A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um roteiro e como criar um! Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte Fonte:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um roteiro e como criar um! Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte Fonte:"— Transcrição da apresentação:

1 O que é um roteiro e como criar um! Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte Fonte:

2 A história é sobre? premissa Crie uma premissa: ela é a primeira fagulha de uma história. premissas Exemplos de premissas! Um casal que acorda um no corpo do outro? Um tenista aposentado que acredita que a vida depende da sorte? Um psicopata que ataca as pessoas pensando que é a própria mãe? premissa Uma premissa é tudo o que você diga: Puxa, isso daria um filme! Atenção: premissa Uma premissa ainda não é um filme. Nem mesmo um roteiro. Ela é a ideia inicial na qual sua história estará baseada.

3 storyline Um filme nasce com o storyline. storyline Um storyline é... A história do filme contada em um parágrafo curto (em 20 palavras ou menos!) Resume a história do início até o final, introduzindo personagens principais. É aquilo que contamos para um amigo que pergunta do que é o filme na saída do cinema. Mas o que é necessário para se escrever uma boa história? Se presta a ser contada com sons e imagens. Tem conflitos e personagens com os quais nos identificamos e cujo final ou desenvolvimento não adivinhamos. Mas o que são conflitos? Conflitos em dramaturgia são questões que são resolvidas durante a história, através do confronto entre protagonista (s) e antagonista (s).

4 Conflitos Conflitos são... Aquilo que os personagens querem conquistar e precisam lutar para isso. Exemplos: Luta entre o homem e a natureza (como em Mar em Fúria, Terremoto, etc.) Luta de homens contra homens (de West Side Story até Duro de Matar) Luta de homens consigo mesmos (filmes de superação pessoal, dramas intimistas, etc.) personagens E os personagens? Dão vida aos conflitos, assumindo suas posições e objetivos. Nos identificamos com eles e suas buscas, nos envolvendo com a trama. Os personagens evoluem ao longo da história, são modificados por ela.

5 Um exemplo de conflito... Que poderia gerar uma história: Você está num táxi indo para a rodoviária, quando......diz para o motorista: vamos logo. Meu ônibus sai daqui a pouco! Só que o táxi para em um engarrafamento, a um quilômetro da rodoviária. E agora? Sai correndo ou espera? ou...diz para o motorista: vamos logo. Meu ônibus sai daqui a pouco! O taxista parte em alta velocidade, desviando perigosamente. E sofre um ataque cardíaco. E agora? Como salvar a SUA vida? ou...diz para o motorista: vamos logo. Meu ônibus sai daqui a pouco! O taxista pergunta: Tem certeza? Viu que entrou o horário de verão? E agora? Ajusta o relógio ou apenas fica emburrado?

6 roteiro E como isso tudo se torna um roteiro? Da premissa ao roteiro... Premissa Premissa: isso daria um filme! Storyline Storyline: a história em um parágrafo. Argumento Argumento: contando em detalhes a história, mas de forma coloquial. Roteiro Roteiro: história escrita pensando para a câmera e os microfones! história argumento Mas como organizar a história e fazer o argumento? O velho truque dos três atos! Primeiro ato: apresenta os personagens, o que eles estão buscando e o que está em jogo. Segundo ato: desenvolve os conflitos, sem entregar o ouro para o bandido. Terceiro ato: resolve os conflitos, atribui os vencedores, etc.

7 Primeiro ato Do que trata a história? Onde e quando ela se passa? Em quem eu presto atenção? Isso interessa ou já deu pra adivinhar onde vai chegar? O que está em jogo? Segundo ato Os personagens se desenvolvem a partir de suas ações. Já pensou se o Superman só falasse que sabe voar ao invés de sair voando mesmo?? Os conflitos crescem e se esclarecem. Mas há as viradas. Terceiro ato As coisas precisam se resolver, por exemplo: Em Soldado Ryan, os alemães não podem passar de uma ponte. Em Náufrago, ele sai da ilha (na jangada amarrada com fitas de vídeo!!!) Em De Volta Para o Futuro o raio tem hora para cair! ARGUMENTO:

8 Qual é a cara de um roteiro? CENA 01 - INTERIOR - SALA DE AULA / NOITE Vários alunos já estão sentados na sala de aula. Alguns poucos estão chegando, enquanto ROBERTO e GUSTAVO estão à frente, abrindo a conversa. O roteiro é projetado com um datashow na parede. ROBERTO Essa é a cara de um roteiro de ficção moderno. Não é literatura. GUSTAVO É escrito de forma sintética. ROBERTO Você escreve o que pode ser visto e ouvido, com poucas rubricas e detalhes. GUSTAVO E isso vira um filme. Onde e quando se passa a cena? Interior ou exterior? Onde NA TRAMA se passa a cena? De dia? De noite? Cenas são numeradas em ordem crescente!

9 Qual é a cara de um roteiro? CENA 01 - INTERIOR - SALA DE AULA / NOITE Vários alunos já estão sentados na sala de aula. Alguns poucos estão chegando, enquanto ROBERTO e GUSTAVO estão à frente, abrindo a conversa. O roteiro é projetado com um datashow na parede. ROBERTO Essa é a cara de um roteiro de ficção moderno. Não é literatura. GUSTAVO É escrito de forma sintética. ROBERTO Você escreve o que pode ser visto e ouvido, com poucas rubricas e detalhes. GUSTAVO E isso vira um filme. Descrição de ambiente e ações: Frases curtas. Escrevemos o que vemos e ouvimos. Apenas os detalhes essenciais para a trama aparecem. Personagens grifados em maiúscula. Alinhado pela esquerda.

10 Qual é a cara de um roteiro? CENA 01 - INTERIOR - SALA DE AULA / NOITE Vários alunos já estão sentados na sala de aula. Alguns poucos estão chegando, enquanto ROBERTO e GUSTAVO estão à frente, abrindo a conversa. O roteiro é projetado com um datashow na parede. ROBERTO Essa é a cara de um roteiro de ficção moderno. Não é literatura. GUSTAVO É escrito de forma sintética. ROBERTO Você escreve o que pode ser visto e ouvido, com poucas rubricas e detalhes. GUSTAVO E isso vira um filme. Diálogos: Centralizados Nome do personagem precede a fala, em maiúsculas. Escrito em linguagem coloquial, de acordo com a maneira de falar de cada personagem. Fale em voz alta após escrever a frase! Ficou natural? Não? Reescreva! Formato facilita leitura do elenco.

11 Agora que você já sabe como criar um roteiro, junte-se nos grupos e crie sua história que posteriormente irá virar um filme! mínimo 2 minutos e no máximo 5 minutos. Seu filme precisará ter no mínimo 2 minutos e no máximo 5 minutos. Entregue para ser avaliado um roteiro com a seguinte estrutura:PremissaStorylineArgumentoRoteiro Depois disso, máquinas fotográficas ou filmadoras a postos que iremos executar os roteiros e transformá-los em pequenos filmes. Prepare-se!


Carregar ppt "O que é um roteiro e como criar um! Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte Fonte:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google