cumula com os dons divinos em Cristo: o Batismo nos torna filhos do Pai, a Eucaristia nos alimenta com o Corpo do Filho e a Confirmação nos unge com a força do Espírito. Essa obra de amor se realiza na Igreja e pela Igreja, mas requer a decisão livre da pessoa.

16 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ...
COMO?

17

18 A MATURIDADE DA VIDA CRISTÃ
Para atingi-la propomos quatro meios fundamentais: Percepção do mistério da salvação, pelo ano litúrgico e celebrações da Palavra Todos devem acompanhar todo o processo Inserção gradativa na liturgia Estimular o testemunho de vida e a profissão de fé dos caminhantes

19 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ...
PARA QUEM?

20 OS DESTINATÁRIOS São interlocutores. Ouvindo-os perceberemos melhor o que precisam e a partir das inquietações que poderemos despertar sua curiosidade. Afinal, por que as pessoas procuram a Igreja? Talvez pelos sacramentos ou alguma graça... Só têm uma vaga lembrança do que aprenderam na infância sem real compreensão do que é ter uma identidade cristã. Isso deve nos levar a repensar o processo de evangelização.

21 CONSIDERAR CADA REALIDADE
- Catecumenato pré-batismal - Catecumenato pós-batismal O modelo tradicional precisa ir mudando aos poucos para assumir um ROSTO CATECUMENAL.

22 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ...
COM QUEM CONTAMOS? ONDE?

23 OS SUJEITOS - Os não batizados - Os batizados - As comunidades

24 OS ANIMADORES 1- Os introdutores 2- Os padrinhos 3- A família
4- O catequista 5- A equipe de coordenação 6- A comunidade 7- Os ministros ordenados

25 OS LUGARES A iniciação à vida cristã não se reduz a um espaço geográfico ou estrutura pastoral: deve estar presente e atuante em diversas situações e ambientes. Assim, a Igreja vive sua natureza missionária.

26 CONCLUSÃO DO DOCUMENTO 97

27 AS PROPOSTAS São um horizonte que nos incita a transformarmos o modo como educamos as pessoas na fé. A catequese de inspiração catecumenal não é um projeto fechado, mas abre um leque de possibilidades. O que já conseguimos de bom precisa ser valorizado e aprofundado, mas não podemos nos esquecer da nossa missão de formar discípulos e não “dar um cursinho”.


Carregar ppt "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google