A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classes de palavras: o quantificador Porto Editora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classes de palavras: o quantificador Porto Editora."— Transcrição da apresentação:

1 Classes de palavras: o quantificador Porto Editora

2 Olá! Eu sou Júpiter e, com a ajuda dos deuses do Olimpo, vou guiar-vos através da classe do quantificador. Porto Editora O quantificador pertence a uma classe fechada de palavras, pois contém um número limitado de vocábulos. O quantificador acrescenta ao nome informações acerca do seu número ou quantidade. Exs: três nuvens vários deuses

3 Porto Editora Apolo, deus da luz, que nos podes dizer sobre os quantificadores numerais? Os quantificadores numerais referem a quantidade (exata, múltiplo ou fração) do nome que precedem. Quantidade exata: um, dois, três, quatro, cem, mil, dez mil… Ex.: Hoje, vi dois filmes e comi três bolos! Múltiplo: o dobro, o triplo, o quádruplo, o quintuplo… Ex.: Na próxima semana, trabalharei o dobro das horas. Fração: meio, metade, um terço, um quarto, um quinto… Ex.: Fui ao cinema e passei um terço do filme a dormir.

4 Porto Editora Minerva, deusa da sabedoria, que nos dizes tu sobre os quantificadores existenciais? Os quantificadores existenciais referem-se a um nome, mas sem especificar a totalidade e sem expressar uma quantidade precisa. algum/alguma, alguns/algumas, pouco/pouca, poucos/poucas, muito/muita, muitos/muitas, tanto/tanta, tantos/tantas, vários/várias, bastante/bastantes Ex.: Muitos tentaram, mas poucos conseguiram.

5 Porto Editora Vénus, deusa do amor, que informação nos trazes acerca dos quantificadores universais? Os quantificadores universais referem a globalidade de um conjunto. todo/toda, todos/todas, nenhum/nenhuma, nenhuns/nenhumas, ambos/ambas, qualquer/quaisquer, cada Ex.: Todos os amigos o procuraram, mas nenhum o encontrou.

6 Porto Editora E tu, Marte, deus da guerra, fala-nos um pouco sobre os quantificadores interrogativos. Os quantificadores interrogativos iniciam uma frase de tipo interrogativo em que se pergunta acerca da quantidade. quanto/quanta quantos/quantas Ex.: Quantos soldados se apresentaram para combater?

7 Porto Editora Quantificadores Em síntese: Numerais um dois três cem mil dez mil… o dobro o triplo o quádruplo… meio metade um terço um quarto um quinto… Existenciais algum/alguma alguns/algumas pouco/pouca poucos/poucas muito/muita muitos/muitas tanto/tanta tantos/tantas vários/várias bastante/ bastantes Universais todo/toda todos/todas nenhum nenhuma nenhuns nenhumas ambos/ambas qualquer/ quaisquer cada Interrogativos quanto quanta quantos quantas


Carregar ppt "Classes de palavras: o quantificador Porto Editora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google