A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Apresentar o conteúdo que será abordado na palestra.

2 QUALIDADE DE VIDA - QV Resultado de um processo que visa criar condições que permitam aos indivíduos melhorar e controlar a sua saúde, e ao mesmo tempo, agir sobre os fatores que a influenciam no cotidiano promovendo o bem-estar. Explicar o que significa qualidade de vida.

3 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - QVT
Conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico, implantações de melhorias, inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho que influenciam positivamente na vida laboral do trabalhador. (FRANÇA, 1997) Explicar o que significa qualidade de vida no trabalho.

4 O QUE É SAÚDE? É o completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade. (OMS 1983). Definir o que é saúde.

5 O QUE É ATIVIDADE FÍSICA?
Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso Diferenciar atividade física de exercício físico, propor debate.

6 O QUE É EXERCÍCIO FÍSICO?
Sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada e orientada. Diferenciar atividade física de exercício físico, propor debate.

7 EXERCÍCIO FÍSICO OU ATIVIDADE FÍSICA?
Mostrar o vídeo e perguntar aos participantes se eles acham que o que foi apresentado seria exercício físico ou atividade física. Propor questionamento.

8 ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Antes da Revolução industrial - As pessoas eram mais ativas. Após Revolução Industrial – As pessoas se tornaram menos ativas. Falar sobre o sedentarismo relacionado ao estilo de vida.

9 MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA
Falar sobre o que levou as pessoas a mudarem o estilo de vida.

10 AVANÇO TECNOLÓGICO Propiciou o aparecimento de equipamentos que facilitou o trabalho, as tarefas diárias passaram a ser mais fáceis de serem executadas sem gastar muita energia com deslocamento a pé e trabalho braçal. Apresente o conteúdo do curso fazendo um breve comentário sobre cada um dos itens que o compõe e informando que, a cada oficina, esses itens serão aprofundados e relacionados com o dia a dia.

11 AVANÇO TECNOLÓGICO Paralelo a esse conforto as pessoas passaram a ficar mais tempo diariamente deitados ou sentado adotando um estilo de vida menos ativo e consequentemente menos saudável. Apresente o conteúdo do curso fazendo um breve comentário sobre cada um dos itens que o compõe e informando que, a cada oficina, esses itens serão aprofundados e relacionados com o dia a dia.

12 Expor o vídeo e falar que devemos procurar manter os nossos hábitos saudáveis.

13 Teste da Qualidade de Vida - Associação Brasileira de Qualidade de Vida ABQV
1. Procuro realizar alguma atividade física por, pelo menos, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana Escovo os dentes após as refeições e vou ao dentista todos os anos Procuro alongar-me por, pelo menos, 5 minutos por dia Procuro manter o meu peso em níveis adequados Procuro alimentar-me com, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais (uma unidade ou meia xícara) , todos os dias Evito comer alimentos ricos em gorduras, como frituras, carnes gordas, leite integral Evito fumar Procuro dormir de 6 a 8 horas por dia Procuro ir ao médico anualmente, para os exames de rotina Protejo minha pele da exposição excessiva aos raios solares Apresentar o teste, realizando as 20 (vinte) perguntas, pedindo para que os participantes respondam sim ou não. Pode utilizar folha de papel ou memorizar quantas vezes ele respondeu sim ou não. Objetivo ver como anda a qualidade de vida do funcionário da empresa. Se a resposta for de 1 a 10 sim, a pessoa precisa melhorar. Se for de 10 á 15 sim, ta indo bem mas ainda precisa melhorar. De 15 a 20 esta muito bem em relação a sua preocupação com a qualidade de vida.

14 Teste da Qualidade de Vida - Associação Brasileira de Qualidade de Vida ABQV
11. Praticar um gesto de gentileza, pelo menos, uma vez por mês Procuro resolver os conflitos com as outras pessoas de maneira positiva e respeitosa Procuro estabelecer metas realistas para minha vida Procuro manter-me informado sobre o que se passa no mundo social, político e atualidades Procuro aprender coisas novas em livros, revistas, jornais e internet Procuro manter e melhorar as relações com a família e os amigos Procuro sempre aproveitar as oportunidades para aprender e ganhar experiência A minha vida tem sentido Procuro me interessar em conhecer o ponto de vista das outras pessoas e gosto de compartilhar conhecimentos Participo de atividades na minha comunidade. Apresentar o teste, realizando as 20 (vinte) perguntas, pedindo para que os participantes respondam sim ou não. Pode utilizar folha de papel ou memorizar quantas vezes ele respondeu sim ou não. Objetivo ver como anda a qualidade de vida do funcionário da empresa. Se a resposta for de 1 a 10 sim, a pessoa precisa melhorar. Se for de 10 á 15 sim, ta indo bem mas ainda precisa melhorar. De 15 a 20 esta muito bem em relação a sua preocupação com a qualidade de vida.

15 ATENÇÃO Nossos problemas mais sérios de saúde estão ligados com o estilo de vida (comportamento). O principal responsável pelo bem-estar individual e pelo nível de qualidade de vida de uma comunidade. Frase para reflexão.


Carregar ppt "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google