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SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM SAÚDE

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Apresentação em tema: "SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM SAÚDE
AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Rio de Janeiro, novembro/2006

2 EXPERIÊNCIA DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - CASSI Registro ANS Adelmo Vianna Gomes Presidente do Conselho de Usuários CASSI SP

3 :: A HISTÓRIA DA CASSI ::
Fundação; Novo Estatuto: Financiamento, Gestão e Modelo Assistencial; Criação do 1º Conselho no Brasil; Documento Diretor para a Estratégia de Saúde da Família - ESF (Modelo Assistencial); 2005 – ESF implantada em 23 capitais e 9 grandes cidades.

4 :: A EMPRESA :: 750 mil usuários;
42 mil prestadores (maior rede do país); 2ª maior autogestão; Entre as 10 maiores operadoras do país; 13,32% do segmento de autogestão;

5 :: A EMPRESA :: Saúde Supletiva – Autogestão; Regulação da ANS;
Financiamento: Banco do Brasil (BB) / Participantes; Gestão compartilhada: BB / Participantes; Operação – atua em todo o território nacional: Rede Própria ESF: 32 Serviços Próprios Rede Contratada: prestadores de serviços de saúde.

6 :: A EMPRESA :: Negócio “Serviços em saúde” Missão
“Assegurar atenção integral à saúde para uma vida melhor” Visão “Ser a referência em soluções e sistema de saúde”

7 :: MACRO FUNÇÕES DO SISTEMA DE SERVIÇOS DE SAÚDE CASSI ::
CAO Fonte: Mendes, E. - Forfaleza 2002

8 CONSELHO DE USUÁRIOS

9 :: APRESENTAÇÃO DO CONSELHO DE USUÁRIOS ::
Os Conselhos de Usuários da CASSI são órgãos de âmbito local, criados em 1998 com função consultiva, eleitos em Conferências de Saúde, com mandato de dois anos, composto por representantes dos usuários, organizados em entidades ou não, e representantes da CASSI.

10 :: OBJETIVO :: Acompanhar, divulgar, avaliar e sugerir ações de saúde voltadas para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação, considerando as premissas do Modelo Assistencial da CASSI.

11 :: ATRIBUIÇÕES :: Avaliar os serviços de assistência à saúde;
Fortalecer a relação usuário / CASSI; Pensar sobre os critérios de qualidade dos serviços; Discutir prioridades de saúde; Acompanhar as condições de acesso usuários / serviços; Propor soluções, políticas e programas de promoção e prevenção; Socializar a concepção do Modelo Assistencial CASSI; Discutir modificações no regulamento e/ou estatuto; Conhecer e acompanhar o planejamento, o orçamento anual e a execução orçamentária.

12 :: COMPOSIÇÃO :: Representantes eleitos ou indicados: Associados;
Entidades dos funcionários; Órgãos da Empresa patrocinadora; CASSI; Sindicato dos Bancários; Plano CASSI Família.

13 :: CONSELHO DE USUÁRIOS CASSI-SP ::
51 participantes: 29 Titulares 22 Suplentes Presidente: Adelmo Vianna Gomes Vice-presidente: Célia Maria de Arruda Campos Pacheco 1ª Secretária: Lucila Maria de Oliveira Pacheco 2ª Secretária: Maria Cecília Censoni (Ciça)

14 Estados com Conselho de Usuários  22 Conselhos em funcionamento

15 :: DESAFIOS :: Participação; Trabalho político; Exposição;
Estrutura logística; Comunicação; Expectativa.

16 :: AVANÇOS :: Nº. de representantes; Capacitação institucional;
Amadurecimento; Existência em quase todo o território nacional; Rede de comunicação; Encontros nacionais.

17 Especialistas Rede referenciada
:: AONDE QUEREMOS CHEGAR :: Central CASSI REGULAÇÃO CEPAG Serviços Próprios Urgência Emergência Especialistas Rede referenciada Internação Diagnose e Terapia Unidades de Suporte DE INFORMAÇÃO SISTEMAS NEGOCIAÇÃO Controle Social

18 “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora,
não espera acontecer” (Geraldo Vandré)

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