A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: RESGATANDO A ALEGRIA DE VIVER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: RESGATANDO A ALEGRIA DE VIVER."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: RESGATANDO A ALEGRIA DE VIVER.
TEXTO BÁSICO: Sl 51: 13 - “Restitui-me a alegria da tua salvação”. INTRODUÇÃO. Algumas coisas na vida são mais fáceis de serem conquistas do que mantidas. Muitas pessoas desistiram de sonhar; perderam qualquer pretensão de ser feliz aqui e agora. Você já viveu um momento tão gostoso que pereceu um sonho?

2 PALESTRA 1 - TEMA: COMO RESGATAR A NOSSA ALEGRIA DE VIVER? Sl 126.
1 – TRANSFORMANDO OS MILAGRES DO PASSADO COMO MEDIDA PARA O FUTURO. Tudo o que Deus realizara no passado, na vida dele, era o mínimo que ele almejava prá hoje. Davi – antes de lutar contra Golias – descreve a Saul como Deus se mostrara fiel no passado. Quando olhamos para o passado nossos medos se tornam injustificáveis.

3 No saudosismo você vive em função do que um dia foi bom.
Lembrar das vitórias passadas é diferente de saudosismo. Na lembrança você encontra forças para enfrentar o presente e sonhar o futuro. No saudosismo você vive em função do que um dia foi bom. Precisamos rever nossos conceitos de felicidade. Precisamos viver no presente, em vez de viver nos fracassos do passado ou na interrogação do futuro. Vs.1 – “Quando o Senhor restaurou”. V.4 – “Restaura, Senhor”. Faz de novo.

4 2 – ENCARANDO O DESERTO COMO UM RIO EM POTENCIAL.
O que é o deserto prá nós? É lugar de crescimento ou de achatamento da vida? V4 – “Restaura Senhor a nossa sorte como as torrentes do Neguebe”. O deserto Sul da palestina é um lugar inóspito; infértil, mas quando chove acontece ali um milagre. (Vídeo). Veja o deserto como momento que Deus pode fazer brotar; fazer nascer. Como algo que Deus pode fazer brotar; fazer nascer. Não importa a situação em que você se encontra; importa o que Deus pode fazer.

5 Não atentam para o que Deus está lhes ensinando.
V.4 – A memória do Salmista, longe de descambar para a nostalgia dá um salto para a esperança. Olhar para o passado glorioso da vida e não ver no presente o deserto como um rio em potencial é saudosismo doentio. Não pergunte no deserto: “O que Deus está fazendo como você, e sim “em você”. Não é muito bom ter que ir para o deserto porque lá o nosso caráter é mais importante do que a nossa felicidade. Muitas pessoas transformam seus desertos em momentos de lamentações e murmurações. Não atentam para o que Deus está lhes ensinando.

6 Fé é isso: Encarar o deserto como um rio em potencial
Fé é isso: Encarar o deserto como um rio em potencial. “Fé é a certeza de coisas que se esperam, e convicção de fatos que se não vêem”. É ver além do impossível; enxergar no escuro. O que o deserto gerou em você? Traumas ou esperança? Algumas pessoas aceitam o deserto como lugar de punição. Muitas vezes o deserto é fruto das nossas escolhas. Deus usa até as nossas escolhas para cumprir os seus propósitos. Deus nos criou: Com mente para pensarmos com liberdade. Com coração para amarmos com liberdade. Com vontade para obedecermos livremente.

7 3 – ENCARANDO O TRABALHO ÁRDUO COMO UM PRELÚDIO DO FUTURO.
O caminho da restauração não é automático; não acontece num estalar de dedos. Exige de nós decisões. A vida é uma semeadura. V. 5 - “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão”. Estamos semeando o tempo todo. Semeamos através das nossas palavras; dos nossos gestos; das nossas atitudes. Quando pedimos a Deus um milagre ele nos dá uma semente. Gastamos muito tempo tentando mudar as pessoas ao invés de semear na vida delas.

8 Is. 53: É preciso encarar o trabalho árduo como um prelúdio do futuro. (Clip – A paixão de Cristo). A nossa impaciência nos impede de semear. Vivemos numa sociedade imediatista. As nossas experiências frustradas nos impedem de semear. Antes de lançar a semente é preciso preparar o solo. Depois de haver semeado é preciso tomar cuidado com as ervas daninhas. Depois de tudo pronto é preciso preparar-se para a colheita.

9 CONCLUSÃO. Precisamos aprender a dizer não ao negativismo e sim à alegria. Renunciar á tendência de controlar a tudo e a todos. Dar-se conta de que ninguém é perfeito. Descobrir quando a vida deixou de ser divertida. Viver sem se preocupar com as expectativas dos outros.

10 PALESTRA 3 - A RESTAURAÇÃO DA ALEGRIA.
TEXTO. Filipenses 4:4 INTRODUÇÃO. Como definimos ALEGRIA? Um estágio ou uma condição? O que pode roubar a nossa ALEGRIA? ALEGRIA é sinônimo da felicidade? É possível ser ALEGRE apesar das adversidades?

11 1 - A ALEGRIA É UM IMPERATIVO:
Ser alegre é uma ordem, um mandamento: “Alegrai-vos” (Fp.4:4). O evangelho que você abraçou é “boa nova de grande alegria” (Lc.2:10, 11). O fruto do Espírito é alegria (Gl.5:22). O reino de Deus que está dentro de nós é “alegria no Espírito Santo” (Rm.14:17). Na presença de Deus há plenitude de alegria (Sl.16:11). Devemos trocar o espírito angustiado por vestes de louvor (Is 61:3). Porque a alegria do Senhor é a nossa força (Ne. 8:9).

12 2 – A ALEGRIA É TRANSCIRCUNSTANCIAL:
Ser cristão não é ser poupado dos problemas, mas consolado neles: “Alegrai-vos sempre”. Deus não nos promete caminhada fácil, mas chegada segura. Nossa alegria não pode depender de situações; pessoas ou coisas. É preciso viver as circunstâncias através de Cristo e não Cristo através das circunstâncias.

13 3 – A LEGRIA É CRISTOCENTRICA:
Só conhece essa alegria que tem Jesus: “... no Senhor”. Só a alegria que vem do trono é capaz de suportar as crises e triunfar sobre as pressões da vida. È com essa autoridade que um homem envelhece sem amargurar.

14 Temos que lidar com a falta de estabilidade do mundo em que vivemos.
OS LADRÕES DA ALEGRIA: 1 – AS CIRCUNSTÂNCIAS. Temos que lidar com as situações mais adversas da vida. Temos que lidar com as perdas. Falências, sonhos. Temos que lidar com a mudança de projetos. Temos que lidar com a falta de estabilidade do mundo em que vivemos.

15 2 – AS PESSOAS: As pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstâncias. As pessoas nos decepcionam. Erros X Expectativa de Ac. A dor é maior quando a ferida é feita por uma pessoa íntima (Sl 55:12-14). O perdão deve ser incondicional (Mt.18:23-35). O perdão deve ser completo. (José no Egito). Onde há ira congelada, há porta aberta para o diabo entrar (Ef. 4:26, 27).

16 3 – AS COISAS MATERIAIS – (Fp.3:19).
Vivemos numa sociedade consumista. As pessoas valorizam mais o TER do que o SER. Paulo condena a atitude de fazer da vida uma corrida na busca do TER do possuir. A glória daqueles que se entregam a esta filosofia do prazer imediato e vazia e perecível. O fim daqueles que se entregam ás coisas materiais é a perdição.

17 4 - A ANSIEDADE: Ela nos afasta de Deus e começamos a carregar nossos fardos sozinhos. A ansiedade elimina a perspectiva de futuro.

18 CAUSAS DA ANSIEDADE COM RELAÇÃO AO FUTURO:
A ameaça – Física: Doença; Emocional: Separação. O conflito: O que vou fazer da vida? O medo: Do fracasso; do sucesso. Necessidades insatisfeitas: – De sobrevivência: Continuar existindo. – De segurança: Econômica; emocional. – De significado: Ser alguém; ter valor. – De auto-realização: Alcançar alvos satisfatórios. – De personalidade: Senso de identidade.


Carregar ppt "TEMA: RESGATANDO A ALEGRIA DE VIVER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google