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Administração de Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos
RESUMO DE APOSTILA Administração de Recursos Humanos UNIDADE III

2 Educação a Distância – EaD
Administração de Recursos Humanos Professor: Flávio Brustoloni

3 Adm Recursos Humanos Cronograma: Turma EMD 0119 Data Atividade 23/10
1º Encontro 30/10 ATIVIDADE ACADÊMICA 06/11 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 20/11 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 04/12 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Unidade 3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO

5 Objetivos da Unidade: Entender os aspectos intrínsecos que envolvem a avaliação de pessoas, suas peculiaridades e riscos inerentes ao processo; Compreender os objetivos da avaliação de desempenho; Definir o conceito de avaliação do desempenho e suas potencialidades;. Elaborar e aplicar um modelo de avaliação de desempenho;

6 Avaliação de Desempenho
e suas Premissas Tópico 1 1/26

7 2 Conceitos de Avaliação de Desempenho
Tópico 1 A Avaliação de Desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. Unid. 3 114 2/26

8 3 Objetivos da Avaliação de Desempenho
Tópico 1 É fazer uma análise comparativa entre o que o empregado avaliado está realizando nas suas atividades profissionais (desempenho), com o que o mesmo deveria estar realizando (funções e metas estabelecidas). Unid. 3 114 3/26

9 3 Objetivos da Avaliação de Desempenho
Tópico 1 Outro objetivo da avaliação de desempenho é estabelecer critérios para encarreiramento, aumentos salariais, promoções, transferências, etc. de empregados que obtiveram os resultados esperados. Unid. 3 114 4/26

10 4 Riscos da Avaliação de Desempenho
Tópico 1 O mais comum é o avaliador centrar seu foco unicamente na pessoa do avaliado, na forma como o mesmo pensa, suas crenças e princípios, e não efetivamente no desempenho de suas funções e o alcance dos resultados estabelecidos. Unid. 3 115 5/26

11 4 Riscos da Avaliação de Desempenho
Tópico 1 Unid. 3 As distorções mais comuns do processo de avaliação de desempenho são: * Subjetivismo * Unilateralidade * Tendência central * Efeito Halo 115 6/26

12 4 Riscos da Avaliação de Desempenho
Tópico 1 Unid. 3 * Falta de Memória * Supervalorização da avaliação * Desvalorização da avaliação * Falta de técnica 115 7/26

13 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.1 Autoavaliação de Desempenho Tópico 1 Unid. 3 O próprio colaborador avalia sua eficiência e eficácia diante do que foi estabelecido preliminarmente. 116 8/26

14 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.2 Avaliação pelo Superior Imediato Tópico 1 Unid. 3 O supervisor do avaliado, com a assessoria do setor de Recursos Humanos, estabelece a forma e os resultados a serem alcançados pelo avaliado e faz a avaliação. 116 9/26

15 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.3 Avaliação Superior e Subordinado (por objetivos) Tópico 1 Unid. 3 Tem como diferencial importante o fato de que o desempenho e os resultados a serem alcançados pelo avaliado são discutidos e acompanhados permanentemente por ambos. 117 10/26

16 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.4 Avaliação pela Equipe Tópico 1 Unid. 3 A própria equipe é responsável pela avaliação e pelos objetivos e metas a alcançar. 117 11/26

17 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.5 Avaliação pelo Subordinado Tópico 1 Unid. 3 Esta é uma forma utilizada em organizações altamente democráticas e abertas ao diálogo com os seus colaboradores, que permite que o avaliado ou a equipe da qual faz parte avalie o seu supervisor. 117 12/26

18 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5
5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.6 Avaliação por Comissão Tópico 1 Unid. 3 É uma forma de avaliação coletiva, em que é formada uma comissão com pessoas das diversas áreas das empresas, direta ou indiretamente ligadas ao avaliado, podendo ter membros permanentes (diretores, Gerente de Recursos Humanos) e transitórios (supervisor ou gerente do avaliado). 117 13/26

19 5 Responsabilidade pela Avaliação de Desempenho 5.7 Avaliação 360º
Tópico 1 Unid. 3 Esta é a forma de avaliação de desempenho mais democrática entre todas apresentadas anteriormente, pois envolve todas as pessoas que interferem no desenvolvimento das atividades do avaliado. Normalmente, envolve a avaliação do próprio avaliado, do supervisor do mesmo, dos colegas e pares do mesmo nível hierárquico, dos subordinados, se tiver, dos clientes internos e externos e fornecedores. 118 14/26

20 6 Obrigatoriedade do Feedback
Tópico 1 Unid. 3 Para o bom andamento do processo de avaliação de desempenho, é indispensável o feedback (retorno) ao avaliado. O avaliado precisa saber se está tendo bom desempenho ou não. Uma das características de um bom gestor é ser capaz de fazer uma boa avaliação e de saber aplicar o feedback ao subordinado. 118 15/26

21 Métodos e Modelos de Avaliação de Desempenho
Tópico 2 16/26

22 2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho
Tópico 2 Unid. 3 Os métodos tradicionais mais utilizados para avaliação de desempenho nas empresas são: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo e incidentes críticos. 121 17/26

23 2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2.1 Escalas Gráficas
Tópico 2 Unid. 3 O método das escalas gráficas estabelece fatores previamente definidos e graduados. Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva. Os fatores devem ser dimensionados para retratar uma gama ampla de desempenho: desde o desempenho fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente. Vide exemplo no Quadro 16 (página 122). 122 18/26

24 2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2.2 Escolha Forçada
Tópico 2 Unid. 3 Neste método, o avaliador é forçado a escolher entre um conjunto de frases, uma ou duas frases em cada conjunto, analisando as que mais se aplicam ao desempenho do colaborador avaliado. Vide exemplo do Quadro 17 na página 123. 123 19/26

25 2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2
2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2.3 Pesquisa de Campo Tópico 2 Unid. 3 Utilizam-se entrevistas entre um especialista em avaliação com os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos colaboradores. O especialista entrevista cada gerente e preenche um formulário para cada colaborador avaliado. Vide Quadro 18 na página 124 como exemplo. 123 20/26

26 2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2
2 Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho 2.4 Incidentes Críticos Tópico 2 Unid. 3 É um método simples e se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). Vide exemplo na página 125 (Quadro 19). 123 21/26

27 3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho
Tópico 2 Unid. 3 Num dos métodos modernos e mais utilizado de Avaliação de Desempenho Participativa por Objetivos (APPO), participam ativamente o funcionário e o seu gerente. Segue seis etapas: 125 22/26

28 3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho
Tópico 2 Unid. 3 a) Formulação de Objetivos consensuais; b) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; c) Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; 125 23/26

29 3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho
Tópico 2 Unid. 3 d) Desempenho; e) Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados; f) Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta; 126 24/26

30 3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho 3
3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho 3.1 Considerações Propositivas Tópico 2 Unid. 3 Na moderna concepção, a avaliação de desempenho começa não pela apreciação do passado, mas pela focalização do futuro. 126 25/26

31 3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho 3
3 Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho 3.1 Considerações Propositivas Tópico 2 Unid. 3 A avaliação propriamente dita trata de verificar que objetivos foram alcançados e como o desempenho poderá ser melhorado para elevar cada vez mais as metas e os resultados. 127 26/26

32 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

33 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação FINAL)
Adm de RH PRÓXIMA AULA: 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação FINAL)


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