A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma semana na vida das marcas no Facebook Portugal Del 20 a 26 de Março 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma semana na vida das marcas no Facebook Portugal Del 20 a 26 de Março 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Uma semana na vida das marcas no Facebook Portugal Del 20 a 26 de Março 2011

2 O objetivo do estudo é identificar, durante o período de uma semana, quais são as dez marcas mais comentadas em Portugal no Facebook e procurar os comentários e opiniões dos portugueses sobre essas marcas. Com os resultados, podemos perceber os hábitos, as tendências, os gostos e a opinião dos usuários sobre os mais variados temas. Para a realização deste estudo, foram utilizadas algumas ferramentas de tecnologia para identificar, face ao elevado número de depoimentos quais foram as dez marcas mais faladas. Posteriormente foi necessária a análise humana para captar as tendências e o que de mais interessante ou curioso se pode retirar desta monitoração.

3 TOP 10: As marcas mais comentadas Domingo O que dizem sobre as marcas? A Honda, excepcionalmente neste dia, aparece entre as dez marcas mais comentadas, devido a sua vitória no primeiro pódio de 2011 da Moto GP – com o piloto Stoner. Grande parte do buzz do iPhone, neste dia, deve-se ao fato de um grupo de piratas ter roubado fotos comprometedoras dos iPhones de mais de 50 celebridades, entre elas Scarlet Johansson.

4 TOP 10: As marcas mais comentadas Segunda O que dizem sobre as marcas? Adeptos do FCP comentam exaltados como a equipa está perto de tornar-se campeão português, e também a possibilidade de ser campeão na casa do seu rival, Benfica, no Estádio da Luz. Por sua vez, a vitória do Benfica sobre o Paços de Ferreira, trouxe comemorações dos adeptos do clube da Luz que festeja também o adiamento da vitória do campeonato para os portistas.

5 TOP 10: As marcas mais comentadas Terça O que dizem sobre as marcas? CP recebe um buzz bastante negativo devido a greve; as pessoas reclamam da greve em geral, mas também dos funcionários que aderiram. O buzz de Optimus está relacionado, positivamente, com o evento que acontecerá nos dias 6 a 9 de julho em Lisboa, o Optimus Alive.

6 TOP 10: As marcas mais comentadas Quarta O que dizem sobre as marcas? O anúncio da Millenium BCP com o técnico de futebol José Mourinho é satirizado pelo comediante Nilton. Este video tem sido bastante disseminado no Facebook e muito bem avaliado. O buzz da Coca-cola está, principalmente, relacionado ao novo anúncio: Existem razões para acreditar que é aprovado pelos internautas.

7 c TOP 10: As marcas mais comentadas Quinta O que dizem sobre as marcas? Há a disseminação de uma entrevista sobre a máquina de cerveja da Superbock. Os internautas partilham o vídeo e comentam positivamente, por se tratar de um vídeo engraçado. Também há comentarios acerca dos concertos do Palco Superbock, no Optimus Alive. O buzz acerca da ZON durante toda a semana refere-se a notícias relacionadas com Liga ZON Sagres, principalmente com as rivalidades entre Benfica e FCP, mas também com destaque para a Liga ZON Kids.

8 TOP 10: As marcas mais comentadas Sexta O que dizem sobre as marcas? Sporting aparece todos os dias entre as marcas mais comentadas devido às eleições à presidência do clube. Estas geraram muita discussão sobre os candidatos e as suas propostas para a equipa. Alguns comentários relacionados com o Vodafone Rally de Portugal de 2011.

9 TOP 10: As marcas mais comentadas Sábado O que dizem sobre as marcas? Portugueses insatisfeitos comentam a notícia da possibilidade de privatização parcial da Caixa Geral de Depósitos. Disseminação da notícia do lançamento do serviço MEO Online, lançado no dia 25 de arço.

10 TOP 10: Categorias da Semana

11 TOP 10: Marcas da Semana

12 Conclusões Durante a semana, nota-se que aparecem três equipas de futebol entre as marcas mais comentadas: Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto (FCP). Nota-se que o buzz acerca de FCP e Benfica foca especialmente a proximidade do fim do Campeonato Português (Liga ZON Sagres) e a rivalidade entre as duas equipas. O buzz acerca de Sporting, esta semana, está relacionado com eleições à presidência do clube. O Facebook foi o canal usado para mostrar o apoio a cada um dos candidatos. Interessante que, dependendo do dia, com o decorrer de notícias acerca dos candidatos, notava-se o apoio buzz em torno de determinado candidato, como por exemplo: na sexta, nota-se uma maior presença do candidato Dias Ferreira, que deverá ter sido motivada pelo discurso de Paulo Futre, já na segunda destacam-se as conversas em torno do nome de Bruno Carvalho.

13 Conclusões Um outro highlight da semana foi a sátira realizada pelo comediante Nilton ao anúncio do Millenium BCP, protagonizado por José Mourinho. O link do vídeo no youtube foi amplamente disseminado, com comentários bastante positivos para a sátira. Houve também um ponto em comum entre duas marcas do estudo, Superbock e Optimus, devido ás confirmações de artistas para o Optimus Alive, que acontecerá nos dias 6 a 9 de Julho, em Lisboa.

14 Nota Durante a realização do estudo, foram encontradas algumas dificuldades principalmente relacionadas com os termos, pois muitos tratavam de outros temas não referentes à marca em si. Alguns termos com os quais aconteceu isso foi: PT, que poderia ser a marca Portugal Telecom, porém notou-se que na verdade era utilizado basicamente como sigla para Portugal; Tsunami, que apareceu – inicialmente - durante toda a semana, mas referia-se ao desastre natural No Japão, e não à marca de computadores; Dia Supermercados, em que o buzz aparecia ao dia (da semana); AKI, pois o buzz não era relacionado com marca e Apple, muito do buzz era relativo ao Farmville Giant Candy Apple. Neste último caso foi realizado um filtro com estes termos e não foi retirada da marca do ranking.

15 Joana Carravilla Country Manager Portugal


Carregar ppt "Uma semana na vida das marcas no Facebook Portugal Del 20 a 26 de Março 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google